domingo, 8 de dezembro de 2013

Free Running do Marão

Aventureiros de sábado de manhã!

Há quem trabalhe ao sábado de manhã. Há pessoas que têm responsabilidades familiares. Outros ainda apreciam o conforto da cama e ficam a "preguiçar"... e há aqueles que desafiam uma manhã fria e vão... correr! 
Ontem fiz parte deste último grupo, na companhia de mais umas boas dezenas de amantes da Natureza, na emblemática freguesia de Aboadela. Finalidade: participar no Free Running do Marão. Para quem desconhece este consiste num treino de convívio e lazer para os praticantes desta modalidade, sem caráter competitivo.
Ainda não eram 9h da manhã e já estava no local da concentração, com o Manuel Fernandes (ambos a representar o A. D. Amarante Trail Running) e o padrinho deste evento, Carlos Natividade.
Carlos Natividade, Manuel Fernandes, eu e Orlando Correia
Muito frio mas muito calor humano pronto para percorrer os trilhos definidos pela organização (Trail de Portugal).
Olhei à minha volta e comecei a ver que eram todos, ou quase, bons atletas. Senti-me, momentaneamente, intimidada. Mas isto depressa passou quando, aos poucos, se organizou um pequeno grupo de corrida, com a chegada do Orlando Correia. 
Após um pequeno discurso sobre o percurso, o local, o motivo desta iniciativa, por parte do organizador deste evento, Bruno Silva, deu-se inicio ao treino.
Informações gerais

O percurso inicial era suave, próprio para o aquecimento. Eu, o Orlando, o Manuel e o Rui R. (atleta que alinhou no pequeno grupo) seguimos juntos. A partir do 2º quilómetro as subidas em terreno incerto obrigaram-nos a reduzir o ritmo e aumentar a conversa. À medida que subíamos a paisagem tornava-se um alvo a apreciar.
Mais um pequeno esforço... ufaa!
O "soalho" foi muito diversificado: Caminhos estreitos e escorregadios pela ação da geada formada. Encostas acentuadas, repletas de paus soltos e folhas secas. Ficamos contentes quando encontramos um caminho com o piso mais linear... mas por pouco tempo. As ladeiras batiam-nos de frente e o remédio era mesmo caminhar.
Ao sexto quilómetro houve um agrupamento dos participantes, para que ninguém ficasse para trás ou se perdesse.
A partir  daqui já era a descer até ao Poço do Moinho. Para o atravessar tínhamos umas magnificas pedras desgastadas pela ação da água, escorregadias e pouco seguras. Um convite a colocar o "pé na poça" à menor falha. 
Se escorrega... "pé na poça".
Seguimos por caminhos estreitos, empedrados e moldados com dejetos bovinos. Aqui o desafio era ziguezaguear para não os pisar. 
Mais uma curta subida até ao ponto de abastecimento. Uma mesa improvisada estava recheada de laranjas, bananas, pão, bebidas isotónicas e água, aguardava a nossa chegada. Pausa para ingerir algo pois o corpo já pedia. 
Pausa para abastecer!
Minutos depois já estávamos a galgar uma fraga com piso leviano. O cume deste caminho era uma magnifica vista sobre as várias regiões circundantes.  Estávamos num dos topos do percurso. Paragem obrigatória para fotos. 
Num dos topos!
O desafio que se aproximava rejubilava os olhos dos mais experientes mas intimidava os menos calejados... como eu. O quadro era uma encosta bastante íngreme, atestada de pedras soltas e inconstantes. Quase subíamos de nariz no chão tal era a inclinação. Mesmo a caminhar devagar as rotações cardíacas estavam no máximo.
A temível subida
Mas a sensação de chegar ao ponto mais alto do percurso fez esquecer o extremo esforço a que fomos sujeitos. A sensação de estar "on top of the world" foi única. 
Com 13 quilómetros feitos, faltavam apenas 4 para terminar. Como seria de esperar, a última parte foi sempre a descer. Uma descida perigosa, com muitas pedras, extremamente irregular e assustadora. Foi necessária muita concentração para saber onde colocar os pés. À menor distração, uma entorce ou uma queda eram certas. 
A perigosa descida!
Quando a descida ficou mais suave, o Orlando juntou-se a mim e ao Rui e mantive-mo-nos juntos até ao final. 
Foram 17 quilómetros de puro prazer de correr/caminhar pela Natureza, num ambiente descontraído onde o convívio, a animação e a amizade imperou. Um treino onde tivemos oportunidade de testar as nossas capacidades físicas, num meio mais agreste mas muito natural, sem necessidade de ir ao limite. 
Pessoalmente, adorei participar neste evento por toda a envolvência e descontração aliada ao desporto em montanha. 

P.S. Este Free Running do Marão foi associado a uma corrente de solidariedade para ajudar a pequena Renata Tavares Oliveira. Mais um bom motivo para participar!

Agradecimentos:
  • Agradeço ao Bruno Silva, pela excelente organização deste Free Running, onde não faltou nada. Bem orientado, com uma grande variedade de trilhos e um nível de dificuldade moderado. Agradeço também a oportunidade inusitada que me deu em conhecer Carlos Natividade, atleta de referência.
  • Manuel Fernandes, obrigada por me fazeres companhia quer na representação do grupo A. D. Amarante Trail Running, como também ao longo da maior parte do percurso. 
  • Obrigada ao Orlando Correia pela companhia, pelo incentivo e pela amizade partilhadas neste treino... durinho. 
  • Ao Rui Ribeiro, obrigada por teres alinhado comigo nesta aventura, do inicio até ao fim. 
  • Um obrigada especial a Viver Canadelo por todo o apoio prestado e pelo magnifico registo fotográfico feito. 
A todos os participantes, parabéns por terem manchado de cor, alegria e energia uma parte da imponente serra do Marão. 














6 comentários:

  1. Estão de parabéns. Pelo empenho, pela coragem e pelo gosto.
    Dá para perceber que o terreno era difícil mas... quando se tem gosto, nada intimida ..nem mesmo aquela subida com pedras soltas..
    Elizabete, parabéns pelo excelente documentário e pela partilha.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Elisabete.
    Será possível usar as fotos fazendo menção do autor/a?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Nuno. Desde já agradeço a visita ao meu blog. Sim, é possível usar as fotos mencionando quem as tirou. Afinal, elas são de todos os que participaram no evento. :)

      Eliminar
  3. Belíssimo comentario, parabéns pelo mesmo e pela coragem que teve em enfrentar o desafio. :D

    ResponderEliminar