quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Viana - a prova em treino de divulgação!

O domingo passado foi dia de ir a Viana. Estive até à última a decidir se iria ou não. Depois a dúvida era se corria ou não. Acabei por ir e correr. Mas vamos à história.
Olha o Gil Eanes ali atrás! :)

Desde a magnífica Meia Maratona do Gerês que a vontade de correr caiu a pique. Não tinha ânimo nem regalo em criar novos objetivos. Aos fins de semana, ao invés de fazer um treino mais longo, aproveitava o tempo para estar com meu filho. Durante a semana ia fazendo meia dúzia de kms só para dizer que as pernas estavam a mexer. Correr pelo Gerês é muito bonito, mas fazê-lo sozinha tem muito que se lhe diga.  
Inscrevi-me na Meia de Viana no final de dezembro, a ver se a vontade em treinar renascia. Hummm, não foi a formula milagrosa para regressar com ânimo expectável!
Na última semana antes da prova lá me apliquei a fazer 2 treinos de 10 km para minorar o sofrimento. Com motivação dada por amigos, convenci-me que a podia fazer... não olhando para o relógio. O facto de ter de divulgar a Meia de Amarante foi mais um motivo para estar presente e correr. 
Vamos mexer as pernas até Amarante!
O dia estava gelado e a chuva ameaçava cair. O meu filho acompanhou-me nesta aventura e ficou a ajudar os colegas do grupo a entregar os flyers da nossa prova. 
Decidi correr com a máquina fotográfica e fazer alguns registos ao longo do percurso. Iria ter tempo para o fazer! 
Com um frio do catano, aglomeramo-nos antes do pórtico da partida. A proximidade dos atletas apaziguou o estado gélido em que me encontrava. Conversa ali, cumprimento acolá... e deu-se a partida. O Ângelo Vidal decidiu acompanhar-me, mais uma vez, abdicando de fazer um bom resultado, para fazer uma prova na versão de treino dialogal.
Vais à Meia de Amarante? Lá te aguardo! :)
Arrancamos lentamente e, à medida que conquistávamos kms, foram vários os atletas que metiam conversa sobre a Meia de Amarante devido à alusão feita na minha tshirt. Prontamente dei-lhes as respostas que pretendiam e corria-se em amena cavaqueira. Corria, conversava e ia fotografando quando possível. Embora tivesse levado relógio, não olhei para ele muitas vezes.
Preocupou-me sim, a partir do 10º km o calcanhar esquerdo e a bolha que se estava a formar no pé direito. Abrandei e não pensei muito nisso. Mais uma conversinha ali, apanhar umas tangerinas acolá, pedir palmas mais adiante e foi assim que cheguei aos fantásticos, mas sofríveis, 2 últimos kms.
Na reta final foram vários os incentivos que recebi, incluindo do meu filho que estava ali, debaixo de chuva, à espera da mãe. Um doce!
Escusada!
Merecida!
Na chegada à meta olhei o relógio do pórtico e vi 2h 10m. :)
Se, para muitos poderá ser um tempo vergonhoso, para mim é um tempo glorioso. Correr não é só operações matemáticas entre minutos gastos e kms percorridos. Correr está no ir. Podia ficar na caminha mas perdia uma oportunidade de conviver, conversar, (coisa que não gosto nada de fazer ah ah ah ah) partilhar, cumprimentar amigos de quem já tinha imensas saudades, divulgar a nossa cidade e o nosso evento, apanhar um frio do "caraças", tomar banho quase 2h depois e não ficar resfriada. E claro, ganhar 2 medalhas: a oficial e uma enorme bolha rebentada no pé. :)
Por isto e por muito mais estou de parabéns. E também sou uma campeã, tal como todos os que cortaram a meta. Porque os campeões são todos os que vão e fazem!
Só tive pena de ter ido a Viana e não comer uma bola de berlim do Natário. Quando pensei lá ir o meu filho alertou que estavam esgotadas.
Bolas de berlim à parte, acabou por ser uma manhã recheada de boas sensações.
A todos os meus amigos, conhecidos, conhecidamente desconhecidos, muitos parabéns pela prova conseguida e finalizada!

No final disto sinto que me está a despertar novamente o prazer de correr. Tenho de me encontrar e encontrar uma prescrição que me auxilie nesta tarefa.
Enquanto a procuro, continuo na preparação e organização da Meia de Amarante, já a 14 de fevereiro. Espero lá por vós! ;)