domingo, 30 de outubro de 2016

8ª semana: Entre a vontade... e a constipação!

Miradouro da Fraga Negra 

Esta semana previa-se mais intensa a nível de treino e de quilómetros, embora não incluísse o "longão". Se assim se previa assim se cumpria, mesmo com algumas condicionantes pelo caminho... mas vamos lá ver como correu!
Segunda feira: aquecimento de 20 minutos na bicicleta estática e circuito de força ou reforço muscular. Qualquer das duas serve para justificar as figuras encantadoras que faço aqui por casa. 
Terça feira vieram as rampinhas. 20 minutos de aq. e depois siga para 15x150m de rampas. A melhor parte deste momento de esforço foi a chuva que caiu para refrescar os poros.
Quarta feira aproveitei para ver a minha série que estava em atraso, fazer o jantar a horas decentes e aproveitar a quietude do lar. Resumindo: não calcei as sapatilhas.
Quinta feira tinha 1h 20m para rolar. Esperei por uma hora mais tardia devido ao calor anormal que se fazia sentir. Comecei por volta das 18h e mesmo assim não estava fácil. Terminei, já era noite, e a temperatura tinha descido bastante. Como estava afogueada do esforço decidi fazer os alongamentos ainda ao ar livre. Os vizinhos estavam a chegar do trabalho e  encetaram  conversa. Eu nos alongamentos, e mais uma opinião ali, uma sugestão acolá, e mais um que chega e se junta à conferência... quando reparei já tinham passado uns bons minutos exposta à aragem da noite. Subi a correr para o banho e evitar um mal menor... mas já não fui a tempo. Quando terminei o banho já espirrava como uma Madalena. 
Sexta feira acordei com a sensação que tinha sido atropelada por um carrinho de rolamentos ( achei que se dissesse por um automóvel ou afins seria exagero :D). Corpo molengo, cabeça pesada (mas consciência tranquila) e dores de garganta. Não augurava grande dia... Quando terminei as aulas mal conseguia conduzir. Cheguei a casa e deitei-me. "Como vou treinar assim? Mas eu tenho de ir... Talvez um treino curto ajude a passar a mazela". 1h depois já estava equipada e pronta para fazer um treininho curto. No fundo para cumprir o calendário. Custou no 1º km mas depois tudo desapareceu. Optei por testar uma subida vertiginosa e depois fazer 2 km mais rápido. E não é que fiz a subida (inclinação com cerca de 20%) sem problemas?! Apenas um ligeiro abrandamento e... feita. O restante treino foi do melhor.
Sábado garganta a "arranhar", dores de corpo e cabeça. O meu treino foi de 400m (ida à farmácia e voltar). O sofá aturou-me toda a tarde mais a medicação prescrita. Tinha de ficar boa pois queria fazer o treino de domingo. Mimando-me e cuidando de "moi meme" o certo é que a coisa melhorou.
Domingo a cabeça não doia, a molenguice do corpo tinha desaparecido. Só tinha mesmo o pingo no nariz, uns espirros que mais pareciam terramotos e uma voz fanhosa. Mas isso não era impeditivo. Lá fui eu fazer o mesmo percurso do último domingo com uma elevação total de 750m. Desta vez foi feita quase sempre a correr. em 6 km, caminhámos cerca de 400m. (o mesmo colega voltou a entrar na maluqueira). Treinar a passada a usar nas subidas do percurso do Gerês. Cheguei à conclusão que, o mais custoso, serão as descidas. 
Assim, posso colmatar dizendo que, mais uma semana terminou e o plano fez-se com a maior naturalidade possível, com 52 km cravados nas pernas. Podem nem ser muitos kms, mas estou a falar de muitas subidinhas fabulosas pelo meio. Muito contente com o resultado!

Bons treinos e uma ótima semana para todos!




domingo, 23 de outubro de 2016

7ª semana: O peculiar gosto guardado nos cordões das sapatilhas!

Serra Amarela beijada pela Albufeira de Vilarinho das Furnas
E já se passaram 7 semanas desde que dei início a este plano de treino. Metade do plano está trabalhado e sem incidentes. Habituei-me ao esquema e... não falho! 
Segunda feira cumpri mais um dia de reforço muscular. No final fui mimar-me. Quase 2 horas de tratamento de choque às costas (estavam uma lástima) e às minhas ricas pernas que, apesar de estarem a portar-se lindamente (espero que não se estraguem com o elogio :) ) também precisavam de uma boa massagem.
Terça feira iniciei o segmento de rampas. Bem, rampas são sempre rampas.10 x 100m não foi mau principalmente com chuvinha a acompanhar. Curto mas vigoroso.
Quarta feira dediquei o tempo  livre a fazer novas "obras no telhado" e a aproveitar meu filho. Tadinho, todos os dias vê a mãe a sair de casa desenfreada para treinar. Também me merece!
Quinta feira rolei durante 1h 10m. Um treino fabuloso onde senti o resultado dos mimos. As pernas seguiam sem queixumes ou refilos. 
Sexta feira foi dia de reunião e video conferência no Agrupamento. Para poupar tempo já fui semi equipada. Assim que terminou voei para 45`de treino intervalado, 
Sábado reservei-o para o descanso, passeando por aí. :)
Domingo preparei-me para o longo. Desta vez foi um longo diferente. Escolhi um percurso idêntico ao que há na prova. Desta vez não fui só. Um amigo alinhou e acompanhou-me nesta magnífica maluqueira.
Para quem conhece (quem for de Amarante sabe) arrancámos do campo de futebol de Jazente e tentamos correr o máximo do percurso possível até Carvalho de Rei. O ganho de elevação rondou os 600m em 5 kms. O tempo estava de feição e, para a primeira vez que se fez, não correu nada mal. Houve partes que tivemos mesmo de caminhar, mas o resultado final foi muito bom. Como nos sentíamos bem, corremos até a freguesia seguinte (Guarda). Totalizamos 1h 50m de treino.  Basicamente é isto que me espera no Gerês. ;)
Esta semana a soma de todos os passos rondou um pouco além das 4 dezenas. Quando mete subidas a conversa difere um pouco no número de quilómetros mas que é empolgante, disso não há dúvida!
Boa semana para todos! ;)



domingo, 16 de outubro de 2016

6ª semana - Correr pelo outono!

Eu a olhar para a última etapa da prova: descer as voltinhas de S. Bento...até suspiro!
As temperaturas desceram um pouco e a chuva regressou à terra. Nesta semana o cheiro a outono intensificou-se. Para treinar não há melhor. 
Assim, na segunda feira, vi a chuva pela janela. O treino foi dentro de casa com 5 km de aquecimento na bike, seguindo-se trabalho de reforço muscular. Este trabalho feito em casa tem as suas vantagens: dá para controlar a panela no fogão. :)
Na terça feira a chuvinha chegou mesmo na hora do treino. Magnífico! Com a empolgação até fiz mais do que o previsto (20x100m ao invés de 17x 100m). Foi um treino curto (7 km) mas potente!
Quarta... ai minha rica quarta feira! Vejo-a quase como um feriado. Descanso das perninhas porque elas também precisam.
Quinta feira foi dia de rolar 1h. Com uma chuvinha que ia e vinha, com as pernas a responderem sem refilar e ainda uma ajudinha a um pobre homem que tinha a carrinha empacada num caminho, lá somei 11kms. 
Sexta feira tinha 6 x 400m para fazer. Mas algo não estava pelos ajustes e optei por 8 x 300m. Com esta reformulação as pernas ficaram mais agradadas... e eu também. :) (7 km)
Sábado é o tal dia muito idêntico à quarta, à exceção de que ainda adiciono umas boas centenas de metros a rodopiar pela casa passeando pelas tarefas domésticas.
O domingo foi reservado para o longuito. Saí de casa e mergulhei, novamente, na ecopista. Humm, muito agradável aquele cheiro a terra molhada, as folhas humedecidas da chuva da noite, o orvalho deixado pelo nevoeiro, uma brisa fresca e suave contribuiram para que os 20 kms feitos não fossem tão extenuantes e mais aprazíveis. Correr pelo outono é outra coisa! :)
Feitas as contas, a soma de todos os passos galgados aproximaram-se da meia centena de kms. 
A próxima semana avizinha-se mais intensa. Mas antes disso vou ter de ir dar uns miminhos às pernas pois já começam a acusar alguma fadiga.
Por agora é tudo!
Bons treinos e boa semana para todos! 

domingo, 9 de outubro de 2016

5ª semana: As pernas largaram a parvoíce! ;)

Quando o Rio Gerês entra nas águas da Barragem da Caniçada


Quando nos dá na cabeça de fazer o registo semanal dos treinos, também têm a impressão que a semana passa mais rápido do que o normal? Ou é apenas paranóia minha?!?

Entrei numa nova fase de treinos. Aquela fase em que começa o trabalho a sério... 
Sem mais demoras passo à descrição do trabalho de casa.
Na segunda feira é o dia de treino "indoor". 15`de aquecimento, (normalmente faço na bicicleta estática) e 45`de reforço muscular. A exemplo das outras semanas não vou descrever pormenorizamente esta parte pois, quem me lê, já conhece os exercícios que são efetuados.
Na terça  aquecimento de 15`+ 15x100m + 5` de rec. Um treino para esticar as pernas.
Quarta feira é o dia que se apresenta isento de treinos, segundo o plano, por isso, descanço. 
Na quinta feira tinha 1h a rolar. Aproveitei para fazer essa hora entre subidas e descidas. Este foi o dia em que me senti mesmo bem. As pernas estavam soltas e não se queixavam do esforço.
Sexta feira foi 15` de aquecimento + 4x400m + 5`de rec. Estas séries custaram um pouco, mesmo com 2`de rec. Nunca pensei que 400m fossem tão longos.
Sábado aproveitei a folga do plano e visitei o Gerês. Boas sensações, energias positivas e reencontrar pessoas amigas que lá deixei. Um dia fantástico com vontade de regressar. 
Domingo dia de treino longo. 1h40m para correr. Saí de casa e enfiei-me na eco pista. Mais uma vez as pernas portaram-se muito bem. Deixaram-se de "parvalheiras" e correram como gente grande. 18 km foi o resultado. 
Feito o somatório da semana o remate foi de 44 kms. Parece pouco, mas isto ainda só vai na 5ª semana de 13. Há ainda muito para somar.
A avaliação que faço desta semana é muito positiva. Além de cumprir, na integra, o que estava previsto no plano, também começo a sentir as pernas a responderem corretamente ao que lhes exijo. 
Siga para a 6ª etapa! ;)













domingo, 2 de outubro de 2016

4ª semana resolvida!

Rio Gerês

E terminou hoje os mimos de adaptação. Sim, porque o que fiz durante estas 4 semanas não foram mais do que uns meros "passeios" quilometrados e aquecimento muscular. 
Na segunda feira seria dia de reforço muscular, mas como não andava muito bem ( ansiedade e nervosismo) não consegui arranjar forças para cumprir o previsto. Na terça feira fiz o treino com variação de ritmo e na quarta fiz o reforço muscular que não tinha feito na segunda. Linda menina!
Na quinta feira regressei aos treinos com o grupo da ADA. 1h a rolar e um calor do caraças. 
Sexta e sábado descanso porque isto não é só colocar as sapatilhas a trabalhar.
Hoje, domingo, 1h 20m a rolar... mas foi estranho o treino. Primeiro acordei na mó de baixo. Após o aquecimento, as pernas literalmente puxavam-me para trás. Não queriam correr. Não as sentia cansadas nem com dores musculares, mas estavam parvas. Hoje foi a cabeça que correu. 
A partir da próxima semana, o teatro vai ser outro... haja pernas porque a cabeça e o coração só pensam no objetivo. 
Até breve!