sábado, 26 de julho de 2014

Na mira da Maratona - Meta 4

 
Meta quatro finalizada!! (Amanhã, domingo, será dia de convívio e atividades lúdicas.)
Confesso que o facto de fazer aqui o registo semanal dos treinos, dá-me um incentivo extra para me "obrigar" a cumprir o plano, mesmo naqueles dias em que a vontade deixa a desejar. Segue-se, então, o meu trabalho de casa:

PREVISTO                                                                     REALIZADO
Segunda - Descanso                                                      Segunda - Reforço musc.
Terça -  8 km suave                                                       Terça- 8 km suave
Quarta- Reforço muscular /flex.                                     Quarta - 7km bicl./  Reforço muscular /flex           
Quinta- 8 km (2x 1000m a 5`10``)                                Quinta - 11 km (2x 1000 a 5`00``)
Sexta - Reforço muscular                                               Sexta- Alongamentos
Sábado - Flexibilidade                                                    Sábado- 20 km confortável
Domingo - 19 km                                                          Domingo-  descanso (atividades lúdicas)

Na relação previsto/realizado, houveram algumas alterações. Já devem ter reparado nas "metas" anteriores que marco a azul o que foi alterado do plano inicial.
Assim, na segunda fiz treino de reforço muscular em casa, dado que já tinha feito o descanso no domingo. 
No dia seguinte, a vontade de correr estava abaixo de zero, mas estavam previstos 8 km suaves.  Após começar a vontade passou para o nível 1. Embora numa instância negativa, o treino foi efetuado. 
Na quarta senti vontade de dar ao pedal. Foram 7 km pedalados e mais 30` de treino de força.
Na quinta sentia-me bem e o tempo foi um grande aliado. Tempo nublado e fresco! Aproveitei e fiz mais dois km do que o previsto. A série estipulada também foi feita abaixo da média prognosticada. 
A sexta foi apenas para alongar. Ter o canal "MyZen.TV" auxiliou-me nesta tarefa. Senti-me ligeiramente Zen. :)
Hoje, sábado, realizei o treino longo previsto para domingo, uma vez que nesse dia já tinha agendado um piquenique/convívio com o meu grupo de treino.
Estavam previstos 19 km mas as pernas optaram por fazer os 20 km certos. Sempre é mais um!! O calor não abonou a favor e obrigou a diminuir o ritmo.  Antes diminuir do que desistir por isso, com algum esforço, o treino foi feito!! 
Em suma, estou satisfeita!!

Antes da Meta 5 ainda virá a resenha do dia de amanhã!! 
Boas leituras, bons treinos, boas férias, boas corridas e enormes suadelas! ;)

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Na mira da Maratona - Meta 3

 Mais uma semana terminada. Entre inúmeras tarefas, atividades e outras mais "ocupações" tipicas ou atípicas do dia a dia de cada mortal, está incluída a 3ª fase do plano de treino, rumo à maratona.
PREVISTO                                                               REALIZADO
Segunda - descanso                                                  Segunda- descanso
Terça  - 6 km suave                                                  Terça - 9,5 km bicicleta (outros ex.)
Quarta - reforço muscular/along.                               Quarta - reforço muscular/along.
Quinta - 8 km ( inc. fartlek)                                       Quinta - 10 km ( inc. fartlek)
Sexta- reforço muscular/along.                                  Sexta - reforço muscular/along.
Sábado - flexibilidade                                                Sábado- 17 km confortável
Domingo - 16 km                                                     Domingo - descanso                                    

A semana não começou como eu previ, em termos de treino. A tensão no gémeo persistia na segunda-feira, embora com menos dores. Fiz alongamentos e gelo e o meu amigo começou a dar tréguas. Na terça fiz uma sessão de fisio para o mimar. Decidi não fazer os 6 km previstos em estrada. Optei por fazer bicicleta em casa de modo a não forçar o recente recuperado.
Na quarta foi dia de reforço muscular. Honestamente, é a parte que menos gosto, mas sei que são fundamentais. 
Na quinta fiz mais 2 km do que o previsto. Foi um treino em que apliquei, pela primeira vez, a técnica (pelo que li) do fartlek para iniciados: (50 passos rápido/100 passos a trote =  x3) Realizei este processo num circuito inclinado (subida). Gostei da sensação final: cansadita mas muito bem!!
Sexta feira foi dia de mais uns exercícios caseiros. No sábado decidi fazer o treino longo, dado que no domingo, por razões pessoais, não iria conseguir efetuá-lo. Foram 17 km a um ritmo confortável num circuito um pouco "manhoso". Adjetivei assim o itinerário devido a este ter sido decidido à medida que corria... sozinha! Fazer treinos longos sem companhia torna-se aborrecido e uma aventura para evitar locais isolados. Contudo, é também um excelente teste à nossa persistência. :)
Apesar de não ter cumprido, na integra, o previsto, o compensado foi bastante positivo.

Até à meta... 4! ;)

domingo, 13 de julho de 2014

Na mira da Maratona - Meta 2

 A segunda semana do plano findou e segue-se  uma breve resenha de como decorreu. É importante reforçar que este plano baseei-o em sugestões de treinos, na net, para quem pretende, apenas, terminar a maratona, de preferência, sem grandes danos... que é o meu caso! ;)

PREVISTO                                                           REALIZADO
Segunda- descanso                                               Segunda- descanso
Terça- 8 km /5`45``                                               Terça- 8 km /5`45``
Quarta- Reforço muscular/flex.                             Quarta- Reforço muscular/flex.
Quinta- 8 km (2x1000 a 5`12``)                            Quinta- 10 km (3x1000 a 5`11``)
Sexta- Reforço muscular/flex.                                Sexta- Reforço muscular/flex.
Sábado- Flexibilidade                                             Sábado- Flexibilidade
Domingo- 14 km confortável                                 Domingo- 14 km confortável

Como verificado, apenas na quinta feira alterei o programando. Fiz mais 2 km do que o previsto e 3 deles a um bom ritmo. Na sexta  feira, ao realizar  um exercício (burpees), senti um pequeno estiramento no gémeo, mas como não senti mais, mesmo com os alongamentos, não me preocupei. No sábado despertei com uma tensão no gémeo. Dirigi-me à minha fisioterapeuta e verificou-se uma contratura e muita tensão, provocada pelo esforço. Massagem e calor atenuaram a situação. À noite voltei a fazer calor e massagem, mas sentia dores à palpação. Estava convencida que não iria conseguir fazer o treino de 14 km no dia seguinte.
Hoje, domingo, acordei com algum incomodo no gémeo e pensei: "Hoje nem 1 km conseguirei fazer!". Mesmo assim juntei-me ao pequeno grupo e, após o aquecimento, avisei que teria de ir devagar para evitar forçar ou fazer algum movimento mais brusco. Caso sentisse uma dor mais forte seria para parar.
O treino decorreu muito bem, face ao esperado. Consegui gerir a passada de modo a não exigir muito dos gémeos e tentar não forçar mais um lado em detrimento do outro como forma de proteção. Foi um treino de imenso controlo, atenção e... lento, daqueles que dá para falar o percurso todo. Foi a melhor estratégia para conseguir cumprir o plano sem problemas e sem dores. Obviamente, não faria este treino se as dores fossem persistentes. Agora vou dar um descanso à perna, mesmo que isso signifique não correr uma semana. Não posso arriscar uma lesão agora... nem nunca. :)

Até à Meta 3! 


segunda-feira, 7 de julho de 2014

Na Mira da Maratona - 2ª Parte - Meta 1

Tal como tinha dito na primeira parte desta temática, vou descrever, de forma sucinta, as minhas 16 semanas do plano de treino que elaborei para tentar cortar a meta na Maratona.

 1ª semana:

Segunda- Descanso
Terça-feira - 8 km 6m/km
Quarta-feira - Reforço muscular/flexibilidade
Quinta-feira - 7 km 5.50m/km
Sexta - feira - Flexibilidade
Sábado- Reforço muscular/flexibilidade
Domingo - 13 km confortável

Neste primeiro rescaldo surgiram alguns fatores que determinaram o incumprimento total do plano determinado. Nada grave... nem preguiça de treinar. Alguma precaução, apenas. Passo a explicar!
Na segunda cumpri o descanso indicado. 
Na terça realizei o primeiro treino oficial do plano. Fazer 8 km com média de 6`/km. O resultado foi 8 km a 5.30/km de média. Muito bom!!
Na quarta feira o reforço muscular foi realizado em casa com um aquecimento na bicicleta (15`) e depois segui um conjunto de exercícios que envolviam agachamentos, lombares, abdominais e braços. Alongamentos no final. Positivo!!
A quinta feira foi apenas para rolar num itinerário de 7 km. Na hora dos alongamentos a minha anca deu alerta. Não gostei e fiquei preocupada.
Na sexta estava previsto apenas exercícios de flexibilidade mas como decidi limpar azulejos, armários e janelas... o plano do dia foi-se mas ficou uma canseira fenomenal acompanhada com mais um sinal da anca. Não pensei duas vezes e decidi marcar consulta num especialista (osteopata) para verificar o que se passava. Marcada para segunda feira, decidi não me massacrar no treino longo do domingo sem antes saber o porquê daquela mazela. Apenas cumpri o determinado no sábado. 
Véspera de domingo. Realizei o reforço muscular com 20` de bicicleta e obedeci à sugestão de exercícios, gentilmente, cedida e publicada pelo Filipe Torres no seu blog (Quarenta e Dois).
No domingo, além da decisão de não correr os 13 km previstos, o estado em que me deixaram os exercícios referidos não permitiram grande margem para outra opção. Muito potentes! 
Optei por desfrutar apenas de uma magnífica caminhada de 6 km na margem do Rio Tâmega. Relaxante!!

OBS.: Esperei para ir à consulta para terminar este texto. Após uma análise detalhada, tinha a zona do Psoas-Ilíaco bloqueada. A dor provinha do esforço adicional que exercia naquela zona devido a esse bloqueio. Termos mais técnicos foram utilizados para justificar este empeno, mas o principal é que não era impeditivo de eu prosseguir com a minha odisseia. Efetuado um tratamento especifico e localizado... desbloqueei!
Satisfeita com o resultado e mais ainda por não ser nada grave, rumo agora à segunda etapa.

Até para a semana!!





domingo, 29 de junho de 2014

1ª D`Ouro Run Gondomar


As histórias que o Rio Douro poderia contar, das inúmeras aventuras que em suas margens se vive.  Hoje decidiu contar a que se segue.

" O domingo, para mim, é sempre um dia muito atarefado, principalmente, pela manhã. Os amantes do desporto apreciam as minhas margens para praticar as modalidades que mais apreciam; ora ciclismo, ora corrida ou, simplesmente caminhar. Como é óbvio há também os que se deleitam em navegar nas minhas águas em canoas, em barcos de recreio ou outras embarcações da sua preferência. 
Hoje, 29 de junho, despertei com uma azáfama atípica, na minha margem pertencente a Gondomar, mais precisamente em S. Cosme. Aproximei-me um pouco mais e pude verificar que estavam a edificar pórticos para aquilo que parecia ser uma corrida de estrada. Conclui isso pelo que lia por todo lado em letras garrafais e douradas: D`OURO RUN. Fiquei enternecido por darem o meu nome a este evento. Sei que me apreciam, mas hoje tive mais um motivo de orgulho. Parei para me regalar e apreciar a chegada dos atletas. 
No intuito de me inteirar mais do acontecimento, travei conversa com uma rapariga simpática, oriunda da cidade de Amarante. Apresentou-se como Elisabete Ribeiro. Notei que estava muito entusiasmada para participar nesta prova e também curiosa quanto ao percurso. Aleguei que iria gostar uma vez que o itinerário escolhido era muito acessível e praticamente plano. Contou-me que veio acompanhada com mais dois colegas e amigos: Davide Pinheiro e Miguel Queirós. Também encontrou outros amigos de Amarante, Joaquim Costa, Natércia Teixeira e o Ismael Queirós.
Entretanto pediu licença e foi cumprimentar uns colegas. Observei melhor e verifiquei que pertenciam ao grupo LOUSADA RUNNERS. 
Lousada Runners... e eu ali de verde! :)
Perdi-a um pouco de vista pois tinha ido colocar o dorsal. Enquanto isso o ambiente nesta margem era, sem dúvida, de festa. Conversas animadas, equipamentos coloridos, reencontros de conhecidos... Observei alguns atletas a correr. Deu-me a impressão que estavam a fazer o aquecimento. 
Pouco tempo depois todos os atletas colocaram-se atrás do pórtico de partida e escutei um tiro. Os meus visitantes largaram numa corrida colorida e animada pela minha margem. Decidi acompanhar a Elisabete.
Senti que estava animada e corria sem grande esforço. A certa altura aproximou-se de um senhor. Eu reconheci-o. Era Fernando Poças, vive ali em Gondomar e foi a sua companhia numa prova em Paredes. 
Continuei a acompanhá-la e vi que tinha estabilizado o ritmo. No retorno deu-me a sensação que abrandou um pouco quando decidiu fazer companhia a uma outra atleta (Sandra). Reparei que não largou mais a colega de viagem e chegou mesmo a fazer meia volta para a buscar. 
A meta foi a parte que mais me emocionou. Após o esforço de cada um, chegar ao fim é mesmo uma vitória. 
A minha amiga lá vinha a puxar a sua companheira, quando, na parte final aparece a sua conterrânea, Natércia. As três seguiram juntas para o término. Foi um regalo vê-las cortar a meta. Até posaram para a foto!
Uma chegada em grande: Natércia, eu e Sandra (companheira nos últimos 4 kms)
Assim que lhe foi possível, a Elisabete voltou-se para mim, muito efusiva e satisfeita. Deu-me razão quanto ao percurso. Classificou-o como fabuloso. Agradeceu-me a companhia e despediu-se. 
Após esta manhã especial, decidi continuar o meu curso, preguiçosamente, pelas cidades que banho."

Pertinências:
  • Parabéns à organização desta prova. Um percurso fantástico com paisagens magníficas. Julgo que deveriam repensar a distância e, quiçá, realizar uma meia maratona. As condições estão reunidas, falta só alongar.
  • Ainda à organização, os 15 kms não estavam bem medidos.
  • Ao Ismael Queirós, muitos parabéns por subir ao pódio, na 3ª posição em seniores.
  • António Miranda, foi um prazer ter-te conhecido e ter partilhado com o teu grupo alguns momentos de amena cavaqueira. 
  • Aos meus amigos de odisseia, obrigada por mais uma manhã 100%.
  • Obrigada Sandra, pela tua companhia nos últimos 4 kms. 
  • Pessoalmente, aconselho a participação nesta prova, a realizar-se a 2ª edição. Vale a pena.
Agora provas só em setembro. Os treinos para a mítica iniciam na próxima semana. 
Até breve!!!

trio DEM



Amarante aqui!


segunda-feira, 16 de junho de 2014

Na mira da Maratona - 1ª parte

" A corrida não é só para quem vence. É também para quem corre."

Com este post dou início à minha odisseia de preparação para a minha primeira maratona.
Esta 1ª parte remete apenas para uma breve reflexão e descrição das sensações provocadas pela ideia de correr a mítica.

Sempre que falo, ouço ou leio a palavra "maratona", o meu sangue corre mais rápido pelas veias. Porquê? Além de me ativar a circulação  ( :) ) ainda me provoca borboletas no estômago, ansiedade e uma curiosidade inimagináveis. 
É uma fase estranha mas crucial. O objetivo já está definido desde dezembro, altura em que decidi fazer a inscrição. Se decidi inscrever-me tudo farei para transportar o dorsal ao longo dos 42. 
Aproxima-se a altura de elaborar e definir um plano de treino. A procura e pesquisa do mesmo suscita desassossego. No entanto, a mente já está focada para esse intuito. O coração já se vê na meta. Falta ultimar o programa de preparação das pernas e do corpo. 
Pensem o que quiserem, a verdade é que é o  meu maior desafio deste ano, e fazer uma maratona não é para todos. Muito tenho lido e ouvido e cada vez mais me convenço que, ao concretizar este feito, a minha vidinha terá outro sentido (e um grande empeno :) ). Fácil não será, mas impossível, não é de certeza!
Quem ler este texto e já fez uma maratona até pode achar um exagero esta minha visão sobre a mítica, ou então irão entender e apoiar. O mais certo é esta última. Aliás, este post é para isso mesmo: auto-motivação... e motivação externa aceita-se. Quanto mais falar ou escrever sobre o assunto mais convicta fico na conclusão dos 42 km e alguns metros.
Nas minhas pesquisas encontrei este video que pretende caricaturar 8 etapas da maratona. Achei interessante, pois acredito que assim seja.


Em breve voltarei com mais novidades.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

9ª Meia Maratona do Douro Vinhateiro

A região

"Em Dezembro de 2001, a UNESCO elevou o Alto Douro Vinhateiro a Património da Humanidade. Um título, atribuído por unanimidade, que premiou a Região vinícola demarcada mais antiga do mundo, decretada pelo Marquês de Pombal, em 1756. Região única por reunir as virtudes do solo xistoso e da sua exposição solar privilegiada com as características ímpares do seu microclima em conjunto com o trabalho árduo do homem do Douro." in Turismo do Douro


Apreciação
Longa espera

Foi nesta portentosa região que ontem, 18 de maio, se correu a 9ª edição da já intitulada " A mais bela corrida do mundo": a meia maratona do Douro Vinhateiro. 
As ruas da cidade da Régua assoberbaram-se de vida e de cor concedidas pelos milhares de atletas e familiares que ali estavam para correr os 21 kms ou, simplesmente, caminhar.
Com tamanho aglomerado não me causou novidade a confusão gerada na hora de entrar no comboio para o local da partida, na barragem de Bagaúste. Surpreendida fiquei quando tomei conhecimento que o tiro de partida foi dado e muitos atletas ainda se encontravam no comboio e outros na cidade. 
É provável que o poder organizativo já tenha concluído que, deslocar milhares de atletas de um ponto da cidade para outro, sem o minimo de capacidade de resposta, não funciona. Esta situação seria evitável se a prova tivesse início e fim no mesmo local. Mas os interesses próprios sobrepõem-se ao bem estar e agrado dos atletas. Esquecem-se que são estes quem emolduram as ruas, dão vida à região e desembolsam os preciosos euros na expectativa de terem um serviço de qualidade. À parte da paisagem e o bom abastecimento em água, o restante ficou a nível "não satisfaz".
Aliado a isto é a atípica hora do tiro da partida de uma meia maratona: 11h... quando não atrasa!! Numa região com um microclima peculiar, é injustificável este horário. Um verdadeiro atentado à condição humana. Um aspeto a ser bem repensado!
Podia ficar por aqui nas minhas deliberações, mas não resisto também a salientar uma outra falha: deixarem acabar as bebidas energéticas na parte final da corrida. 
Uma corrida que tem tudo para ser excecional, uma referência nacional e além fronteiras, mas não o é! Peca por lapsos graves e insistem em repisa-los a cada nova edição. 
Mesmo com estes erros a massa humana adere a este evento pela única e incomparável razão de ser realizado numa das mais belas paisagens do mundo. 

Grupo
e vão... 13 Eu aproveitei a sombra!
Desta vez os elementos a participar nesta corrida, aumentou significativamente. A maioria a vestir a camisola da ADA, ali estávamos para entrar na confusão e fazer os 21 km da melhor forma possível. Lamentavelmente, um elemento do grupo não conseguiu cortar a meta devido a uma indisposição sentida durante a prova. Após assistência atempada,  foi devidamente acompanhado e, em pouco tempo, recuperou as cores cores naturais. 

Eu
Matar o tempo na espera... com fotos!
Comecei exausta! 
A chegada, a responsabilidade de levantar os dorsais, a corrida contra o relógio para apanhar o comboio, a espera ao sol. A aventura que foi chegar à barragem e mais uma espera para o arranque, deixaram-me completamente extenuada. 
Correr com temperaturas abrasadoras também não é a minha praia. No entanto, a primeira parte da corrida não correu mal. Durante algum tempo ainda tive a companhia do Paulo Gomes. Depois segui mas a partir do retorno levei com uma enxurrada de chagas que me obrigaram a seguir a velocidade de tartaruga. Cortei a meta sem grande emoção. Apenas terminei... inteira.

Ressalvas

  • Felicito o Gustavo Bento pela sua estreia numa meia maratona e pelo ótimo resultado obtido.
  • A Clara Cerqueira também merece os parabéns pelos progressos que tem evidenciado nesta distância.
  • A todos os restantes elementos do grupo um bem haja pela participação e por terem dado o vosso melhor nesta prova.
  • Aos amarantinos presentes, muitos parabéns e agradeço as palavras de incentivo que me foram dando ao longo do percurso. 
A próxima Suadela será...
 talvez a 29 de junho, em Gondomar