segunda-feira, 25 de abril de 2016

Trilho dos Teixeiros

Não foi corrida... nem treino, mas posso dizer que foi uma suadela!! 

A finalizar o mês de abril a primavera resolveu aparecer! Bom tempo é sinónimo de sair de casa.
Às 7h de domingo (24/4) arranquei de Amarante rumo ao Campo do Gerês para participar num dos vários trilhos agendados no Plano Anual de Caminhadas Guiadas do Gerês.


O trilho dos Teixeiros teve a orientação do Fernando da Empresa de turismo de Montanha EQUICAMPO.

Após agrupar os cerca de 40 caminheiros, iniciou-se a descoberta de mais um percurso pela montanha. Um percurso de nível de dificuldade média por ter algumas partes que exigiam alguma técnica, nomeadamente nas descidas. 
Numa primeira paragem o Fernando foi-nos dando informações sobre a evolução sócio económica da aldeia do Campo do Gerês e aspetos relacionados com o comunitarismo.
Seguimos por um caminho empedrado, onde, em tempos idos, passavam carros de bois carregados de mato. Acima fomos encontrar a Fraga do Suadouro.

Esta fraga servia de relógio para os agricultores que estavam a trabalhar nos campos. Assim que o Sol enchesse o triangulo central, e ficasse sem sombra, iam almoçar. Também era local de prova de virilidade dos homens. Atravessavam a fraga de um lado ao outro sem cordas, para impressionar as moçoilas..
Histórias interessantes que nos fez viajar no tempo e imaginar a simplicidade, a exigência do trabalho na terra, a humanidade e a cultura comunitarista existente.
O caminho era agora um pouco acidentado. Todo o cuidado era pouco na colocação dos pés.
A descida levou-nos a uma subida cuidadosa até à encosta da fraga do Sarilhão. Uma vista fabulosa sobre o vale de Vilarinho das Furnas e a Serra Amarela.
Momento de pausa para as fotos, conversa e ingerir algo pois a fomeca já dava sinal.

Registos feitos, estômago aconchegado, chega o momento de descer. A descida exigia alguma atenção e cuidado. Chegamos a um estradão, em terra batida, dando por terminada a parte complicada do trilho. Este estradão é escolhido para passeios a cavalo ou bicicleta de montanha, podendo apreciar a beleza do Sarilhão  e a imponente Serra Amarela. 

Daqui ao local de chegada não era mais do que 1 Km, parte dele pela estrada que liga a Vilarinho das Furnas. Pelo caminho tivemos a inesperada companhia do BONO, o cão que já acompanhou Carlos Sá num dos seus enormes treinos.


Foi uma manhã de domingo formidável que permitiu conhecer mais uma pequena gota do imenso Gerês. 
As caminhadas guiadas por trilhos em montanha dão a possibilidade de, além de manter o corpo em movimento também a nossa mente desliga-se de tudo o que nos possa preocupar e ativa o modo bem estar. Aliado a isso são as pessoas que vamos conhecendo, partilhando experiências e fica sempre a possibilidade de as encontrar, algures, num trilho qualquer.
Um enorme bem haja às empresas que aderem a estas iniciativas e permitem aos visitantes deste Parque Natural poder usufruir do melhor que temos para conhecer... a natureza.

Algumas fotos:










quinta-feira, 31 de março de 2016

Calcorrear pelo Gerês

Sob um ponto de vista desprendido... o paraíso existe! O paraíso é um conceito que apresenta variáveis aos olhos de cada um. O paraíso de que falo é, naturalmente, o Gerês. 


Quando lá fiquei colocada um amigo disse-me que não podia ter obtido melhor colocação. Na altura achei que ele fumava umas ervinhas! Longe para caraças e distante do meu filho... mas pensei que ele estivesse a dizer para me encorajar. Poucos dias após lá estar, adaptar e sentir o que me rodeava... retirei a parte de "fumava umas ervinhas"!
 
Inicialmente corria em modo solitário e não arriscava muito, quer por receio quer  por desconhecimento. Quer dizer, cheguei a arriscar umas 2 ou 3 vezes...  Com o tempo fui conhecendo mais pessoas que corriam ou queriam correr e... junta-te a eles, rapariga!!!!
Com um pequeno grupo pude ir além dos percursos em asfalto. Alinhei em pequenos  trilhos sinuosamente belos e magnificamente intensos. 
Contornar a Albufeira da Caniçada foi o que mais adrenalina me injetou. 
 
 
 
Subir à Pedra Bela pelo trilho dos Currais a iniciar na Vila do Gerês foi outro expoente das minhas aventuras. 






 
 
Se correr é eletrizante, caminhar é relaxante. Surge o Festival Anual das Caminhadas. Não podia perder a oportunidade de participar em caminhadas guiadas imbuídas de histórias ancestrais. Trilhos de Sta Isabel  e Rebordochão foram os escolhidos entre os 5 existentes. Resumidos em palavra e meia: fabulástico!
 
 
 
 
 
 
 






Não vou alongar-me mais dado que as imagens falam por si. 
Com os dias na maioridade avizinham-se jornadas fantásticas. Possivelmente serão aqui retratadas, apresentadas e descritas.

Até breve!!




































quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

II Meia Maratona de Amarante - Sucesso bisado!

Após meses a estruturar e a edificar este projeto, finalmente chega o dia. A 2ª edição da Meia Maratona António Pinto - Cidade de Amarante saiu à rua!


14 de fevereiro era esperado com um misto de ansiedade e confiança.
Ansiedade derivada às condições meteorológicas adversas. Temos capacidade para solucionar imprevistos e outras situações palpáveis, mas contra a Natureza, a batalha está perdida.
Confiança por haver a certeza que todos os pontos estavam ligados e nenhum ficara solto.

Os dias que antecederam a prova não foram nada amistosos. Muita chuva e o caudal do Tâmega ainda ameaçou galgar as margens. Mas não passou da intenção!
Entre secretariado e resolução de situações pontuais, tudo estava bem encaminhado. A articulação entre todos remetia para um evento bem sucedido.

O domingo acordou invernoso. Frio, vento e chuva... embora o Sol conseguisse aparecer de quando em vez.
Foram muitos os telefonemas que recebemos de atletas a questionar a realização ou não da prova, devido ao mau tempo. Essas dúvidas deixaram muitos atletas inscritos em casa. Contudo, foram bastantes os guerreiros e audazes participantes que fizeram parte desta festa desportiva. 
A hora aproximava-se do tiro de partida. Entre cumprimentos, abraços e desejos de boa prova, fui tentando analisar se tudo estava controlado. Bem... nem tudo! No último momento surgiu algo incalculado... Mas, a verdade seja dita, é nestas situações circunstanciais que mostramos a nossa união e boa vontade. Problema solucionado! As resoluções aparecem sempre quando as coisas estão destinadas a correr bem!
Arranque da prova

O tiro de partida foi dado... apenas com uns segundos de atraso pois a "pistola" ficou entalada. Tiro dado, arrancamos rumo a 21 kms de pura adrenalina.
Enorme pelotão!
Após virarmos no primeiro retorno (1º km) é que verifiquei a quantidade de atletas que não se assustaram com o tempo. Foi magnifico ver aquele pelotão cheio de cor, euforia e motivação para os próximos 20 km. Deleitei-me com tal visão. Foi eletrizante!. Verdadeiros guerreiros.
Quase no 1º km!
Sempre a controlar a frente da corrida, houve momentos de pura diversão, embora o Juiz estivesse 101% atento. A Sandra Bras, em bom momento, foi repescada para motorista. Não desfazendo, mas foi memorável! Obrigada Sandra!
Que lindas que somos!
No largo de S. Gonçalo senti o calor da população a aplaudir e a motivar os atletas, apesar do frio.
Na Alameda escutei o soar dos Bombos de Santa Maria de Jazente liderados pela Eugénia Magalhães que, gentilmente, se prontificaram a animar a prova. 
No largo do Arquinho também a concentração de pessoas era imensa. Nem a chuva e o frio deteve os verdadeiros apoiantes do desporto.
À medida que percorríamos o percurso constatei que os voluntários estavam excelentemente posicionados, recebendo largos elogios por parte do Juiz. Os agentes controlavam, profissionalmente, todas as passagens secundárias e caminhos, zelando pela segurança da prova.
Foi estupendo fazer o 2º retorno e ver de frente todos os atletas. Poder deixar um polegar levantado em forma de apoio e um sorriso como motivação. A Sandra chegava a abrir o vidro para incentivar.
O grupo de bombos de S. Simão, dirigidos por Renato Silva, deram uma alegria especial ao momento em que passamos por eles.
A zona da meta estava ao rubro. Ouvia-se o Speaker, Nelson Pais, a elevar o tom de voz e expressar efusivamente o nome dos atletas da frente da corrida. A emoção estava no auge!
Rui Teixeira bisou a vitória desta prova.
Sara Moreira, madrinha do evento,  vence o setor feminino.

As pessoas aplaudiam! Os atletas iam cortando a meta com aquele sorriso de mais uma etapa concluída. Exaustos mas felizes, os abraços sucediam-se, as felicitações eram imensuráveis. Alguns recordes pessoais foram atingidos. O prazer de correr e terminar estava marcado em cada rosto. Momentos únicos esses!
Pessoalmente, estava de coração cheio! Inadvertidamente dei por mim a suspirar, tal era a comoção. Parabenizaram a organização, a simpatia e a nossa disponibilidade.
Sabendo que  os atletas são cada vez mais exigentes soube muito bem escutar: "Estão de parabéns! Adorei a prova! Muito técnica, exigente mas bela! Para o ano voltarei!"
Bem, podem pensar que é exagero meu, pois acabo por ser suspeita. O ideal é lerem este comentário de alguém que tem muitos quilómetros nas pernas e muita experiência em corridas. Falo de Victor Carvalho:

Pura e simplesmente FABULOSO!!!!!!
Hoje fiz a Meia Maratona Amarante. Oportunidade para rever o meu amigo de tantos treinos António Pinto, mas o que é de realçar é como uma pequena cidade consegue fazer uma prova tão boa!!!
Ninguém pense ir lá fazer tempos, mas todos aqueles que fazem Maratonas na Primavera (o meu caso), aproveitem esta prova, para fazer um excelente treino de força em face da diversidade do percurso.
Um percurso extremamente difícil, mas fabuloso. O verde, a paisagem, o rio, o som das quedas de água durante o percurso, mas também o silêncio, onde somente a nossa respiração e o chapinar das nossas sapatilhas nos acompanhavam!!
Organização 5 estrelas. Não faltou nada e senti enquanto corria, que fazia uma prova genuinamente Portuguesa, naquilo que nós somos enquanto povo. A fanfarra dos bombeiros!!!, não a vi mas ouvia durante muito tempo, e a imagem, que nunca mais vou esquecer, daquele idoso e seus amigos, que na sua casa térrea e no seu longo alpendre, num domingo frio e chuvoso, descobriram aconchego num bom copo de vinho tinto e um naco de uma qualquer broa, conversavam amena-mente, enquanto a sua porta, passavam corpos molhos e exaustos!!!
Parabéns ao pelouro de desporto da Câmara de Amarante e a toda a organização, principalmente a quem tanto luta pela implementação desta prova, a Elisabete Ribeiro. Minha querida amiga, vergo-me perante tamanho feito. Tu e toda a equipa estão de parabéns e desde já vos quero dizer, que enquanto tiver forças, "vão ter que levar comigo"..."

Está tudo dito!
Eu, neste momento só tenho umas notas finais a dizer. Não pensem que é fácil organizar uma prova destas quando cada elemento do corpo organizativo tem a sua profissão, por vezes, distante de casa, e família. São muitas horas a trocar ideias, tratar de burocracias, ordenar tarefas, alinhar opiniões e mais uma infinidade de trâmites para que, no dia D, tudo esteja operacional. O nosso trabalho sempre foi pautado pela reciprocidade, respeito, confiança, dedicação e amor à causa. Contudo, o resultado enche-nos de orgulho e satisfação porque, sem dúvida, a união faz a força.
Fazer parte desta equipa foi, mais uma vez, uma aventura. Por isso... que a aventura continue!!
Uma equipa gloriosa: António, Davide e aqui, a rapariga!
É a altura de endereçar um especial agradecimento:
  • A todos os voluntários que, corajosamente, estiveram presentes para ajudar a que nada faltasse aos atletas, mesmo com imenso frio e chuva;
  • Aos agentes presentes em todo o percurso que zelaram pela segurança da prova; 
  • A todos os elementos que se disponibilizaram a ajudar no secretariado;
  • A todos os atletas das modalidades da A.D.A. que colaboraram para o sucesso deste evento;
  • Aos imensos fotógrafos que fizeram registos memoráveis dos participantes.
  • Ao Município de Amarante por todo o apoio prestado;
  • A todos os patrocinadores que muito contribuem para a consistência desta prova.
  • Aos amarantinos que não ficaram em casa e auxiliaram nesta festa desportiva.
  • A todos os participantes da Caminhada que, mesmo debaixo de chuva, não deixaram de exercer uma boa prática desportiva aliada a uma boa causa.
Um muito obrigada ao Hugo Silva pela sua dedicação, amizade, ajuda e profissionalismo. Uma simbiose perfeita que resultou num desfecho brilhante.
Obrigada Hugo!

Aos atletas muitos parabéns pela excelente prova realizada e conseguida! Foram todos uns audazes vencedores! 2017 é já ali!
ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DE AMARANTE, ÉS GRANDE!

A Associação Desportiva de Amarante está cada vez mais na vanguarda do desporto, mais consistente nos seus objetivos e a elevar a fasquia de qualidade a um nível de excelência.
Um enorme bem haja a toda a A.D.A.

Um dia intenso, emotivo e inesquecível. Vou ser repetitiva mas... fiquei de coração a transbordar!

A terceira edição já se encontra no horizonte... e mais não adiantarei para que se crie alguma expectativa! 


CLASSIFICAÇÕES




segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Meia Maratona de Amarante em Conferência... e em Gala!



Faltam menos  de 2 semanas para a realização do evento, mas este fim de semana a Meia Maratona de Amarantre teve um especial relevo.
Vejamos; na sexta feira foi dia da apresentação oficial da prova na Conferência de Imprensa que se realizou no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Elisabete Ribeiro, António Mendes, António Pinto, Vereador André Magalhães e Davide Pinheiro
Um Conferência breve, simples mas bastante informativa onde ficou manifestamente expresso ótimas perspetivas para esta 2ª edição. Não me alongo na descrição, deixando aqui o vídeo. Sei que poderão rir-se do momento em que falo, mas têm que concordar que falar para as câmaras e uma plateia não é tarefa fácil. :)



Apresentação da prova feita, segue-se, no sábado, a 4ª edição da Gala do Desporto, Cidade de Amarante. A Associação Desportiva de Amarante estava nomeada em várias categorias (mais à frente irei referi-las) inclusivé para o Evento Desportivo do Ano 2015 em que as opções recairam sobre:
Nomeados

Como se pode constatar são três eventos organizados pela A.D.A. e, todos eles, de grande projeção desportiva. A Meia Maratona de Amarante foi a distinguida.

Naturalmente que é um orgulho enorme para mim esta distinção, uma vez que faço parte da equipa integral da organização deste evento. 
Pelos vistos não me sai mal!
Sem dúvida um reconhecimento de todo o trabalho e empenho dedicado a esta causa e que originou um verdadeiro sucesso. Equipa, estamos de parabéns!
No entanto, não posso deixar de referir e evidenciar que este prémio é também dos restantes eventos selecionados, uma vez que "nasceram da mesma mãe" e o seu êxito foi preponderante e efetivo.

Tal como referi seguem-se as nomeações da Associação Desportiva de Amarante e as devidas distinções nesta Gala:
Evento do Ano: I Meia Maratona António Pinto/Cidade de Amarante (Atletismo)
Dirigente do Ano: António Daniel Mendes
Treinador do Ano: João Varejão (Andebol)
Atleta Feminina Desportos Individuais: Ana Ferreira (Trail)
Prémio Armandinho: António Pereira
Mérito Desportivo:
José Carvalho (Canoagem)
César Duarte (Trail)
Equipa Andebol Séniores Masculinos
Momento de Campeões:
Equipa Voleibol Séniores Femininos
Equipa Andebol Infantis Masculinos
Equipa Andebol Iniciados Masculinos
Equipa Andebol Séniores Masculinos
José carvalho (Canoagem)
Parabéns a todos nós que, de uma forma ou de outra, tentamos levar a A.D.A. mais longe. 
Meia Maratona de Amarante a caminho de mais um sucesso!

Agora as cenas dos próximos episódios ficam reservadas para o dia 14 de fevereiro, que promete ser um dia desportivamente apaixonante. ;)