terça-feira, 19 de julho de 2016

Trilho do Poço Azul - Gerês

Seis dias após realizar o Trilho do Poço Azul, só hoje consegui cá vir para relatar essa esplêndida manhã. 
Naturalmente que será uma descrição breve, mas recheada de magníficos registos fotográficos que fui fazendo ao longo do percurso.

O encontro estava marcado para as 9.30h da manhã, no miradouro da Ermida. Este trilho, integrado no Plano Anual de Caminhadas Guiadas, foi orientado pela Selvagem Aventura
Após todos os participantes estarem agrupados (cerca de 20) seguimos para a Cascata do Arado. Estacionámos logo acima, num largo destinado para o efeito. A partir dali o percurso só poderia ser feito a pé ou então em viaturas devidamente autorizadas.
Bem, agora farei a descrição através de fotos. Alteração de estilo! ;)
Quando chegámos para estacionar, o parque já estava parcialmente ocupado!

Seguimos pela estrada de terra e encontrámos a fonte que inspira o Alfabeto: Fonte das Letras!

Deixamos a serra despida para encontrar um local repleto de encanto.

Um abrigo... visto na lateral.

Abrigo visto na frontal.

Uma árvore surpreendida à minha (nossa) passagem!

Com o calor a apertar aproveitamos para refrescar na Fonte da Malhadoura

Design natural

O verde a predominar durante o trilho

Visão que embeleza o coração...

Curral dos Portos com uma montanha emblemática ao fundo





O grupo seguia pelo trilho, quase a chegar à Tribela



Aqui virámos à esquerda e passámos pela conhecida casa do "Doutor". 


As mariolas orientavam o caminho, embora os guias o soubessem muito bem.

A iniciar a descida pelo vale que dá ao Rio Conho

Aqui vamos nós...




Curiosidades arvorísticas que encontrei na súbida

Mais uma mariola a indicar o caminho

Já começámos a visualizar as diferenças paisagísticas. 
As elevações que tanta vontade provocam em serem conquistadas. Lá ao fundo, Cutelo das Pias.

O grupo a subir pelo caminho dos pastores...


Uma simetria imperfeita mas magnfica.

E o trilho continuava com este panorama...

... e com este...



Enorme fraga do outro lado do rio Conho
Olha ela ali, Roca das Pias, imponente e majestosa! 

Pedacinhos aprazíveis de Rio Conho...



Chegada ao Poço Azul! 

Sublime...
Convidativo...
Cristalino...


A prova que a rapariga lá esteve...

O "meu" Pedro a dar um mergulho!(Digo "meu " porque este menino foi meu aluno ;) )
Alguns elementos do grupo foram a banhos.
Eu fiquei numa rocha a apreciar... a água estava muitoooo quente! ah ah ah
Outra perspetiva deliciosa 

E outra...

O Pedro apanhou esta simpática rã e ela posou, tranquilamente, para a foto!

Não resisti a colocar mais uma...

Muito tímida!



O regresso foi feito pelo mesmo caminho...

Selvagem Aventura
Aqui ficou o registo de mais um trilho excelente. Não levei GPS, mas este percurso rondará os 10 km, ida e volta. 

Como viram, apresenta uma paisagem agradável e com um grau de dificuldade... relativa. Digo relativa pois depende da preparação e hábitos de caminhada de cada um. Eu, pessoalmente, achei interessante, envolvente e descomplicado. É obvio que requer atenção em determinados locais, essenciamente no caminho dos pastores, mas nada de dramático ou penoso. 

Um enorme obrigada ao Staff da Selvagem Aventura, especialmente ao "meu" Pedro. Foram impecáveis. 

Talvez nos voltemos a encontrar, algures, num trilho por aí!


Continuarei a dizer.. Gerês, até já!

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Gerês... até já!

Sou avessa à palavra "Adeus". Muito definitiva e absoluta. Aqui não há adeus, apenas um ciclo que termina, para dar início a outro... 
Mas o Gerês, ai o Gerês, fica aqui, a aguardar a minha visita, pois até ele se afeiçoou a mim. :) :)

Termina hoje uma estadia de 9 meses neste imenso paraíso. Sinto um misto de alegria e saudade. Alegria por ter vivido e sentido uma porção desta imensidão e saudade por ter sido extremamente agradável, enriquecedor e memorável.  
Foi um ano letivo fabuloso e ímpar a todos os níveis. Mesmo o único senão que existiu tornou-se positivo. Com a minha ausência o meu filho tornou-se mais autónomo e responsável. Não se deixou dominar pela ausência e assegurou as suas tarefas com seriedade e sensatez. Este fator contribuiu para que o meu estado de espírito permanecesse estável e predominantemente tranquilo.
A nível profissional, tudo correu de forma tranquila, pois a energia que a serra me injetava contribuiu para que as preocupações ou potênciais problemas não me afetassem ou então solucionavam-se... e pronto! 
Ambiente escolar muito bom e colegas de trabalho do melhor!



Nas horas de lazer cheguei a aventurar-me a treinar pela montanha. Conheci ótimas pessoas a quem me juntei para poder treinar em segurança e conhecer novos trilhos. Disponibilizaram-se para me ensinar novos percursos, trilhos e visitar locais, até então, desconhecidos por mim. Um imenso obrigado!
Participei em caminhadas guiadas para conhecer um pouco mais do meio através das narrações efetuadas pelos guias.
Agora ficam aquelas recordações que marcaram esta passagem. Ficam as saudades de...
... levantar de manhã, abrir a janela e deparar-me com o verde da montanha, sentir o cheiro do monte... esse cheiro que inebria!
... escutar os sons naturais da serra, do monte, da mata... da natura! 
... no final do dia de trabalho, fizesse chuva, frio, vento ou sol, correr e inspirar energia!
...  com o calor, correr pela manhã e ainda o sol e a vila  repousavam no seu aconchego!
... no improviso, trepar montanha acima e chegar aos belos miradouros!
... palmilhar trilhos, galgar penedos, rastejar por fendas, tropeçar nas pedras e estepes, escorregar por escarpas e ribanceiras, percorrer matas e ladeiras, vislumbrar cascatas, fechas e poços de água limpída e cristalina!
.... ter feito a minha primeira Meia Maratona em montanha!
... subir os famosos mil e e tantos degraus e terminar com um sorriso no rosto!
... quem conheci e me viu com o coração!
... tudo!



Ao Adelaide Hotel endereço um agradecimento especial, por toda a atenção, carinho, preocupação e amabilidade que sempre tiveram comigo ao longo destes meses. Posso arriscar também paciência! :) Um local de paragem obrigatória sempre que colocar os pés no Gerês. 
A quem me lê e pensar visitar este paraíso, aconselho vivamente este Hotel. Prima pela Simplicidade, Simpatia, Humildade e excelente Acolhimento!



Embora tenha vindo para ensinar, o Gerês foi também meu mestre. Entre muitas outras lições positivas, o sentimento de paz foi o preponderante. Cada cantinho emite algo especial que eu absorvo como encanto e fascínio. 
Sim, apaixonei-me pelo Gerês e hoje é apenas um até já! Voltarei porque preciso voltar, porque sei e sinto que tenho muito para ver, conhecer e saborear! 
No Gerês sou feliz!

PS: Embora regresse antes mas, a correr bem, em dezembro cá estarei para os 42 km da GERÊS EXTREME MARATHON. ;) 





terça-feira, 31 de maio de 2016

Corrida Portucale, o regresso!!

De volta às efemérides das corridas e à verdadeira essência deste blog. Embora o que quer que aqui  escreva fundamenta e alimenta a sua natureza. Mas é tipo cheesecake; a corrida está na base!
ME, MYSELF AND I
Após uns 5 meses, mais coisa menos coisa, ausente de provas de estrada, fiz o meu regresso na Corrida Portucale. Porquê esta corrida? Simples. Atualmente o meu lema é participar em provas que nunca tenha participado, ou então repetir as que me ficaram marcadas pela positiva. Esta cabe na primeira opção. Deixei a maluqueira de participar a torto e a direito, em tudo que era prova. Prefiro fazer poucas, mas boas e interessantes. A idade tem destas coisas... moderação!

Optei por viajar sozinha até Gaia uma vez que os meus planos era ficar pelos lados do mar durante o resto do dia.
Cheguei cedo. Tão cedo que fui a primeira a levantar o dorsal. Encontrei imediatamente o Manuel Sá, que estava incansável com toda a organização da prova. A Ana Paula Costa foi quem se seguiu à imensa lista de reencontros e cumprimentos jubilosos.
Me e Ana Paula Costa
Fui tomar o pequeno almoço e, durante esse tempo, verifiquei que a chuva não estava a dar tréguas. Não me sentia mal, dado que uma chuvinha seria bem vinda durante a prova. Terminei e fui encontrar os restantes elementos do meu grupo a levantar os dorsais. Mais um reencontro, pois há algum tempo que não estamos juntos. Conversa aqui foto ali, e a hora de equipar estava a chegar.
ADA na Corrida Portucale
Voltei a juntar-me a eles para a foto de grupo e circular entre os atletas. Encontrei o meu querido António Cabral. Embora não fosse correr estava presente para apoiar e registar o momento! Fiquei feliz por sabê-lo bem. Após uns minutos de conversa e registos hilariantes voltei a circundar o local.
Registo hilariante by António Cabral
Precisava absorver todo aquele ambiente. A satisfação era tremenda. Sentia saudades de vivenciar aquela energia dos sorrisos, dos encontros, das cores, dos aquecimentos, da concentração, da descontração, das fotos, das conversas, dos gestos... de tudo o que antecede e envolve uma partida. Ali estava feliz!
O tiro de partida soou e segui rumo aos 15 kms. Queria averiguar como estava em ambiente de prova. Não pensei em tempos. Aliás, os tempos com que possa terminar uma prova nunca me tiraram o sono. O único tempo que eu pensava mesmo era a ausência de chuva quando até sabia bem umas "pinguitas" para suavizar, pois o calor apertou na ida para o Freixo. :D
Concentrada
 Com o decorrer dos kms fui ajustando o ritmo para não sair muito da zona de conforto. Tinha começado com muita euforia e podia estragar tudo. Aqui e ali escutava o meu nome, quer por quem corria, quer por quem assistia... tão bom estes miminhos!! Se não era o meu nome era AMARANTE. ;)
Cortesia do António Cabral
Os kms iam sendo conquistados sem grande aperto nem sofrimento. Fui para rolar...
Ponto de equilibrio na Ponte D. Luis
Perto do 9º km a Paula Dias alcança-me e, instintivamente, fizemos o resto do percurso juntas. Sempre a um ritmo tranquilo, tão tranquilo que ía dando para conversar. (Ainda surgirá uma prova que farei sem abrir a boca... só não sei quando!! :D :D  )
Sem dúvida, que com companhia tudo fica mais fácil. Chegámos à meta quase sem dar por ela. (Quer dizer, até demos, mas as forças uniram-se!).
Sentir aquelas pessoas na zona da meta a assistir e a motivar acionou a adrenalina e terminámos com um imenso sorriso e uma alegria enorme! (dá para ver nas fotos). Somos mesmo fenomenais! Obrigada Paula!



Fiquei muito contente quando a Paula disse que foi um excelente tempo aos 15 kms, a poucos metros da meta. Sensacional!
Muito bom terminar, independentemente do tempo registado no pórtico. Terminamos à frente de milhões... :) dos que não correram! :D 
Esta frase faz-me recordar um momento da prova. Enquanto corria um senhor com os seus 60 e tal anos corria a meu lado e a apoiar o Rui Muga, dizendo "Força Campeão". De repente, olha para mim e diz: "Nós também somos campeões..."
Somos sim, porque somos nós que fazemos o lençol da corrida, que vamos pintando as ruas de cor e suor, que sorrrimos quando nos aplaudem, que enviamos um beijo a quem nos motiva, que fazemos uma expressão animada e pitoresca quando vimos uma objetiva, que empertigamos o corpo quando escutamos o nosso nome, que auxiliamos o outro mesmo cansados... que muito mais pois só quem corre sabe o que isto é!
Fim de prova e foto com Ana Martins
De volta ao evento, os meus colegas já me esperavam. Ansiosamente perguntaram como estava e como correu. Pela minha expressão deu bem para perceber que estava ótima e que correu muito bem! Eles também estavam fantásticos e nem se notava que tinham corrido os 15 kms. Com um jeitinho faziam mais 15. :D
Grande prestação da ADA Amarante!
Miguel, Veríssimo, Carlos, Elisabete, José e Miguel Barros
A euforia sentia-se entre os que iam finalizando. O balanço da prova estava sendo feito por cada grupo que passava. A medalha ao pescoço era a evidência de que o objetivo tinha sido atingido!
Mais uma!
Muitos parabéns a toda a Organização. Ao Manuel Sá e todos os elementos do grupo "Tugas na Estrada" que se voluntariaram para auxiliar nesta magnifica prova.
Um agradecimento especial a todos os fotógrafos presentes, na incansável tarefa para nos brindar com magníficos registos.
Em suma, um regresso fabuloso numa prova fantástica! 

Próximo objetivo de estrada: Meia Maratona de Gondomar! 
Um mês para treinar e afinar as pernas! Sigaaaa :)