Manhã solarenga e aprazível |
Domingo, 12 de maio. Dia de mais uma prova. Desta vez a cidade escolhida foi a Póvoa de Varzim com a realização da 4ª corrida e caminhada Liberty Seguros.
O céu limpo e temperatura amena fazia prever uma manhã agradável de corrida.
Realmente, quando chegámos à Póvoa o ambiente era já de festa desportiva. Atletas movimentavam-se de um lado para o outro, dando cor e vida à marginal. A fila para levantar os dorsais era imensa, contudo, a organização foi tão metódica que rapidamente estava com os dorsais e as t-shirts na mão para serem distribuídos pelos colegas do grupo.
A rapariga na fila dos dorsais |
Saímos de Amarante 6 elementos (eu, o Davide, o Fernando, o Jorge, o Jaime e o Cardoso), mas lá reuniu-se mais um elemento amarantino (Ismael Queirós).
Seguimos para carro e começar a equipar. Como já é habitual, a foto do grupo não faltou para registo.
A hora do inicio da prova aproximava-se e o aquecimento era urgente. Um bom aquecimento para 10 km ( e para as restantes, obviamente) é fundamental para que a prova seja realizada sem problemas.
Aqui os geniais! |
A poucos minutos do tiro da partida, já eram imensos os atletas que se aglomeravam atrás do pórtico. Apesar de não haver classificação, (apenas os três primeiros lugares na geral, femininos e masculinos) dado o caráter solidário da prova, todos colocaram a postos os seus relógios gps e tentarem dar o seu melhor após a linha da partida.
Soou o som do arranque e todos partimos de abalada. Segui tranquilamente, indiferente ao ritmo dos outros atletas. Tentei não ser impetuosa nos primeiros quilómetros, mas, como me sentia bem, aumentei um pouco o ritmo. Por volta do 4º km aparece ao meu lado o poveiro de gema, Tomé Arteiro. Estava previsto realizarmos a prova juntos numa tentativa de eu melhorar o meu tempito nesta distância. Não me fez companhia a prova toda, mas foram os restantes 6 kms.
Foi, sem dúvida uma ajuda preciosa, apesar de ser eu a controlar o ritmo. Mas só o facto de não me deixar falar (uma missão quase impossível para mim) cada vez que via um colega do grupo, orientava-me para me concentrar na corrida e a gerir o esforço, foi meio caminho andado para terminar em bom plano. Grande Tomé!
Como já é habitual, todos os colegas do grupo já tinham terminado. O Ismael estava radiante com os seus 34´55´´ conseguidos nesta prova, batendo assim o seu recorde pessoal. O Cardoso optou por fazer a prova com o Jorge, terminando ambos com 36´. O Jaime e o Fernando também terminaram juntos com 45´. Eu e o Davide também cortamos a meta, praticamente, juntos com 50´18´´.
Que convidativa estava a praia... |
Foi uma prova com um percurso agradável, com poucos desníveis. Estava muita gente a aplaudir e a observar os participantes dando palavras de incentivo.
Foi uma manhã magnífica! Só lamentei não ter tido tempo de ir ao mar. Na prova de S. Pedro não falha!!
Parabéns a todos nós, elementos deste grupo, pela excelente prestação e desempenho que tivemos!
Obrigada, mais uma vez, ao meu amigo Tomé, que me ajudou a melhorar o meu tempo em detrimento do seu!
Termino com uma frase que considerei excelente, pois no fundo resume isto: "os loucos que correm... pelas suadelas!"
"Sai de Amarante cedo para vir à Póvoa apanhar uma grande suadela e agora voltar para casa!" (Jaime Pereira)
"As mais de 3200 pessoas que se mobilizaram para este evento, que contou com uma corrida de 10 km e uma caminhada de 5 km, viram o valor das suas inscrições reverterem a favor de duas nobres instituições, a saber: A casa da Ritinha, representada pela Fundação Filos, e a Casa do Regaço. A solidariedade de todos contribuiu para que cada uma destas duas instituições recebesse um cheque no valor de 4.827,00€." por RunPorto
Resultados
GERAL MASCULINOS
1º Rui Pedro Silva 0:28:56
2º Nuno Costa 0:28:59
3º Daniel Pinheiro 0:29:10
GERAL FEMININOS
1ª Jéssica Augusto 0:32:12
2ª Elisabete Lopes 0:34:25
3ª Eunice Tavares 0:35:58
Sem comentários:
Enviar um comentário