Finalmente, uma Meia Maratona em Amarante!!
Há muito que se falava em realizar uma grande prova de atletismo em Amarante. Mas não passava disso mesmo... do falar! Entre ideias à prática vai uma longa e trabalhosa distância.
Com o apoio do Município de Amarante, a Associação Desportiva de Amarante, representada por três bons "rebeldes" (António Daniel Mendes (Presidente), Elisabete Ribeiro e Davide Pinheiro) ousaram passar das palavras aos atos. A capacidade de iniciativa, a determinação, coragem, dedicação e uma dose de ousadia resultaram neste magnifico quadro!!
![]() |
Um quadro memorável 25 de janeiro de 2015: A agenda registava a realização da Meia Maratona António Pinto, Cidade de Amarante. Cerca de 1100 atletas estavam previstos para a corrida, de 21 km, e para a caminhada solidária. Nunca antes Amarante tinha aglomerado tantos atletas para um evento desportivo. O sucesso estava quase garantido.
6h da manhã: Preparação para uma manhã emotiva e agitada. Todos os aspetos inerentes à prova foram analisados ao pormenor. A partir dali era confiar nas partes intervenientes para que tudo saísse 100%.
Troca de opiniões com Carlos Pereira
Embora eufórica, o nervoso miudinho não me largava. O telemóvel tinha despertado como a dona: não parava calado muito tempo. Informações para ali, indicações para acolá e assim andava eu...
A todo o gás!
S. Gonçalo em versão Fredo!
Observei o Davide atarefado no secretariado, o António Daniel a gerir pormenores de última hora, mas tudo decorria como previsto, sem grandes incidentes.
A voz do Speaker personificado por Nelson Pais, fez-se ouvir. A vivacidade e eloquência demonstradas despertou a manhã fria.
A logística era, calmamente, organizada pelo Rui Monteiro. Alguns aspetos gerais da preparação da partida estavam direcionados para o Miguel Resende, o homem responsável pela gestão de eventos na FullSport. A animação fez-se sentir com a presença do grupo de Bombos Zés P`reiras, Unidos da Paródia. Uma festa amarantina sem bombos, não é festa! Partida: O homenageado, António Pinto deu o tiro de partida. Antes de entrar no carro que seguiria na frente da corrida, olhei para trás. Um magnifico lençol de atletas pintou a rua de cor. Estava tremendamente orgulhosa! Trabalho de equipa dá nisto ;)!!
Orgulho!
O pelotão arrancou e rapidamente se destacaram os mais rápidos. Pude observar imensas pessoas na rua, expectantes, preparadas para ver, incentivar e motivar os atletas. O dia preparou-se de feição. O sol deu mais cor e alegria à corrida. A música não podia faltar na ementa deste magnifico dia. A Tuna de Fridão incentivou perto do km 12 e os Capitão Mocho deram ânimo ao km 19. Logo cedo o nosso atleta amarantino, Rui Teixeira, apoderou-se da frente da corrida e acabou por ganhar o primeiro lugar no pódio. Doroteia Peixoto foi a atleta que se destacou, no feminino.
Rui Teixeira, campeão!
Doroteia Peixoto, campeã!
Meta: A zona da meta estava a abarrotar de pessoas que não quiseram perder o grande momento de ver os atletas a passar o derradeiro pórtico da meta. Simplesmente memorável! Antes da cerimónia protocolar da entrega de prémios, consegui ouvir algumas opiniões dos atletas sobre a prova. Embora tivesse sido uma prova dura, foi agradável, com bonitas paisagens! O público apoiou e incentivou. Uma prova a repetir, para muitos!
Presidente da U.F. de S.G., Elisabete Ribeiro, Dr. José Luis Gaspar (Presidente da C.M.A.), Rui Teixeira, Doroteia Peixoto, António Pinto, António Daniel Mendes (Presidente da A.D.A.), Fernanda Ribeiro, Davide Pinheiro e o Vereador André Magalhães
Rescaldo: Como tinha dito no ínicio, todos os pormenores foram pensados para que este evento fosse um sucesso. No âmbito global, foi! Apraz-me dizer que, numa primeira edição, a máquina organizativa esteve a um bom nível. Enumeraram-se algumas falhas que foram atentamente ouvidas (lidas) e serão estas que nos ajudarão a melhorar e a evoluir. Agradecimentos: Fazendo eu parte do corpo organizativo deste grande evento, e do qual me orgulho, vai um especial agradecimento ao Davide Pinheiro e ao António Mendes. Somos uma verdadeira equipa, coesa, responsável e com muitas potencialidades. O resultado está à vista!! Somos fantásticos!! :) Um enorme obrigada também...
Missão cumprida!
Em suma:
Uma prova de sucesso que se pretende repetir!
A 2ª edição já começa a mexer! ;)
|
quinta-feira, 29 de janeiro de 2015
Meia Maratona de Amarante: uma realidade!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Espectáculo Elisabete....muitos, mas mesmo muitos parabéns para todos vocês que puseram esta prova de pé. Este ano não estive aí (estava inscrito em Viana e acabei por não ir por lesão)...pode ser que para o ano dê para participar.
ResponderEliminarBeijinhos e mais uma vez parabéns
Obrigada Carlos. Para o ano conto contigo! ;)
EliminarBeijinhos
Muitos parabéns! Fico muito contente por vós, por ter corrido muito bem! (Só aqui entre nós, a malta do Norte apoia mais os atletas do que a malta do Sul... Não digam a ninguém que é segredo...) :)
ResponderEliminarSegredo guardado. :) Obrigada Silvio. Uma empreitada de sucesso! ;)
EliminarBeijinhos
Muitos parabéns!!!!!! Fico muito, muito feliz que tudo tenha corrido tão bem, como o vosso esforço bem mereceu!
ResponderEliminarForam um grande, e corajoso, exemplo! Força para mais!
Beijinhos, grande directora!
ps - Tenho a certeza que acabaste o dia bem mais esgotada do que quando fizeste a Maratona :)
Assim que tudo passou senti-me sem forças... vazia! No final da maratona nem esgotada estava! :)
EliminarObrigada, João. Para o ano organiza-te para cá vires! :)
Beijinhos
Parabéns pela prova e pela organização da mesma. Se houve falhas certamente foram poucas e de pouca importância porque não foram muito realçadas.
ResponderEliminarPor ser a minha primera meia maratona, por ser na minha terra natal (Viajei da Guarda para participar), ficará para sempre como uma das melhores recordações desportivas que participei. A todos vós um muito obrigado e até pró ano.
Rui Alves, um imenso obrigada pelas palavras. Muitos parabéns por ter cortado a meta da 1ª meia maratona. A primeira fica sempre registada. Para o ano cá nos encontramos.
EliminarMuitos parabéns! Já ouvi falar muito bem da prova. Força para o ano que vem!
ResponderEliminarObrigada Filipe. É bom saber que, a principal ideia que ficou da prova, foi positiva. Beijinhos.
EliminarGostei imenso da prova.Os meus sinceros PARABÉNS á organização (ELISABETE e ao DAVIDE)pelo empenho e trabalho árduo que tiveram em prol da primeira de muitas meias maratonas que se irão realizar futuramente na linda terra que é Amarante.Criticas não aponto nenhuma para uma primeira prova realizada foi muito boa.PARABÉNS
ResponderEliminarObrigada, grande amigo. Fiquei muito contente por teres conseguido estar presente. Mas mais ainda por teres gostado. Beijinhos
EliminarParabéns, atrasados, mas Parabéns ainda assim.
ResponderEliminarDeu frutos o esforço e isso é o mais importante, mais uma prova que junta pessoas, povoações e atletas!
Agora...é continuar!