segunda-feira, 20 de maio de 2013

8ª Meia Maratona do Douro Vinhateiro

A.D. AMARANTE na Meia Maratona do Douro

Realizou-se ontem, 19 de maio, a 8ª Meia Maratona Douro Vinhateiro. Uma prova bastante atrativa, não fosse esta a Região Demarcada do Alto Douro Vinhateiro - Património Mundial da Humanidade. 
A cidade do Peso da Régua encheu-se de atletas vindos de todos os cantos do país e de outros países. O ambiente era fantástico. As cores dos equipamentos coloriram as ruas e avenidas da cidade. Respirava-se ar desportivo. Muita descontração e entusiasmo eram visíveis nos rostos de todos os participantes.

Primeiro registo do grupo 
Nós, atletas da A.D. Amarante (Davide, Fernando, Jorge, Jaime, Nelinho, Hélder, Veríssimo, Cândido e eu) não quisemos faltar a esta corrida, considerada a mais bela do Mundo. Entusiasmados, chegámos à cidade da Régua para mais uns quilómetros e mais umas "suadelas".
Ambiente colorido!
Como não houve a preocupação de levantar os dorsais (foram levantados na ante-véspera pelo Davide), seguimos para o local de embarque onde aguardamos pelos autocarros, que nos levariam ao ponto de partida (barragem do Bagaúste). Pessoalmente, não achei a melhor opção deslocar milhares de atletas de autocarro, por uma estrada com fracas condições para estes circularem, quando existe a linha do comboio. É certo que teriam de adaptar um apeadeiro ou uma plataforma para a saída das pessoas, mas seria mais prático e menos moroso.
Na barragem de Bagaúste, aproveitamos a presença de todos os elementos para a foto do grupo. Juntou-se a nós um amigo do Davide, Paulo Gomes, com quem já tive a oportunidade de correr numa prova (Family Race). Curiosamente, esta foi a sua 1ª meia maratona na região de onde é natural. 
Após o aquecimento seguimos para o local de partida. Apesar do inicio da prova estar previsto para as 11h, o tiro de partida soou já perto das 11.30h.
Eu e o Davide tínhamos decidido fazer esta prova juntos. A companhia, num ritmo idêntico, ajuda a que os quilómetros não sejam extenuantes e sofríveis. Assim, seguimos num percurso praticamente plano, tendo como companhia o rio Douro e uma paisagem que prima pela diversidade e que não nos deixa indiferentes à sua intensidade e beleza. 
segundo registo com um novo elemento!
A temperatura estava agradável mas o céu apresentava-se com algumas nuvens. Os 12 primeiros quilómetros foram feitos, por ambos, num ritmo confortável  e similar. A chuva aos 8 kms veio refrescar um pouco a temperatura do corpo. A partir dos 13 kms o calcanhar do Davide começou a reclamar. Abrandou o ritmo. Eu continuei. Sentia-me bem e sem qualquer tipo de cansaço ou dores. Pensei "espero por ele mais adiante". Na ponte pedonal, ao km 18, esperei que ele me alcançasse para seguirmos juntos os últimos 3 kms. Apesar de algum esforço adicional, conseguimos cortar a meta abaixo das 2h. Um objetivo que tínhamos em mente e que foi alcançado.

Aspetos negativos:
Uma prova desta envergadura, com elevada exigência logística, numa região privilegiada, nas expectativas criadas pela sua colossal divulgação, considerada ou assim denominada como sendo a "corrida mais bela do Mundo", não pode ter falhas tão básicas e medíocres como as que foram sentidas.  Além da situação dos transportes já aqui referenciada, Como é possível estar mais de 40 minutos, após terminar a prova, à espera para receber uma tshirt para dormir, em vez de uma técnica, uma maçã e uma garrafa de vinho? Vinho do Porto nem vê-lo! Os tão divulgados isótonicos e vinho do porto pelo caminho, não apareceram. Esta situação é inadmissível numa organização que realiza este evento há 8 anos. Os atletas, no final de 21 kms, querem receber os prémios o mais célere possível para  tomar um banho e não apanhar uma seca monumental ao frio e à chuva que se fizeram sentir nessa altura. A inconformidade desta situação foi bem manifestada por todos os atletas através de assobios. Julgo ser premente a organização repensar o método de entrega dos prémios em próximos eventos.

Quanto à vertente desportiva, foi sem dúvida, uma magnifica manhã de prazer de correr, com o deslumbrante Douro a alentar o nosso esforço. 
Saliento também a presença de, cada vez mais amarantinos, nestes eventos. Só nesta corrida estivemos perto de 20. Mas, a nossa maior felicitação foi a vitória do, também amarantino, Nuno Costa, nesta edição da Meia Maratona do Douro. Amarante a correr e a vencer!
Para finalizar, aos meus colegas e amigos do grupo, muitos parabéns pelo empenho e pelo esforço nesta prova. Fico satisfeita por terem terminado todos bem. 
Quero felicitar o Paulo Gomes pela sua estreia numa meia maratona e por a ter finalizado em bom plano.
Segue um especial agradecimento ao Davide pela companhia que me fez ao longo da prova e felicita-lo pelo esforço que impôs para continuar, mesmo com o corpo a reclamar. Conseguiu abstrair-se e a mente impulsionou-o para a meta! Parabéns, miúdo! We can!
Quero agradecer, em geral, a todos aqueles que me cumprimentam e me reconhecem pelos artigos e fotos deste blog. Isto é sinónimo de que a minha dedicação a este espaço é reconhecida e acarinhada. Obrigada a todos que têm a "paciência de me" ler aqui. 

Até à próxima Suadela!!!

CLASSIFICAÇÕES










2 comentários:

  1. Estimada colega das corridas;
    Pelos vistos, um dos que te reconheceram e cumprimentaram fui eu!!!
    Pelo que percebi desta tua crónica, superaste brilhantemente os teus objectivos, e pelo facto associo-me à tua satisfação!!!
    Já deu também para perceber que és bem acarinhada pelo grupo de amigos que te acolheu, o que não é propriamente uma novidade neste meio das corridas. Aliás, é este espirito solidário e de entreajuda que nos impulsiona a correr, correr, correr ....., cada vez mais!!!
    No meu caso, também corro e participo nalgumas provas e, se o faço, é porque o grupo de colegas que me acolheu e com quem treino habitualmente, no caso, OS BRAGUINHAS, me impulsionam a isso, ajudando-me a superar os objectivos que antes julgava inalcançáveis.
    No que diz respeito a esta corrida, traduziste de uma forma perfeita as sensações, os sacrificios, as emoções ...., tudo o que uma corrida como esta nos é capaz de proporcionar!!!
    Quanto às reclamações; como é evidente, ninguém poderia ficar indiferente a tanta falha básica da organização.
    Por falta de tempo ainda não me dediquei à minha crónica sobre esta prova, mas, um destes dias é capaz de vaguear por aí na blogosfera!!!
    Boa sorte para as próximas corridas campeã.

    ResponderEliminar
  2. É, sem dúvida, uma enorme satisfação aliar o desporto ao companheirismo, à diversão e ao convívio. Mais satisfeita fico por saber que me "lêem" e que me reconhecem por isso mesmo. Agradeço as suas palavras e, sempre que me encontrar diga um "olá", pois terei todo o prazer em cumprimentá-lo!
    Continuação de boas corridas e... até uma próxima prova, atleta!

    ResponderEliminar