domingo, 29 de junho de 2014

1ª D`Ouro Run Gondomar


As histórias que o Rio Douro poderia contar, das inúmeras aventuras que em suas margens se vive.  Hoje decidiu contar a que se segue.

" O domingo, para mim, é sempre um dia muito atarefado, principalmente, pela manhã. Os amantes do desporto apreciam as minhas margens para praticar as modalidades que mais apreciam; ora ciclismo, ora corrida ou, simplesmente caminhar. Como é óbvio há também os que se deleitam em navegar nas minhas águas em canoas, em barcos de recreio ou outras embarcações da sua preferência. 
Hoje, 29 de junho, despertei com uma azáfama atípica, na minha margem pertencente a Gondomar, mais precisamente em S. Cosme. Aproximei-me um pouco mais e pude verificar que estavam a edificar pórticos para aquilo que parecia ser uma corrida de estrada. Conclui isso pelo que lia por todo lado em letras garrafais e douradas: D`OURO RUN. Fiquei enternecido por darem o meu nome a este evento. Sei que me apreciam, mas hoje tive mais um motivo de orgulho. Parei para me regalar e apreciar a chegada dos atletas. 
No intuito de me inteirar mais do acontecimento, travei conversa com uma rapariga simpática, oriunda da cidade de Amarante. Apresentou-se como Elisabete Ribeiro. Notei que estava muito entusiasmada para participar nesta prova e também curiosa quanto ao percurso. Aleguei que iria gostar uma vez que o itinerário escolhido era muito acessível e praticamente plano. Contou-me que veio acompanhada com mais dois colegas e amigos: Davide Pinheiro e Miguel Queirós. Também encontrou outros amigos de Amarante, Joaquim Costa, Natércia Teixeira e o Ismael Queirós.
Entretanto pediu licença e foi cumprimentar uns colegas. Observei melhor e verifiquei que pertenciam ao grupo LOUSADA RUNNERS. 
Lousada Runners... e eu ali de verde! :)
Perdi-a um pouco de vista pois tinha ido colocar o dorsal. Enquanto isso o ambiente nesta margem era, sem dúvida, de festa. Conversas animadas, equipamentos coloridos, reencontros de conhecidos... Observei alguns atletas a correr. Deu-me a impressão que estavam a fazer o aquecimento. 
Pouco tempo depois todos os atletas colocaram-se atrás do pórtico de partida e escutei um tiro. Os meus visitantes largaram numa corrida colorida e animada pela minha margem. Decidi acompanhar a Elisabete.
Senti que estava animada e corria sem grande esforço. A certa altura aproximou-se de um senhor. Eu reconheci-o. Era Fernando Poças, vive ali em Gondomar e foi a sua companhia numa prova em Paredes. 
Continuei a acompanhá-la e vi que tinha estabilizado o ritmo. No retorno deu-me a sensação que abrandou um pouco quando decidiu fazer companhia a uma outra atleta (Sandra). Reparei que não largou mais a colega de viagem e chegou mesmo a fazer meia volta para a buscar. 
A meta foi a parte que mais me emocionou. Após o esforço de cada um, chegar ao fim é mesmo uma vitória. 
A minha amiga lá vinha a puxar a sua companheira, quando, na parte final aparece a sua conterrânea, Natércia. As três seguiram juntas para o término. Foi um regalo vê-las cortar a meta. Até posaram para a foto!
Uma chegada em grande: Natércia, eu e Sandra (companheira nos últimos 4 kms)
Assim que lhe foi possível, a Elisabete voltou-se para mim, muito efusiva e satisfeita. Deu-me razão quanto ao percurso. Classificou-o como fabuloso. Agradeceu-me a companhia e despediu-se. 
Após esta manhã especial, decidi continuar o meu curso, preguiçosamente, pelas cidades que banho."

Pertinências:
  • Parabéns à organização desta prova. Um percurso fantástico com paisagens magníficas. Julgo que deveriam repensar a distância e, quiçá, realizar uma meia maratona. As condições estão reunidas, falta só alongar.
  • Ainda à organização, os 15 kms não estavam bem medidos.
  • Ao Ismael Queirós, muitos parabéns por subir ao pódio, na 3ª posição em seniores.
  • António Miranda, foi um prazer ter-te conhecido e ter partilhado com o teu grupo alguns momentos de amena cavaqueira. 
  • Aos meus amigos de odisseia, obrigada por mais uma manhã 100%.
  • Obrigada Sandra, pela tua companhia nos últimos 4 kms. 
  • Pessoalmente, aconselho a participação nesta prova, a realizar-se a 2ª edição. Vale a pena.
Agora provas só em setembro. Os treinos para a mítica iniciam na próxima semana. 
Até breve!!!

trio DEM



Amarante aqui!


Sem comentários:

Publicar um comentário