sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Maratona do Porto - Épica!

Introdução

Hoje falo da Maratona na primeira pessoa. A respeitosa distância de 42,195 km foi um alvo que consegui alcançar graças a 18 semanas de trabalho, minimamente orientado e com alguma disciplina. 
Tenho plena consciência que tenho limites e não tenho grandes antecedentes desportivos. Iniciei-me na corrida como subterfúgio, há pouco mais de 3 anos e acabei por me viciar. A Maratona nunca esteve nos meus planos e considerava algo que nunca iria conseguir fazer. Inscrevi-me em dezembro passado para criar um objetivo a alcançar (e para aproveitar a promoção da Runporto :)). Inscrição feita, sinónimo de meta a atingir.

Os guerreiros!
2 de novembro de 2014 - Acordei muito bem disposta, apesar das poucas horas dormidas. Estava confiante e determinada. Após me juntar ao grupo, seguimos para o Porto. Desta vez alinhamos 10 veteranos da ADA na maratona e 8 na Family Race.
O grande grupo!

A viagem até ao Porto não podia ser melhor. O Davide estava eufórico e foi diversão todo o caminho. Após a típica foto de grupo seguimos para os autocarros que nos levaram à partida. A curta viagem foi igualmente descontraída e hiper divertida. Um nervosismo miudinho pairava no ar e os risos eram espontâneos a qualquer comentário. 
O grande momento aproximava-se. Sentia-me motivada e aquele mundo de cor que os atletas davam à partida, encheu-me de energia positiva. Cruzei-me com o João Campos, uma figura inconfundível e simpática, autor de " Porque a vida não é só corrida!".
Entre um mundo de corredores, alinhei na secção C com o Davide. Decidimos fazer a prova juntos para nenhum quebrar. Éramos 3 os estreantes do grupo; eu (única mulher do grupo a alinhar), o Hélder Ferreira e o José Rocha (Nelinho).
As duas amarantinas prontíssimas!
O tiro de partida estava prestes a chegar porque esta música iniciou. Simplesmente divinal! Arrepiante! Fechei os olhos e escutei. Depois... avancei, feliz pelo passeio de emoções que me aguardava.
Rotunda da Boavista. Simulação de voo!
Eu e o Davide seguimos a um ritmo confortável e sem euforias. Fizemos os primeiros 10 kms quase sem os sentir. A cada km o Davide perguntava a quem pertencia (cada km 1 pessoa). Alguma conversa, surpresas à mistura (escutar o meu nome de um 4º andar de um prédio, não é muito comum!) "Obrigada, Olivia, pela grande surpresa e por teres acordado tão cedo só para me apoiares!! Adoro tu!!!" Este momento foi mágico e deu-me um alento inimaginável!
Fisicamente não me sentia mal, apenas um ligeiro incomodo num gémeo e na coxa esquerda. Ignorei e segui tranquila.
Alegriaa!
Ao km 15 outro momento extasiante: a separação dos atletas da Family Race e os da Maratona. É qualquer coisa de sublime. Seguiam os audazes!
A viagem prosseguiu sem grandes alertas, mas o gémeo ia refilando. Senti algum receio de uma dor mais forte. Senti medo de não conseguir... Tirei estas ideias da cabeça e segui com o Davide a dizer que me queria  ver com um sorriso no lado de Gaia.
Com 21 kms feitos senti algumas tonturas e dores de cabeça, aliado ao incomodo do gémeo. Abrandei o ritmo para tentar recompor-me. Concentrei-me na postura e nos atletas que corriam ao nosso lado. O Davide motivava e ajudava na tarefa de ignorar as mazelas.
Km 25, hora de verter águas. Não dava para adiar. Aproveitei para tomar um gel, beber água e comer banana. Seguimos tranquilos até à Afurada. As dores de cabeça e tonturas tinham desaparecido mas as pernas estavam a ficar teimosas. Não as escutei. Segui de queixo levantado e sorriso no rosto.
Outra surpresa me aguardava ao km 28. O meu amigo Marco estava no km que lhe tinha sido atribuído, de bicicleta e máquina em punho. As suas palavras foram mágicas: " Vamos Elisabete! Agora é a cabeça que corre!" Potente!! As pernas ganharam logo outra vida. Grande Marco!!
Logo à frente encontrei o João Lima. Aproximei-me de forma a poder dar um "hi five" e motivação.
Km 30 foi a altura de abrandar para abastecer e alongar o gémeo uns segundos. Este simples gesto foi determinante para os derradeiros kms até à meta.
Recomeçamos e depressa senti a dor a desaparecer. Apesar do cansaço próprio, senti-me com mais energia. Não segui pelo empedrado de Gaia. Aproveitei sempre os passeios para evitar danos.
Ao km 33 começo a sentir uma dor nas costas que me prendia o movimento da perna direita. Abrandei e o Davide ganhou-me um avanço de 10 metros. Precisava reencontrar o meu ritmo e ignorar a dor. Alinhei as costas e equilibrei a passada. Parar não estava nos meus planos.
Segui nesta luta até ao km 35. Aqui bebi isotónico, água e tomei um gel.
Próxima paragem: a meta... mas, se até então era eu que vinha a orientar as mazelitas da minha estrutura óssea, a partir dali foi o Davide quem começou a sentir algumas dificuldades nos tornozelos. Tivemos de abrandar. O tlm também tocou nessa altura a confirmar a presença dos nossos filhos na meta. Mais uma força a  puxar pelo coração.
A partir do km 39 o meu corpo teve uma reação inesperada: pernas leves, respiração controlada, energia em alta e dores... que dores??? Não sabia o que eram dores nessa altura. Aliás, também não foram assim tantas que senti até ali! Só tinha vontade de acelerar, mas o Davide estava em dificuldade para me acompanhar.
Olho o mar a ser atingido pelos relâmpagos. O céu cinzento e pesado fazia prever uma enorme chuvada... e choveu!!
No km 40, já debaixo daquele dilúvio surge o Jaime, de guarda chuva. Pedi para acompanhar o Davide. Seguimos rumo à meta.
A euforia tomou conta de mim, e aqueles 2 últimos kms corri-os como se tivesse a iniciar a prova... acho que estava anestesiada ou em piloto automático. Não senti o peso de 40 kms nas pernas!
Km 42 vejo o meu filho. Ele correu até mim e dá-me a mão. Naquele momento ouço a voz do grande amigo, José Belmiro, que estava ali para dar o impulso final "Força Elisabete, falta pouco!". Ter resistentes assim na linha da meta não é para todos!
Olhei para o meu filho e o coração disparou de alegria. Imensa alegria! As lágrimas misturaram-se com a chuva. As pernas voavam, indolores. O meu filho dizia "Força mãe, tu consegues!!! Mãe, tu conseguiste!!!
Terminei os 42,195 km  num momento Épico, único e inesquecível com a minha vida... o meu Rafael! Ainda não encontrei uma foto a provar este momento, mas o registo ficará gravado no meu coração, para sempre.
O Davide também teve o privilégio de cortar a meta com o filho, graças à esposa (Elisabete Gonçalves) que aguentou com os miúdos (o meu filho e o dele) debaixo da chuva diluviana. Eles sim, foram uns verdadeiros heróis.
Assim que terminei senti uma má disposição e seguiu-se uma sessão de tentativa de vómito. Talvez uma acidose metabólica, o certo é que depressa passou.
Senti a adrenalina ao máximo nível. Sem sombra de dúvida uma viagem emocionante e uma enorme vitória pessoal. Uma satisfação indescritível, que, por muito que tente escrever, nunca conseguirei transmitir em palavras o que se sente nestes momentos.
Merecida!!

Agradecimentos:
Após ter tomado a decisão de fazer a maratona, recebi muitas mensagens de força e de motivação por parte de amigos e conhecidos que, tal como eu, são loucos pela corrida. Também houve quem não acreditasse que eu seria capaz e duvidavam mesmo que eu cortasse a meta. Mas isso tornou-me mais forte. Canalizei toda a minha atenção na preparação e nas pessoas que acreditaram em mim.
 - Assim, quero agradecer aos meus seguidores deste blog um imenso obrigado pelo apoio que me deram em todas as etapas. (Ana Pereira, João Lima, Carlos Cardoso, Filipe Torres, o meu conterrâneo, Joaquim Costa, Silvio Horta... e todos os que lêem mas não comentam)
 - Um agradecimento especial a todos os que me acompanharam durante 42 km, no pulso direito. Cada um com uma característica e motivação próprias. Mesmo os que não puderam estar presentes, estiveram em pensamento e no coração.
 - Obrigada Marco Magalhães, por estares no teu km a injetar-me energia!
 - Obrigada Olivia, pela amiga que foste e que és!
 - Obrigada Belmiro, pelo alento especial na descida para a ribeira e na reta da meta!
 - Obrigada Jaime, por estar à nossa espera debaixo de forte chuva, para nos levar à meta!
 - Obrigada Elisabete Pinheiro, por estares com meu filho no final e... por tudo!
 - Obrigada Sr António e D. Engrácia, por esperarem por nós debaixo do dilúvio.
 - Obrigada a todos os atletas que se cruzaram por mim e deram um grito de incentivo.
 - Obrigada aqueles amigos que me ligaram e enviaram mensagem a saber se tudo tinha corrido bem!
Finalmente vai um enorme agradecimento ao grande amigo, Davide Pinheiro, que sempre me apoiou e participou em grande parte da preparação. Fazer a prova em sua companhia foi decisivo para o seu sucesso. Equilíbrio e moderação foram as palavras de ordem! Mil vezes obrigada!
Agora sou... Maratonista!

Um obrigada a todos os que conseguiram ler o post até aqui e terminaram a leitura com um sorriso!
Grande Maratona!


22 comentários:

  1. A Maratona é isso mesmo.
    Parabéns és GRANDE!

    ResponderEliminar
  2. Como a Elisabete afirma e bem, épico! O sentir desta experiência é algo que não se transmite, reporta-se, mas o que se sente, fica eternamente dentro de nós e só. Um abraço e muito grato pela honra com que me presenteou, o 21º. Km e pela estima que nos invade de forma recíproca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Albísio, muito grata pelo carinho e por essa grande estima. Em janeiro espera-nos uns bons minutos de conversa. :)

      Eliminar
  3. Como costumo dizer, a nossa vida de Atletismo é dividida em duas, AM e DM (Antes Maratona e Depois Maratona) e o momento único e épico de cortar aquela meta, transforma-nos e, apesar de ser um momento fugaz, cola-nos para todo o sempre.

    MUITOS PARABÉNS MARATONISTA ELISABETE :)

    Beijinhos e aproveita bem o momento!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande João. A corrida tem disto, demonstra toda a euforia, felicidade e satisfação que um humano pode sentir...
      Pura paixão.
      Obrigada João. Beijinhos

      Eliminar
  4. Mais uma vez muitos parabéns colega Maratonista....grande e épica estreia. Por muitas mais Maratonas que venhas a correr, esta será sempre a mais especial de todas.
    Beijinhos e boa recuperação.

    P.S. E mais uma vez obrigado pelo km 31 :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, foste uma referência nesta aventura.
      Obrigada! Beijinhos

      Eliminar
  5. Agora, a lagrimazinha no olho tenho-a eu, é assim, há coisas que nos comovem...pronto :)

    Tanto que pensei em ti! Nunca duvidei que conseguisses! E esta é a 1ª de muitas que aí vêm, vais ver! Tão bom ter o filhote na meta! Terminar com ele...momento ímpar, gravado no teu coração :) mas há por aí tantas fotos....estão é todas muitos dispersas e é pena....Da minha parte já sabes, se te encontrar nalguma foto, aviso-te logo!

    E não te vi.... mas estava contigo, isso tu sabes!

    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estiveste sempre comigo... quando me sentia a "cair" olhava para a minha pulseira. A força que ela emanava era indescritível.
      2015 aguarda-nos e, provavelmente, a presença na maratona e, quem sabe se não alinhamos as duas??
      Beijinhos e grata pelo apoio

      Eliminar
  6. Muitos parabéns, e bem-vinda ao "clube" dos maratonistas!

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns! Esta mulher é do Norte carago! (Mesmo que não tivesse terminado a Maratona seria à mesma já que teve uma longa preparação para a Maratona e só por aí seria de dar parabéns!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Foi uma grande prova e uma grande provação. Amei a experiência. :) Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  8. Bom dia, corro á cerca de 2 anos, 10Km, 15KM,16KM, e Meia Maratona (que custou Muito).
    Este ano fiz a Family Race, Mas quero em 2015 fazer a Maratona do Porto, se Deus quiser e me ajudar, comecei já a intensificar os treinos.
    Obrigado pelas dicas e Bem haja.
    Cumprimentos.
    Gonçalo Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gonçalo, para o ano o objetivo são os 42. Não é assustador, é desafiante!
      Bons treinos e aguardarei ler o seu relato dessa experiência!
      Cumprimentos.

      Eliminar
  9. Terminei de ler com um sorriso :-)
    Parabéns Elisabete, pelo teu blog, por essa força, energia e sorriso contagiante.
    Falamos pela 1ª vez ao km 19,5 na Maratona de Ovar (26ª), lembras-te? Uma semana mais tarde, partilhei contigo que ia fazer Maratona do Porto pela 1ª vez, com pouco treino.
    Tu sem me conheceres deste-me força e ofereces-te apoio.
    Fiquei feliz por dedicares km 36 :-)
    Cruzamos no percurso da Maratona e as palavras que trocamos parecia que já nos conhecíamos muito tempo. Estávamos felizes  
    Fiquei triste e peço desculpa por não ter esperado e te ver chegar:-( E sim tirar a foto que tanto querias :-( :-(
    Mas mal terminei começou aquela chuva 
    Ao cortar meta vi meu Pai e minha Família e fui encontro deles para tira-los daquele diluvio.
    Foi o não pensar em mais nada..o estar super feliz por ter conseguido, por tudo!!! Adorei
    Mas certamente que vamos nos encontrar mais vezes :-) :-)
    Beijinhooo<3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que me recordo! Aliás, quase terminamos juntas em Ovar... a mim é que me deu para destravar! Quem corre sofre deste sentimento: empatia e amizade para a vida de corredor... e não só! Fiquei muito contente em ver fotos tuas na meta. As minhas recordações da meta guardo-as no coração. Aquele sentimento único e indescritível. Somos maratonistas, somos guerreiras e somos nós. Se não for antes, estaremos juntas em janeiro, aqui em Amarante. Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  10. Acreditas que já tinha pensado uma data de vezes "mas a Elisabete não escreve o post da maratona porque? Será que correu mal?" Afinal escapou-me!! E que grande post, espectacular, até me arrepiei com aquele final! Muitos parabéns, foi um prazer acompanhar o teu treino árduo e fico muito feliz por ter resultado! Beijinhos e parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A meta principal foi atingida, Filipe, graças ao trabalho prévio e ao forte incentivo que também me deste. Uma força enorme que guardei para me ajudar quando estava a custar mais um pouco. Obrigada por estares aí. :)

      Eliminar
  11. Não nos conhecemos mas sigo o seu blog desde que decidi participar na maratona do Porto (a minha primeira). É curioso que também terminei debaixo do tal dilúvio (4h36) mas nos ultimos kms e com a injecção de adrenalina graças à presença da minha filha de 3 anos, parece que os 40kms para trás não tinham existido.

    Muitos parabéns e obrigado porque de certa forma fui aprendendo com as suas dicas de treino. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada António. Parabéns por ter terminado a sua, também, primeira Maratona. Tal como eu, não deve ter registo fotográfico da chegada à meta. Mas o importante ficou.
      Fico muito contente por ter contribuído, de alguma forma, para a sua preparação. Obrigada por me acompanhar.
      Bons treinos para os novos desafios na estrada. :)

      Eliminar