quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Meia Maratona de Amarante: uma realidade!

Finalmente, uma Meia Maratona em Amarante!!

Há muito que se falava em realizar uma grande prova de atletismo em Amarante. Mas não passava disso mesmo... do falar! Entre ideias à prática vai uma longa e trabalhosa distância. 
Com o apoio do Município de Amarante, a Associação Desportiva de Amarante, representada por três bons "rebeldes" (António Daniel Mendes (Presidente), Elisabete Ribeiro e Davide Pinheiro) ousaram passar das palavras aos atos. A capacidade de iniciativa, a determinação, coragem, dedicação e uma dose de ousadia resultaram neste magnifico quadro!!

Um quadro memorável

25 de janeiro de 2015: A agenda registava a realização da Meia Maratona António Pinto, Cidade

de Amarante. Cerca de 1100 atletas estavam previstos para a corrida, de 21 km, e para a caminhada solidária. 
Nunca antes Amarante tinha aglomerado tantos atletas para um evento desportivo. 
O sucesso estava quase garantido. 

6h da manhã: Preparação para uma manhã emotiva e agitada. Todos os aspetos inerentes à prova foram analisados ao pormenor. A partir dali era confiar nas partes intervenientes para que tudo saísse 100%. 
Troca de opiniões com Carlos Pereira

Embora eufórica, o nervoso miudinho não me largava. O telemóvel tinha despertado como a dona: não parava calado muito tempo. Informações para ali, indicações para acolá e assim andava eu...


A todo o gás!

S. Gonçalo em versão Fredo!

Tentei estar com o máximo de atletas, conhecidos, mas os afazeres eram tantos que poucos segundos me eram permitidos para confraternizar.


Rui Andrade e o seu HOPE!

Observei o Davide atarefado no secretariado, o António Daniel a gerir pormenores de última hora, mas tudo decorria como previsto, sem grandes incidentes.
A voz do Speaker personificado por Nelson Pais, fez-se ouvir. A vivacidade e eloquência demonstradas despertou a manhã fria.


A logística era, calmamente, organizada pelo Rui Monteiro. Alguns aspetos gerais da preparação da partida estavam direcionados para o Miguel Resende, o homem responsável pela gestão de eventos na FullSport.
A animação fez-se sentir com a presença do grupo de Bombos Zés P`reiras, Unidos da Paródia
Uma festa amarantina sem bombos, não é festa!


Partida: O homenageado, António Pinto deu o tiro de partida. 
Antes de entrar no carro que seguiria na frente da corrida, olhei para trás. Um magnifico lençol de atletas pintou a rua de cor. Estava tremendamente orgulhosa! Trabalho de equipa dá nisto ;)!!


Orgulho!



O pelotão arrancou e rapidamente se destacaram os mais rápidos. 
Pude observar imensas pessoas na rua, expectantes, preparadas para ver, incentivar e motivar os atletas. 
O dia preparou-se de feição. O sol deu mais cor e alegria à corrida. A música não podia faltar na ementa deste magnifico dia. A Tuna de Fridão incentivou perto do km 12 e os Capitão Mocho deram ânimo ao km 19.
Logo cedo o nosso atleta amarantino, Rui Teixeira, apoderou-se da frente da corrida e acabou por ganhar o primeiro lugar no pódio. Doroteia Peixoto foi a atleta que se destacou, no feminino.


Rui Teixeira,  campeão!

Doroteia Peixoto, campeã!


Meta: A zona da meta estava a abarrotar de pessoas que não quiseram perder o grande momento de  ver os atletas a passar o derradeiro pórtico da meta. Simplesmente memorável!
Antes da cerimónia protocolar da entrega de prémios, consegui ouvir algumas opiniões dos atletas sobre a prova. Embora tivesse sido uma prova dura, foi agradável, com bonitas paisagens! O público apoiou e incentivou. Uma prova a repetir, para muitos! 


Presidente da U.F. de S.G., Elisabete Ribeiro, Dr. José Luis Gaspar (Presidente da C.M.A.), Rui Teixeira, Doroteia Peixoto, António Pinto, António Daniel Mendes (Presidente da A.D.A.), Fernanda Ribeiro, Davide Pinheiro e o Vereador André Magalhães

Rescaldo
Como tinha dito no ínicio, todos os pormenores foram pensados para que este evento fosse um sucesso. No âmbito global, foi! Apraz-me dizer que, numa primeira edição, a máquina organizativa esteve a um bom nível. 
Enumeraram-se algumas falhas que foram atentamente ouvidas (lidas) e serão estas que nos ajudarão a melhorar e a evoluir.

Agradecimentos:

Fazendo eu parte do corpo organizativo deste grande evento, e do qual me orgulho, vai um especial agradecimento ao Davide Pinheiro e ao António Mendes. Somos uma verdadeira equipa, coesa, responsável e com muitas potencialidades. O resultado está à vista!! Somos fantásticos!! :)

Um enorme obrigada também...


  • Ao Pedro Lopes e ao Luis Mendes por se terem aliado à equipa, para orientação e coordenação do Staff e todos os outros pormenores pertinentes. 
  • A todos os que se voluntariaram para fazer parte do Staff e auxiliar-nos, nesta manhã fria. Sem vós o sucesso da prova não seria possível.
  • Aos elementos da GNR que trabalharam em prol da segurança dos atletas.
  • Ao Rui Monteiro (logística), ao Miguel Resende (eventos) e João Gomes (secretariado) pela ajuda e profissionalismo que demostraram no antes, durante e pós evento.
  • Ao Nelson Pais pela enorme mais valia na gestão dos atletas e como excelente Speaker.
  • A todos os amarantinos que sairam à rua para aplaudir e incentivar os atletas.
  • Aos elementos do grupo que ajudaram na organização.  
  • Ao comércio, juntas de freguesia e empresas locais que apoiaram esta prova.
  • A toda a equipa técnica e logística da FullSport.
  • A todos os fotografos que registaram os grandes momentos deste dia.
  • A todos os atletas que ousaram viajar até Amarante para colorir as suas ruas de alegria, cor, desportivismo e amizade.

Missão cumprida!

Em suma:
Uma prova de sucesso que se pretende repetir!
A 2ª edição já começa a mexer! ;)











13 comentários:

  1. Espectáculo Elisabete....muitos, mas mesmo muitos parabéns para todos vocês que puseram esta prova de pé. Este ano não estive aí (estava inscrito em Viana e acabei por não ir por lesão)...pode ser que para o ano dê para participar.
    Beijinhos e mais uma vez parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carlos. Para o ano conto contigo! ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Muitos parabéns! Fico muito contente por vós, por ter corrido muito bem! (Só aqui entre nós, a malta do Norte apoia mais os atletas do que a malta do Sul... Não digam a ninguém que é segredo...) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segredo guardado. :) Obrigada Silvio. Uma empreitada de sucesso! ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Muitos parabéns!!!!!! Fico muito, muito feliz que tudo tenha corrido tão bem, como o vosso esforço bem mereceu!
    Foram um grande, e corajoso, exemplo! Força para mais!

    Beijinhos, grande directora!

    ps - Tenho a certeza que acabaste o dia bem mais esgotada do que quando fizeste a Maratona :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim que tudo passou senti-me sem forças... vazia! No final da maratona nem esgotada estava! :)
      Obrigada, João. Para o ano organiza-te para cá vires! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Parabéns pela prova e pela organização da mesma. Se houve falhas certamente foram poucas e de pouca importância porque não foram muito realçadas.
    Por ser a minha primera meia maratona, por ser na minha terra natal (Viajei da Guarda para participar), ficará para sempre como uma das melhores recordações desportivas que participei. A todos vós um muito obrigado e até pró ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Alves, um imenso obrigada pelas palavras. Muitos parabéns por ter cortado a meta da 1ª meia maratona. A primeira fica sempre registada. Para o ano cá nos encontramos.

      Eliminar
  5. Muitos parabéns! Já ouvi falar muito bem da prova. Força para o ano que vem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Filipe. É bom saber que, a principal ideia que ficou da prova, foi positiva. Beijinhos.

      Eliminar
  6. Gostei imenso da prova.Os meus sinceros PARABÉNS á organização (ELISABETE e ao DAVIDE)pelo empenho e trabalho árduo que tiveram em prol da primeira de muitas meias maratonas que se irão realizar futuramente na linda terra que é Amarante.Criticas não aponto nenhuma para uma primeira prova realizada foi muito boa.PARABÉNS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, grande amigo. Fiquei muito contente por teres conseguido estar presente. Mas mais ainda por teres gostado. Beijinhos

      Eliminar
  7. Parabéns, atrasados, mas Parabéns ainda assim.
    Deu frutos o esforço e isso é o mais importante, mais uma prova que junta pessoas, povoações e atletas!
    Agora...é continuar!

    ResponderEliminar