quinta-feira, 16 de julho de 2015

Destino... 42 km!




Há um ano atrás, por esta altura, já tinha iniciado o plano traçado para fazer a maratona. Foram 18 semanas de disciplina, empenho, dedicação e... muito cuidado para não atrair lesões. Durante esse período aprendi a controlar a minha ansiedade, a moderar o esforço e a obedecer ao plano mesmo quando o corpo ou as circunstâncias me desfocavam.
As 18 semanas culminaram numa prova tranquila em que o objetivo foi concluir, bem, feliz e sem mazelas. O propósito foi conseguido! 
O que ficou da maratona? Tal como alguns amigos atletas bem me disseram: a partir do momento que cortamos a meta dos 42 km passamos a ter uma visão da vida completamente diferente... e de nós. Afinal há coragem, vontade, força, determinação e animo que nos move até à meta. Afinal não somos tão fracos assim. Afinal somos capazes!!
Este ano propus-me a efetuar, novamente, a perípécia de correr a maratona. O plano que irei cumprir será mais reduzido (8 a 12 semanas). Como tal, neste momento, apenas vou metendo alguns kms nas pernas mediante a minha vontade e a ritmos tranquilos. 
No meio disto tudo sinto a ausência de algo que me impede de ter o mesmo entusiasmo de há um ano atrás: o desconhecido. Sei já o que é correr 42 km. A novidade dissipou-se... mas também sei que não há provas iguais! No entanto sinto a falta de um ingrediente para apimentar o entusiasmo e cravar a determinação.  Aquelas "borboletas" no estômago voaram para longe. As palpitações incomuns não surgem quando falo na maratona. Ou então... amadureci as minhas perspetivas e sensações quanto a esta "miúda". 
Provavelmente, com o inicio do plano, a motivação retorne... mas continuo a sentir que falta algo... mas o quê?
Preciso acionar o filtro para conseguir rumar  aos 42 km!




4 comentários:

  1. E porque não tentas melhorar o teu tempo do ano passado ? Talvez assim cries motivação , desejo e mais gosto pela corrida . Dia a dia interioriza que és capaz de vencer todos os obstáculos a que te propões e verás que não há nada que TU não consegues alcançar .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Angelo. A ideia é melhorar o tempo em relação ao ano passado. Sei que sou capaz... a ver se com o plano a motivação volte. Obrigada. Beijinhos

      Eliminar
  2. Hum... é perigoso pensar que se já se fez uma, é dado adquirido fazer outra. Cada uma é muito diferente de qualquer outra.
    Há um estudo que revela que 23% (quase um quarto!) dos maratonistas têm a sua melhor marca na Maratona de estreia, o que não deixa de ser um valor estranhamente alto.
    Uma das justificações é o facto de, com o medo, treinarem-se de forma muito intensa para a primeira, enquanto para as outras já não o fazerem de igual modo pois pensam que já têm a experiência necessária.

    Pelo que se deduz das tuas palavras estás com alguma falta de motivação. Isso é algo que só tu poderás ir buscar mas vê a Maratona como o grande desafio que é. Não é qualquer atleta que faz uma e dos que fazem uma, vários não conseguem a segunda. Luta pela bi-Maratona com o mesmo entusiasmo pois o desafio e o grande orgulho que é terminar uma Maratona, assim o merece.

    Força! Que sejas muito feliz nesta 2ª!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O fator "receio pelo desconhecido" já não existe. Talvez por esse motivo ande mais calma e sem aquela euforia tipica da novidade. Talvez a motivação esteja entranhada e misturada com esta despreocupação. Talvez a verdadeira motivação desperte quando iniciar o plano de treinos. Talvez seja mesmo este emaranhado de sentimentos que me fazem sentir falta de algo... talvez eu quisesse sentir tudo como ano passado... bem, seja como for, treinarei para a maratona o mais afincadamente possivel. Obrigada João, pela força. ;)

      Eliminar