terça-feira, 11 de agosto de 2015

HÁ FEST... em Amarante Night Run


AMARANTE NIGHT RUN, o evento surpresa, que aglomerou mais de um milhar de pessoas, no largo de S. Gonçalo, para participarem numa corrida/caminhada de 5 km, num percurso citadino, parte dele, pelas magníficas margens do rio Tâmega. 
O A.N.R. estava integrado na programação do HÁ FEST!, o festival que celebra a Semana da Juventude em Amarante, de 5 a 12 de agosto. Um projeto novo e inovador, apresentado pela Autarquia, com diversas atividades artísticas direcionadas para os jovens. Entre a dança, arte, música, cultura, o desporto também não podia faltar.
Amarante Night Run, organizado pela Associação Desportiva de Amarante com o apoio da Câmara Municipal, resumiu-se a um grandioso momento de festa desportiva, com a participação de pessoas de todas as faixas etárias e diferentes preparações físicas. Desde o bebé de colo ao atleta mais experiente. A noite encheu-se de luz e vida ao longo de 5 km. Amarante respirou animação, convívio, desporto e boa disposição. Finalizou com a largada de balões luminosos.

O dia foi atarefado para os elementos que  integraram os bastidores da organização deste evento. 
A minha parte iniciou a meio da tarde com a separação da lista geral de inscritos por grupos alfabéticos. 
Preparativos
Em S. Gonçalo já os indícios de festa eram visíveis. O pórtico foi colocado assim que o trânsito ficou interdito naquela rua. A música já soava e alguns transeuntes aproximavam-se para questionar qual a natureza do evento. Informações aqui, conversas ali, chegou a hora de armar a tenda para o secretariado. Os membros do voluntariado apareceram à hora marcada e as indicações das tarefas a realizar foram dadas. Um agradecimento especial aos voluntários pela ajuda prestada. 
Criadas quatro filas para levantamento dos kits, todos os braços foram poucos para tamanha azáfama. Nem consegui ver que tipo de coreografias foram utlizadas na aula de zumba, que antecedeu a partida da corrida. Apesar de alguns contratempos, tudo foi solucionado. 
Consegui gravar a partida do evento e, após uma pequena corrida até ao rio, registei a passagem do comboio de atletas, quer em corrida, quer na caminhada.
Aliar o desporto, sorrisos, alegria e boa disposição às margens do rio Tâmega, tornaram estas mais belas e a cidade mais colorida.


No final, enquanto aguardavam pelo lançamento dos balões luminosos, criou-se um ambiente descontraido e animado entre os participantes. O clima era de festa. A boa disposição estava marcada em cada rosto. O evento foi, sem sombra de dúvida, um sucesso. Arestas a limar? Naturalmente que sim, mas recordo e reforço que o tempo dado para organizar esta atividade resumiu-se a três semanas. Mesmo com esta condicionante, foi conseguido um evento de sucesso, com perspetivas de continuidade.


Fica aqui o meu registo em FOTOS e vídeo. 









Sem comentários:

Publicar um comentário