quarta-feira, 1 de maio de 2013

1º de maio na Albufeira do Tâmega

Em cima da esq. para a direita (Hélder, Jorge, Manuel)
Em baixo (Cardoso, eu, Davide, Fernando, Jaime e Macedo)

A Casa do Benfica no Marco, com o apoio da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, organizou hoje, 1 de maio, o 2º Grande Prémio de Atletismo Albufeira do Tâmega - JOMA.

O dia acordou solarengo e com uma temperatura agradável, a contrastar com o frio do dia anterior. Após reunir no local e hora marcada, eu e alguns elementos do meu grupo de corrida, seguimos em direção ao Marco, para participar nesta prova.  
Verificação dos dorsais
Chegados lá, tratei de levantar os dorsais. Apesar de não estarem presentes muitos atletas, ainda tive de esperar algum tempo para os ter comigo. Se fosse uma prova que tivesse um grande número de participantes, seria o caos para levantar os dorsais. Aliás, já tive essa experiência em Sto Tirso, com esta organização.
Foi aqui, enquanto aguardava pelos dorsais, que reconheci um grupo de atletas que encontrei no Urban Trail, no Porto. Um grupo com um nome curioso "Falta muito?". As provas são isto também: reencontro de conhecidos, amigos ou colegas. 


Alguns elementos do grupo "Falta muito?"
Quando estávamos todos equipados, posiciona-mo-nos para a foto da praxe. Cravei o Francisco, com quem conversava no momento, para  ser o fotógrafo. Saiu-se bem!
Decidimos fazer um aquecimento no percurso pedonal à beira Tâmega. Descontraídos, tendo o rio como parceiro inspirador, sentimo-nos mais preparados para a exigente prova.
OOPS!! Apanhada com as calças na mão! :D
Atrás da linha da meta não estavam mais de 2 centenas de atletas. A concentração foi rápida e as 10.30h estavam próximas. Distraídos com a conversa, soou o tiro de partida. Um pouco aturdida, liguei o GPS e arranquei para a primeira subida da prova, tentando encontrar o ritmo. Precipitei-me um pouco e acabei por  fazer o primeiro quilómetro mais rápido. Um erro básico que me fez sofrer um pouco nos quilómetros seguintes. Um outro senão foi o facto de, aos 1300 m, ter que fazer o retorno até ao ponto de partida, para depois voltar a subir. Desmotivam-me circuitos demasiado repetitivos.
Enquanto tentava gerir o meu esforço neste percurso muito instável, verifiquei que havia uma atleta que estava com o ritmo muito aproximado do meu. Decidi meter conversa e propus-lhe que fizéssemos o resto da prova juntas. A Carla (assim se chama a atleta) concordou de imediato e seguimos as duas estrada acima. Apesar de ser um circuito um pouco duro, realizá-lo com companhia, facilitou bastante. O apoio era mútuo e o incentivo em continuar aumentou.
A corrida não é só meter quilómetros nas pernas, nem fazer este ou aquele tempo. A corrida é também companheirismo e solidariedade.
Ao quilómetro 9 verifico, com alguma preocupação, que um colega do meu grupo estava a entrar para a ambulância, por não estar a passar bem. Questionei como estava ele e responderam-me que já estava a melhorar. Mais tranquila, seguimos as duas em direção à meta.
Foi fantástico poder terminar bem e, mais uma vez, em boa companhia.
Fim da prova... relax
Assim que cheguei junto dos meus colegas quis inteirar-me da situação do nosso colega. Pelas informações recebidas estava melhor, embora, um pouco mais tarde teve de ser assistido no hospital por questões de segurança e maior tranquilidade.
Todos os outros elementos terminaram bem e com bons resultados. Faço uma especial ressalva ao Davide Pinheiro, que, nesta prova durinha, fez o seu melhor tempo de sempre nesta distância. Parabéns amigo, estás imparável!
Mais uma prova realizada, mais um teste feito e mais uns quilómetros que, apesar de durinhos, me deixa sempre com um sorriso no rosto. O tempo com que finalizei não foi tão mau assim (54`) mas isso não é o mais importante. Num universo de quase 2 centenas de atletas, não chegaram a 2 dezenas as mulheres a participar. Só por este motivo sinto-me feliz por fazer parte de um número reduzido de mulheres que teve a audácia de participar, de fazer e de concluir. Parabéns às mulheres que hoje tiveram essa coragem!
Mais uma vez, obrigada Carla Ferreira, pela companhia!
Parabéns, Davide, estás um verdadeiro atleta!
Parabéns, amigos do grupo (Nelinho, Jorge, Jaime, Macedo, Cardoso,Fernando e Hélder) pela vossa excelente prestação.

Agora, até dia 12, na Póvoa!

Classificações



1 comentário:

  1. Olá Elisabete

    Eu é que te agradeço pela companhia e força nesta prova. Espero mesmo que nos voltemos a encontrar noutras corridas...com mais suadelas.
    Bj

    Carla Ferreira

    ResponderEliminar