terça-feira, 8 de outubro de 2013

Meia Maratona de Ovar - 2013


 13 em Ovar!

Após uma noite de Gala, o dia despertou para mais uma corrida. Destino: Ovar.
Além do grupo do costume, juntaram-se a nós o Manuel Fernandes (AmaranteTrail Running) e o João Reis. Este último, um auto-didata da corrida e, também, um ótimo atleta. 
Meia Maratona de Ovar sem Joaquim Costa não era a mesma coisa. Assim, e para registo posterior, este enquadrou a foto de grupo, bem como o Paulo Abreu. 
O Costa e o Paulo ajustaram-se ao quadro!
Com tudo isto a hora da partida avizinhava-se. A dificuldade em entrar no recinto aumentou e o nervoso miudinho instalou-se. Afinal só eram uns meros 21km e 97m que nos aguardavam! Certificamo-nos que os relógios GPS estavam prontos para serem acionados. O tiro de partida soou e passado o pórtico... start.
Prova iniciada. Os atletas seguiam pela rua, num zig zag constante, até encontrarem o seu ritmo e o seu lugar, sem causar atropelos. 
Uma temperatura primaveril quis acompanhar-nos e a hidratação era fundamental. Assim que cheguei ao 1º abastecimento, a garrafa de água fez-me sempre companhia. Sentia-me bem, apesar de algum cansaço acumulado dos dias anteriores.
Como já conhecia o trajeto deu para gerir melhor o esforço. Ao 10º km sabia que iria cortar a meta abaixo das 2h. Seria muito azar não o conseguir dada a forma como me estava a sentir.
Antes de chegar ao furadouro encontrei o Jaime a caminhar.  A sua lesão deu de si. Ao km 16 encontro o Fernando, no retorno, também com dores numa perna e a sofrer um pouco com o esforço. Vim apanhá-lo a cerca de 1 km da meta. Não quis que esperasse por ele. Segui e cortei a meta com o meu gps a marcar 1h 56m 56s. Tal como tinha previsto, abaixo das 2h. Se conseguia melhor? Sim, talvez conseguisse. Quase não saí da minha zona de conforto. Com sol e calor não entro em euforias... no entanto, posso dizer que fiz a prova sem sofrer, nem mesmo com os dedos dos pés a sangrar! 
Esperei que o Fernando terminasse e seguimos para junto dos colegas que já tinham terminado. A cerca de 300 metros da meta vimos o Jaime a parar. Parou para esperar pelo Davide que vinha logo atrás. Fiquei fascinada e lamentei não ter uma máquina para registar o momento. Por sorte a Natércia estava atenta aos sinais do marido e, em boa hora, tirou esta foto.
Os bons juntam-se aos pares! Parabéns a ambos!
Este senhor fez questão de acompanhar o Davide até à meta e terminarem juntos. Agora questiono: quantos é que fariam isto? Poucos, seguramente. Só alguém com um elevado espírito de camaradagem, de solidariedade e altruísmo é que o faz. Por estes pequenos/grandes gestos e pela excelente pessoa que é, Jaime Pereira foi e sempre será merecedor de ser lembrado e homenageado. 
Restantes atletas do grupo: satisfeitos por terem terminado bem e sem contratempos. 
Quanto à organização, esteve ao seu alto nível, com abastecimentos mais que suficientes, inicio atempado, os pontos de controlo bem orientados, na receção dos prémios e "lanche" os atletas não se aglomeram nem  houve demoras. O aspeto menos positivo é o local da entrega dos dorsais. É demasiado longe em relação ao ponto de partida. Talvez a organização devesse repensar um outro local de entrega dos dorsais mais acessível para os atletas. 

Muitos parabéns:

  • ao Cardoso por ter feito um excelente tempo; 
  • ao Jorge Oliveira por ter feito a prova sem adversidades;
  • ao Macedo por ter terminado dentro do tempo a que nos habituou; 
  • ao Veríssimo pela sua persistência e motivação que nos incute; 
  • ao Álvaro Cerqueira por estar a recuperar a sua forma, após algum tempo no "estaleiro"
  • ao Osvaldo pelo empenho demonstrado a cada prova realizada; 
  • ao Jorge Cerqueira por ter terminado bem, apesar do calor;
  • ao Davide por, mais uma vez, ter feito uma prova como treino de preparação para a sua mítica maratona.
  • ao Jaime pela pessoa que é;
  • ao Fernando que, mesmo lesionado, não desistiu e terminou em bom plano;
  • ao Manuel Fernandes pela sua versatilidade entre trail/estrada;
  • ao João pelo  seu ótimo desempenho;
  • a mim porque consegui  concretizar um pequeno objetivo de terminar abaixo das 2h! Done! 
  • a todos os amarantinos que participaram nesta prova (Joaquim Costa, Paulo Abreu, Manuel Pinheiro, Filipe Coutinho, José Teixeira, Pedro Marinho e Nuno Costa). Espero não me ter esquecido de ninguém. 
  • ao Nuno Costa pelo seu 2º lugar na geral. 
Muito obrigada a todos os colegas pela companhia, pela diversão e camaradagem. Foi um dia excelente.
Agora seguem-se os treinos para mais provas, mais corridas e muitas suadelas... porque parar é que não dá!!

Próxima Suadela: Urban Trail do Porto!
Classificações

Fotos possíveis:
Veríssimo

Álvaro Cerqueira

Jorge Cerqueira

Fernando Cerqueira

João Reis 

Paulo Abreu e Joaquim Costa

Davide Pinheiro
Jorge Oliveira
Manuel Fernandes

1 comentário: