segunda-feira, 16 de junho de 2014

Na mira da Maratona - 1ª parte

" A corrida não é só para quem vence. É também para quem corre."

Com este post dou início à minha odisseia de preparação para a minha primeira maratona.
Esta 1ª parte remete apenas para uma breve reflexão e descrição das sensações provocadas pela ideia de correr a mítica.

Sempre que falo, ouço ou leio a palavra "maratona", o meu sangue corre mais rápido pelas veias. Porquê? Além de me ativar a circulação  ( :) ) ainda me provoca borboletas no estômago, ansiedade e uma curiosidade inimagináveis. 
É uma fase estranha mas crucial. O objetivo já está definido desde dezembro, altura em que decidi fazer a inscrição. Se decidi inscrever-me tudo farei para transportar o dorsal ao longo dos 42. 
Aproxima-se a altura de elaborar e definir um plano de treino. A procura e pesquisa do mesmo suscita desassossego. No entanto, a mente já está focada para esse intuito. O coração já se vê na meta. Falta ultimar o programa de preparação das pernas e do corpo. 
Pensem o que quiserem, a verdade é que é o  meu maior desafio deste ano, e fazer uma maratona não é para todos. Muito tenho lido e ouvido e cada vez mais me convenço que, ao concretizar este feito, a minha vidinha terá outro sentido (e um grande empeno :) ). Fácil não será, mas impossível, não é de certeza!
Quem ler este texto e já fez uma maratona até pode achar um exagero esta minha visão sobre a mítica, ou então irão entender e apoiar. O mais certo é esta última. Aliás, este post é para isso mesmo: auto-motivação... e motivação externa aceita-se. Quanto mais falar ou escrever sobre o assunto mais convicta fico na conclusão dos 42 km e alguns metros.
Nas minhas pesquisas encontrei este video que pretende caricaturar 8 etapas da maratona. Achei interessante, pois acredito que assim seja.


Em breve voltarei com mais novidades.

14 comentários:

  1. Também me vou aventurar na Maratona, se bem que já terminei algumas Ultras Maratonas. Lá estaremos na partida no Porto. Boa preparação !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, com a finalização de Ultras, uma maratona para o Sílvio será quase uma brincadeira. :) Em novembro lá estaremos. :)

      Eliminar
  2. Sim...essa fase é deliciosamente inquietante. Mesmo quando já se fez uma (ou mais) e se tenta de novo, Há sempre uma serie de dúvidas (sobre nós mesmos) e é sempre um desafio a que nos dispomos e para o vencer há uma serie de lutas e batalhas a travar. Comigo é assim. E vencer essas "pequenas" batalhas que é o enfrentar os pequenos (e grandes) obstáculos que se vão atravessando no caminho, dá-nos um gostinho tão bom! E depois chegado o dia, o sabor é tão, mas tão gratificante, ao sentirmos que todos os esforços e sacrifícios durante a preparação valeram muito a pena!
    Quero ver se lá estarei a ver-te sagrar Maratonista!!! Porque não duvido, vais cortar essa meta! Até lá, muita força e estarei por aqui para te motivar.

    Nota: cada Maratona é diferente... o video é apenas 1 exemplo (entre inúmeros) do que pode ser uma Maratona...já tive Maratonas muito felizes do início ao fim, já tive ligeiras quebras, já sofri mas fui indo, nunca senti verdadeiramente "o muro", já desisiti... Agora, resta-me saber como será a minha 6ª .....

    ResponderEliminar
  3. Ana, arrepiei-me toda assim que comecei a ler o teu comentário. Sem dúvida que as emoções, as dúvidas, a vontade, o desafio, os esforços andam mais ativos e acabam por se misturar. É um turbilhão de sensações que temos de saber gerir para alcançar o nosso objetivo. Agradeço o teu apoio e espero ver-te no Porto.

    ResponderEliminar
  4. Força Elisabete! É mais do que natural o que sentes, mas acredita que vai ser uma viagem espectacular...o mais importante será a preparação, onde irás ter várias fases...no inicio uma motivação enorme, depois fases em que estarás cansada, aliás muito cansada, mais para o fim algo desmotivada (é nesta altura que tens que apelar a toda a tua força e sair para treinar)..depois as dúvidas e as pernas pesadas nos dias que antecedem o grande dia....o nervosismo da última noite, que se vai prolongar até ao tiro de partida....quando passares a casa partida, esqueces tudo e vais embarcar na melhor viagem da tua vida, onde te vais divertir e poderás sofrer a bem sofrer, mas quando passares aquela linha de chegada nunca mais nada será igual...é indiscritível o que se sente...já fiz 5 Maratonas de estrada, cada uma diferente e sempre com sensações fortes, mas nada como a primeira....e nunca te esqueças...."O sofrimento é temporal, a Glória é eterna".
    Força nisso...e vai contando como corre a preparação :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos Cardoso, absorvi cada palavra que escreveste e aquele frio no estômago voltou. Sem dúvida que são palavras de grande incentivo, principalmente de quem, também, já é conhecedor deste feito... 5 vezes. Com toda a certeza que contarei os passos da preparação. Aliás, "Na mira da maratona" é um post que irá ser construído por partes até ao dia da maratona. As partes seguintes irão ser o rescaldo semanal dos treinos de preparação e tudo a eles inerentes. Quem me acompanha aqui, vai apanhar uma "suadela" a ler-me. ;) Mais uma vez obrigada pelo tremendo apoio...
      Beijinhos.

      Eliminar
  5. Exagero? De maneira nenhuma. Já completei 6 e no inicio de cada plano de treino sinto exactamente o mesmo! Como dizia o Zatopek "If you want to run, run a mile. If you want to experience a different life, run a marathon." Muita força!

    Ah, não conhecia o teu blog, mas não resisto a crónicas de preparação para a maratona, identifico-me em cada uma delas eheh Vou seguir com atenção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico grata por mais um incentivo e por me seguires, Filipe. Acresce a minha responsabilidade de não me atrever a "quebrar". Os meus seguidores serão uma mais valia nesta "empreitada".

      Eliminar
  6. Olá Elisabete, em 1º lugar parabéns pelo blog que (vergonhosamente) só descobri agora. :)
    Eu também irei fazer a minha estreia nos 42195m este ano, mas na de Lisboa e ao ler este texto os sentimentos são muito idênticos. Iniciei esta semana o meu plano de treinos e para o elaborar baseei-me muito neste site (http://www.runners.es/entrenamiento/smartcoach).
    Bons treinos e muita força.
    Seguirei com atenção toda a preparação neste caminho até à meta.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tigas por teres encontrado o "Corridas..." e pela dica. Vou pesquisar e analisar o site que me enviaste. Só iniciarei o meu plano em julho, assim dará tempo para eu elaborar com cuidado o que farei para a preparação. Muita força para ti também e que os treinos corram pelo melhor. ;)

      Eliminar
    2. Obrigado. Vou fazendo o relato do meu caminho por aqui http://tigasacorrer.blogspot.pt ;)

      Eliminar
  7. Bem como amarantino é para mim ver alguém que corre á poucos anos ter coragem para correr uma maratona.A Elisabete sabe que sou um motivador por natureza , sabe o que me empenhei para que a Natércia concretiza-se esta mítica prova , ainda não sei se vou estar presente , mas mesmo assim como maratonista que sou estarei disponível para ajudar a concretizar esse sonho quanto mais não seja nos treinos longos .Não ligue muito ao video pois tal como diz a ANA cada prova é sempre diferente tal como os dias não são todos iguais.Acredite em si e no trabalho que vai ter que fazer para concretizar a prova.Uma coisa lhe digo e espero que isto lhe sirva de motivação , a nossa vida nunca mais é igual depois de ser-mos maratonistas !bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Natércia é uma inspiração. É com base neste grande exemplo, adicionando o forte espírito de luta e motivação do Joaquim, que acresce mais um motivo para levar avante este grande objetivo. Nos treinos longos toda a ajuda é necessária e bem vinda. Agradeço o apoio e carinho. Beijos

      Eliminar
  8. Olá Elisabete,
    Estás a sentir o mesmo que já muita gente sentiu quando pensou em aventurar-se a correr 42195 metros.
    São realmente muitos Kms, no meu caso pessoal, o prazer foi mesmo depois, no momento só estava preocupado em acabar.
    Vais ver que vai ser bom e no final vais querer repetir, não estou a dizer que é fácil, mas isso já deves ter percebido.

    Bons treinos

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar