segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Na mira da Maratona - Meta 7


A semana 7 terminou ontem, contudo, só hoje foi possível fazer o treino longo. Existir um feriado numa sexta feira, em pleno agosto, originou um fim de semana prolongado longe do habitat natural. Vamos à descrição da semana para melhor entendimento. ;)

PREVISTO                                            REALIZADO
Segunda - descanso                                Segunda - Reforço muscular/flex.
Terça - 8 km suave                                 Terça - 10 km suave
Quarta - Reforço muscular                      Quarta - Reforço muscular
Quinta - 11 km (10 x 200m)                   Quinta - 11 km (10 x 200m)
Sexta - flexibilidade                                 Sexta - percurso em trilho (montesinho)
Sábado - Reforço muscular                     Sábado - Remo (rio Tuela)
Domingo - 26 km confortável                 Domingo - Remo (Azibo)/ *Segunda - 28 km

Segunda-feira - Estava previsto o descanso, mas esse foi feito no domingo, por isso realizei alguns exercícios de reforço muscular em casa. (os tais que eu não gosto mas lá os faço).
Terça-feira - Mais uma vez o treino de recuperação foi realizado com o acréscimo de mais 2 km do que o primeiramente estipulado. Quando as pernas estão bem, aproveita-se!
Quarta-feira - Realizei o programa definido para o dito reforço muscular (bicicleta, lombares, agachamentos, abdominais e braços) Terminei com os alongamentos.
Quinta-feira - O treino de 11 km com a inclusão de séries (10x200m) correu muito bem uma vez que estas foram conseguidas com uma média ligeiramente abaixo de 4`00``. Devo indicar que os últimos 2 km foram de recuperação. 
Sexta-feira - A partir deste dia o fim de semana sofreu uma agradável alteração. Após ter sido "convocada"  pelo namorado, para acampar no paradisíaco Parque Natural do Montesinho, surgiram atividades magníficas, com paisagens únicas, que acabaram por colocar o corpo em movimento. Neste dia fizemos o Percurso do Porto Furado, com partida e chegada na aldeia de Montesinho, que nos levou à Lagoa da Serra Serrada.  Uma caminhada fantástica de quase 3h.
Sábado - O dia foi dedicado ao rio Tuela. De beleza impar e águas límpidas, remamos rio acima, ladeados de um quadro verdejante e único. Paragens obrigatórias para passar os açudes e retomar ao remo até a uma prainha para descanso e almoço. Como subimos, tivemos de descer...e reforçar a sensação de estar num verdadeiro paraíso. 
Domingo - Dia de retorno a casa. A decisão de parar na Albufeira do Azibo foi muito bem acolhida. Longe da confusão, escolhemos um local mais tranquilo para remar e almoçar. Parte da tarde de remo em punho, a sondar quem se deslocava pelas margens e a usufruir do sol e daquele imenso espaço hídrico. 
* Segunda - Apesar de ser o inicio de outra meta, só hoje foi possível realizar o treino longo. Assim, dos 26 km previstos, as pernas aguentaram 28 km sem relevâncias. Deve ter a ver com a energia acumulada no fim de semana. :)
Segue-se agora uma semana com algumas alterações nos dias dos treinos, mas nada de impeditivo de os levar avante.
Até à meta 8 e... bons treinos para os meus seguidores atletas e uma semana excelente para todos!

6 comentários:

  1. "Assim, dos 26 km previstos, as pernas aguentaram 28 km sem relevâncias"
    Sinal que o treino está cada vez a resultar mais. E se isto é em treino, tudo se conjuga para que em plena Maratona seja muito melhor, o ambiente proporciona.
    Como costumo dizer, interessa é chegar o melhor possível aos 30 kms, e se for preciso, a partir daí "inventar" :)
    Para tal, o ritmo tem que ser o mais regular possível. Como se viu bem, mais uma vez, nestes Europeus onde a Jéssica foi sempre a ritmo certo e regular e chegou a estar a uma certa distância do pelotão da frente, composto por uma dezena de atletas que foram quebrando enquanto a Jéssica passava-as confortavelmente.

    Acredito que vais ter uma magnifica estreia e estou a enviar toda a energia positiva para tal! :)

    Beijinhos e força para a meta 8! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Energia recebida, João. :) É essa força que me alimenta os kms. Obrigada por estares aí. :) beijinhos

      Eliminar
  2. Há aquela frase do Esquadrão Classe A que é "adoro quando um plano dá certo", no meu caso é "adoro quando um longo corre bem"! É que não há recompensa melhor para o trabalho da semana do que acabar aquele longo com a sensação de dever cumprido! Força Elisabete, estás a trabalhar muito bem, a recompensa vai ser enorme!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A famosa frase do coronel Hannibal Smith. Saudades da A-TEAM. Sem dúvida muito bem aplicada. Estou confiante e, acima de tudo, sinto-me capaz de cumprir o meu objetivo, graças ao trabalho realizado e o apoio que tenho recebido, principalmente de alguém que já passou por esta experiência, como é o teu caso, Filipe. E se tu, com a experiência que tens, me dizes que estou a trabalhar bem... mais motivada fico. :) Obrigada pelo carinho e apoio. :)

      Eliminar
  3. Olá Elisabete,

    Pelo que vi o plano está a funcionar na perfeição.
    Faltam 44 dias :)

    Bom resto de plano.

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuel Nunes, este plano é para a maratona do Porto, a 2 de novembro. Ainda teno mais um tempito para me preparar. ;)
      Obrigada e bons treinos! ;)

      Eliminar