domingo, 24 de agosto de 2014

Na mira da Maratona - Meta 8

Quando é elaborado um plano de treino, pretende-se cumpri-lo na integra, ou então ser-lhe o mais fiel possível. No entanto, como em qualquer situação, surgem imprevistos nem sempre desejáveis.  Após uma breve descrição da semana, irão entender melhor.


PREVISTO                                            REALIZADO
Segunda - descanso                                Segunda - (*treino longo da semana 7)
Terça - 8 km suave                                  Terça - descanso
Quarta - Reforço muscular                      Quarta - 10,5 km suave
Quinta - 11 km ( fartlek)                          Quinta - descanso forçado
Sexta - flexibilidade                                  Sexta -11 km (fartlek)
Sábado - Reforço muscular                     Sábado - descanso forçado
Domingo - 20 km confortável                  Domingo - 20 km confortável

Esta semana de treinos começa, excecionalmente, na terça feira, uma vez que o treino de segunda ainda fazia parte da semana anterior, tal como está descrito na Meta 7. Por esta razão os dias de treino em estrada foram alterados, para evitar fazer corrida em dias seguidos. Assim:
Terça-feira- Foi o dia de recuperar do treino longo do dia anterior. Descanso total, com direito a banhos de sol.
Quarta-feira- Dia de fazer um treino de recuperação. Neste dia nunca cumpro o previsto no plano. Arredondo sempre para os 10 km. Desta vez acabei por fazer mais 500 m por erro de cálculo no percurso.
Quinta-feira- Surge aqui os imprevistos indesejáveis. Durante a noite de quarta para quinta o meu filho esteve bastante indisposto, com vómitos, dores de cabeça e diarreia. A noite foi passada em alerta máximo na tentativa de acalmar os sintomas. Após uma consulta de urgência no pediatra foi-lhe detetada uma gastroenterite. Escusado será dizer que o dia foi dedicado a cuidar do pequeno e tentar descansar da noite em claro. Os exercícios de reforço muscular foram anulados por inexistência de condições.
Sexta-feira- Cumpri os 11 km previstos com alterações de velocidade. Confesso que me custou um pouco no inicio, mas a parte final correu melhor do que o esperado.
Sábado- Previa fazer um bom aquecimento na bicicleta e depois o plano de exercícios de força. Esta tarefa, mais uma vez, não foi realizada porque, desta vez, quem estava doente era... eu! Tinha-me deitado já um pouco indisposta, mas despertei bem pior. Dores de cabeça, de estômago e diarreia. Um dia de cama, a chá e pouco mais, Brufen e Cinet para controlar os movimentos peristálticos gástricos, foram os tratamentos escolhidos para sanar o mal estar. No final do dia já me sentia melhor mas estava na dúvida se iria fazer o treino do dia seguinte (20 km).
Domingo- Acordei bem disposta, sem dores no estômago nem de cabeça e esfomeada. Decidi ir ter com o grupo e fazer o treino. Se me sentisse mal pararia. Após explicar aos 9 elementos o que se tinha passado, não corri um km sozinha, principalmente, nos últimos 10 kms, onde senti algum cansaço. Tive sempre um colega a acompanhar-me. Isto faz a diferença! 
Tenho noção de que arrisquei bastante, mas tinha de tentar fazer o treino e verificar o meu limite nesta situação. Terminei sem problemas demais, apenas o cansaço natural do "pós-indisposição". 
Sensação de mais uma etapa cumprida!!

A etapa 9 está a chegar e com ela o maior desafio dos treinos para a maratona: as 3 dezenas e algumas unidades de kms no treino longo. Aiii!!! Venha ele!!










2 comentários:

  1. Espero que estejas recuperada dessa indisposição e força para o "tal" treino!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tem uma boa semana de treinos, e que termine bem com os míticos 32km! Boa sorte a gerir essa ansiedade até sábado ou domingo, às vezes ainda é pior que provas eheh

    ResponderEliminar