sábado, 30 de agosto de 2014

Na mira da Maratona - Meta 9

As semanas passam muito rápido. Mais uma a terminar e o plano previsto está cumprido. Esta foi serena e de preparação mental para o treino longo de fim de semana. Vejamos:


PREVISTO                                            REALIZADO
Segunda - descanso                                Segunda -descanso
Terça - 8 km suave                                  Terça - 10 km suave
Quarta - Reforço muscular                      Quarta - Reforço muscular
Quinta - 8 km (rampas 6 x 100m)           Quinta - 10 km (rampas 6 x 100m)
Sexta - flexibilidade                                  Sexta - flexibilidade
Sábado - Reforço muscular                     Sábado - 32 km (6`04``)
Domingo - 32 km confortável                  Domingo - descanso

Segunda-feira  - Cumpri o dia de descanso como manda o figurino. Não calcei as sapatilhas!!
Terça - feira - Dia de treino suave. Como já é típico, fiz 10 em vez de 8 km. Uma corrida calma e revigorante. Da parte da tarde fui fazer o reconhecimento de uma caminhada (5 km) pela cidade, para descontrair.
Quarta - feira - Os exercícios de reforço muscular voltaram a casa. Os braços, lombares e abdominais foram os mais "atingidos".
Quinta - feira - As temidas rampas foram feitas após 20 m de aquecimento. 6x100m. Parece pouco, mas já deu para "doer". Os restantes kms foram de recuperação. Com a empolgação, fizeram-se 10 km em vez dos 8 previstos.
Sexta - feira- 30 minutos de exercícios de flexibilidade... apenas. O suficiente para me preparar para o longo do dia seguinte.
Sábado- Seria reforço muscular mas, por questões pessoais, optei por fazer o treino longo neste dia. Foram 3 dezenas e 2 unidades de kms corridos. Fui mentalizada para os fazer e preparada com abastecimento (gel e isotonico). Senti-me bem, apesar do percurso não ser muito fácil (ganho de elevação 587 m). Por volta dos 26 km senti uma pequena dor no quadrícipe esquerdo e a passada a ficar pesada. Abasteci, alonguei um pouco a perna e recuperei a energia para terminar sem danos. 
Domingo - Será o dia de descanso da guerreira!

Neste treino longo deu para avaliar a minha resistência e capacidade: gostei do resultado. Mentalmente preparada! Fisicamente... só falta um bocadinho assim para estar verdadeiramente apta no dia 2!

O próximo itinerário passa por cumprir a meta 10!!!


4 comentários:

  1. As semanas passam a correr sem dúvida. Tão a correr que tenho acompanhado a preparação para a Maratona e tenho querido comentar e dar uma palavra de apoio e o tempo passa a correr e não o tenho conseguido fazer.

    Não queria deixar passar assim a oportunidade para desejar TODA a FORÇA e dizer que estou muito feliz por ver que está tudo a correr bem na preparação e dizer que tenho a certeza que a maratona irá correr bem.

    Gostaria de poder dar uma palavra de incentivo pessoalmente, no Porto, mas depois de conseguir trocar a Maratona de Lisboa pela do Porto, e de uns exames médicos que nada tinham a ver, acabei por ficar em avaliação médica (coração) e tive que adiar este objectivo, mas espero que seja apenas um adiamento.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Fernando Varela. Essas palavras de incentivo irão acompanhar-me até ao final da prova, no dia 2. Muito grata por me seguir e pelo apoio dado.

      Eliminar
  2. O mais importante é estares mentalmente preparada, e isso estás, e pelo que leio dos treinos, fisicamente também estás a chegar ao ponto que vais realizar uma estreia de sonho em todos os aspectos.

    Muita força para estes 62 dias que faltam! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Retribuo em dobro toda a força que me envias, João, para que os teus treinos se mantenham nos "eixos" até à prova e que consigas realizá-la com sucesso (disso não duvido ;) )
      Beijinhos

      Eliminar