segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Na mira da Maratona - Meta 15

A três semanas do meu grande objetivo, confrontei-me com um pequeno/grande erro que pode deitar por terra uma verdadeira "obra de arte".
Edifiquei este plano para lhe ser o mais fiel possível, contudo, o ser-lhe leal nem sempre é sinónimo de "correto". Vamos ver o que correu menos bem, esta semana. 


Previsto
Realizado
Segunda – descanso
Segunda – descanso
Terça- 6 km suave
Terça- 8 km suave
Quarta- Reforço Muscular
Quarta- Reforço muscular
Quinta- 8 km  (4 km /5`10``)
Quinta-10 km (4 km/ 4`50``)
Sexta- Flexibilidade
Sexta- Flexibilidade
Sábado- Reforço muscular
Sábado- Reforço muscular
Domingo- 32 km
Domingo- 33 km *

Segunda – feira – Dia de pleno descanso. Relaxar as pernas do dia anterior.
Terça- feira – Para descomprimir, realizei um treino de 8 km bem suave, só para rolar. O objetivo foi cumprido.
Quarta – feira- Consegui encontrar 30 minutos para realizar alguns exercícios de manutenção. Nem sei como!!
Quinta – feira – Em vez dos 8 km previstos, decidi fazer 10, pois as pernas estavam a responder bem ao treino. Os últimos kms foram mais rápidos do que o expectável, o que me deixou bastante satisfeita.
Sexta – feira- 20 minutos de exercícios de flexibilidade foi o que consegui fazer no fim de um dia agitado.
Sábado – Foi neste dia que devia ter sido infiel ao plano. Como não fui, segui o rol de exercícios destinados para o reforço muscular: agachamentos, abdominais, lombares e braços. Terminei com alongamentos. 
Domingo – Acordei com os músculos das pernas doridos dos exercícios do dia anterior. No entanto, não quis faltar ao ultimo longo, antes da maratona. Estava definido percorrer a ecopista do Tâmega: Arco de Baulhe-Amarante. Um total de 39 km.
Como não sou de lamechices, entrei nesta aventura. Eu e mais dois amigos arrancamos do Arco em direção à Amarante. Eu senti logo que iria sofrer para finalizar o treino, mas tinha de tentar. Ainda rolei mais ou menos até ao km 21. Aqui o meu quadrícep esquerdo começou a queixar-se. Diminui o ritmo. Ao km 28 foi o gémeo esquerdo que se juntou ao lamento. Com esta sinfonia de dores não tive outro remédio se não caminhar. Totalizei 33 km, mas os últimos 5 foram a caminhar. (daí ter asterisco no "realizado").
Não cheguei a Amarante a correr. O meu colega teve de me ir buscar a 8 km do fim. Se tivesse forçado iria, com toda a certeza, originar uma lesão que me colocaria fora da maratona. Achei mais sensato desistir e poupar a perna. Confesso que "doeu" não terminar este desafio, mas tenho consciência que errei em fazer tanto exercício quando devia descansar.

O facto de não ter realizado, na totalidade, o treino longo, não significa que não esteja preparada para fazer os 42 kms. Mas aprendi que, nem sempre o plano é o nosso melhor orientador.
Aguardo a semana 16 com alguma curiosidade!

2 comentários:

  1. Calma...que isso é normal...nunca te esqueças que vens de muitas semanas de cargas, e sem o devido descanso que vais ter antes do dia D. Por isso, nada de alarmismos. É continuar (o mais difícil já está feito) e daqui a 3 semanas cortar aquela meta :) ...além disso, fizeste algo difícil, que foi ter acabado o treino mais cedo em vez de forçar até à última e arranjar um problema - muito bem.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Faltam menos de 3 semanas portanto agora é só manter e ir aliviando para no dia D estares com toda a energia carregada.

    Força!

    Beijinhos

    ResponderEliminar