domingo, 19 de outubro de 2014

Na mira da Maratona - Meta 16


Coincidentemente, estas últimas semanas, antes da maratona, têm sido bastante agitadas e cansativas devido a aspetos relativos à organização da Meia Maratona de Amarante. Essas tarefas mal me deixam espaço para cumprir os treinos previstos. Mas o ideal é verificar como correu esta semana.

Previsto
Realizado
Segunda – descanso
Segunda – descanso
Terça- 8 km suave
Terça8,7 km bicicleta
Quarta- Reforço Muscular
Quarta- Reforço muscular
Quinta- 10 km  
Quinta---------------
Sexta- Flexibilidade
Sexta- ---------------
Sábado- Reforço muscular
Sábado- -----------
Domingo- 15 km


Domingo- 18 km 
Segunda – feira – A semana iniciou com descanso físico, mas muito exigente a nível de ginástica mental.
Terça- feira – O dia começou agitado, entre tratar de burocracias relacionadas com a prova, e as aventuras na sala de aula. Para relaxar decidi fazer 35` de bicicleta (8,7 km) bem suave para não forçar a perna dorida.
Quarta – feira- Consegui encontrar 30 minutos para realizar alguns exercícios de manutenção. Mais uma vez, não sei como!!
Quinta – feira –  Foi-me totalmente impossível realizar qualquer treino devido a imprevistos que surgiram. Desde ir à GNR fazer requerimentos até servir de GPS humano para orientar uma pessoa a chegar à cidade, fiz um pouco de tudo!
Sexta – feira- Mais um dia sem treino, mas extremamente exaustivo. Dia de medição oficial do percurso da Meia Maratona. Foi um dia de verdadeira correria. Embora não contabilizados, mas fiz imensos kms a entregar e a registar referências de cada km.
Sábado – Mais um dia de intenso trabalho ao longo do percurso da prova. Desta vez foi para fazer marcação e registo de coordenadas, altitude e afins de cada km e retornos. Uma tarefa que demorou mais de 5 horas. Apesar de não ser um treino programado, o certo é que terminei exausta.
Domingo – Finalmente livre para correr. Mas assim que iniciei senti que meu corpo ainda estava a ressentir-se dos dias anteriores. O cansaço aliado a todo o "stress" que envolve a organização da prova, refletiram-se neste treino. Mais lento e maior dificuldade  no controle da passada. Parecia que nem correr sabia! Mesmo assim finalizei com 18 km e não 15 como o previsto... sem dores, apenas cansaço, o que já é excelente!

Sem dúvida que esta semana ultrapassou todas as restantes no que se refere à ausência de tempo para cumprir planos de treino. Honestamente, nunca me passou pela cabeça que organizar uma prova fosse tão exaustivo e exigente. O certo é que tenho aprendido imenso sobre os bastidores de provas.
Voltando ao plano, aguardo que esta semana me traga mais tempo para fazer os meus derradeiros treinos antes do Big day.
E só faltam 2 semanas!!!





Final da marcação: META!!! 
                                                                                                                        





























2 comentários:

  1. Todos os atletas deveriam participar numa organização de prova para pensarem antes de dizerem certas e determinadas coisas.

    Força Elisabete. Está quase...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o João!

    Quanto À tua maratona, a preparação está feita! Agora tens duas semaninhas para ir em velocidade cruzeiro e para a engorda :) Força nisso Elisabete!

    ResponderEliminar