sábado, 22 de novembro de 2014

Meia Maratona de Amarante - Memória Futura!


No seio dos que atam os cordões e dão corda às sapatilhas, falar sobre uma Meia Maratona é tão comum como beber água. 
A vez e voz chegou para uma Meia Maratona que me está intimamente ligada, não apenas por se realizar na minha cidade mas, especialmente, porque estou envolvida na sua edificação e organização. Falo, claro está, da Meia Maratona António Pinto - Cidade de Amarante.

Origem
O intento de realizar uma prova desta dimensão, na cidade de Amarante, sempre foi o propósito de Jaime Pereira
Em 2013, num jantar de Natal o Jaime já tinha demonstrado essa vontade. No entanto, devido a fatores político-sociais, avançar com o projeto, nesse ano, seria inviável.
Janeiro de 2014. Mais um jantar de Natal e de grande convívio do grupo de veteranos de atletismo da ADA. Renovou-se aqui esse sonho: "Não queria encostar as sapatilhas sem ver uma prova de grande efeito e de grande dimensão nesta cidade."  - Jaime Pereira
Jaime Pereira 
Apesar de ter existido uma ligeira controvérsia  devido ao uso abusivo desta ideia, todos os presentes aprovaram, concordaram e ofereceram ajuda no que fosse necessário.
Altercações à parte, a verdade é que escutei a ideia e esta provocou-me um efeito alucinante. A minha mente não mais parou, até porque a contenda surgida tornou-se desafiante e impulsionadora.
Olhei à volta e não senti que alguém fosse agarrar na ideia e a levasse avante. Surgiram sim, sugestões de grupo de trabalho, onde eu estava incluída. Senti que estava perante uma enorme incumbência. As ideias eram chuva na minha mente! Descruzei os braços e decidi, em silêncio, agarrar a ideia!! No momento oportuno dirigi-me ao Davide, e perguntei: "Ajudas-me a levar isto avante?" Apesar de sentir alguma relutância ele aceitou o desafio. Sabia que podia contar com ele! O carinho e o respeito que sentimos pelo Jaime foram as molas propulsoras para assumir esta responsabilidade. Ele merece e iríamos fazer de tudo para conseguir realizar este sonho!!
O presidente da Associação Desportiva de Amarante, António Mendes, anuiu esta iniciativa com grande entusiasmo, alegando ser algo inovador e arrojado para a cidade e para a própria Associação. 
Alinhamos na apresentação do projeto em reunião com o Presidente da Câmara, José Luis Gaspar, e o vereador do desporto. O autarca achou-o audaz e apresentou a total concordância que o evento se realizasse na cidade. Alegou também que esta prova, dada a sua dimensão, deveria homenagear António Pinto. Atleta amarantino que levou Portugal ao mais alto nível no atletismo internacional.

Organização
Dado o desejado sim por parte do município, sucederam-se incontáveis reuniões do pequeno, mas formidável, grupo de trabalho para a edificação deste evento. 
Muitas horas têm sido dedicadas para que esta seja uma Meia Maratona de sucesso: Ideias trocadas, chamadas efetuadas, registos apresentados, textos trabalhados, imagens selecionadas, alternativas pensadas, observações referenciadas, alertas marcados, temas enumerados, opiniões analisadas, argumentos refutados, questões articuladas, conversas animadas e uma infinidade de tarefas agendadas.

Grupo organizativo:

António Pinto
António Pinto sentiu-se lisonjeado com a homenagem que lhe foi atribuída a esta prova, passando a denominar-se Meia Maratona António Pinto - Cidade de Amarante.
Numa tentativa de dar mais dinâmica e projeção à iniciativa, convidamos o homenageado a fazer parte deste projeto de forma mais ativa. Além de ser uma personalidade conhecida no mundo do atletismo, a sua experiência no terreno é premente para um desfecho positivo do evento.


Principais intervenientes: o mentor (Jaime Pereira) o homenageado (António Pinto)
 e a organização.

O Jaime Pereira, como principal mentor deste projeto, está também envolvido nesta empreitada, nomeadamente, na divulgação e promoção da caminhada solidária que está aliada à corrida. Habituado a lidar com as pessoas e a cidade, com o seu dinamismo e exigência peculiar, são fatores determinantes para agilizar esta vertente do evento.

Valias
Para alicerçar este evento obviamente que são necessários vários tipos de apoios e auxílios para que este seja viável. Além do enorme apoio dado pelo Município, há a parte técnica e logística a contratar. Não desfazendo a qualidade e profissionalismo de todas as empresas orientadas para este efeito, a nossa escolha recaiu para a FullSport. Uma empresa dirigida por Carlos Pereira e que apresenta infra estruturas de confiança que contribuirão para o sucesso desta jornada. 
Além deste préstimo, há também a cooperação das empresas locais que defendem a promoção do desporto e o reconhecimento da cidade como palco aprazível para uma corrida desta dimensão.

Breves
É a primeira edição desta prova, onde nós, elementos da organização, também somos estreantes. A aprendizagem é contínua, a ambição é moderada, mas a vontade e a determinação no êxito desta prova são soberanas. Falhas existirão sempre, mas temos a humildade de as aceitar e tentar corrigir e melhorar. 
Assim, é com muito orgulho que anuncio a 1ª Meia Maratona de Amarante! Está agendada para o dia 25 de janeiro de 2015, com hora marcada para as 10h 30m da manhã. Para quem não corre, pode sempre caminhar e, em simultâneo, divertir-se e apreciar a beleza da cidade. 
Qualquer outra informação está disponível aqui http://www.meiaamarante.pt/.
A A.D. Amarante sempre levou o seu nome a muitas cidades do país, com a participação dos seus atletas em imensas provas. Agora é a vez do país visitar e correr em Amarante.

Conclusão
Nunca me passou pela cabeça envolver-me numa organização de uma prova, muito menos ser a diretora da mesma. A responsabilidade é acrescida, mas, em simultâneo, é um desafio empolgante. Aguardo, com alguma curiosidade, o dia 25 de janeiro. Espero ver muitos atletas a pintar as ruas desta cidade, encontrar amigos, poder recebê-los na meta, felicitá-los pelo feito e agradecer-lhes a presença.
Espero, unicamente, que tudo "corra" bem! 



3 comentários:

  1. Uau! Tiro-te o chapéu! Pela coragem de abraçares esse projecto e de o levares à luz do dia!!!
    Pensei que "apenas" estavas ligada à MM Amarante por ser na tua terra e afinal a menina é a Directora da Prova!!!

    Vai correr tudo bem sim! Principalmente porque a experiência como atleta está lá e a vossa vontade, empenho e trabalho vale muitos pontos! Tenho a certeza que vai correr bem!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Muita força e tudo a correr pelo melhor! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Uau! Realmente as mulheres do Norte são muito confiantes e têm tanta coragem! Se estivesse no nosso país iria com certeza à vossa Meia Maratona! Desejo enormes felicidades para a prova e que tudo corra bem! Muita força!

    ResponderEliminar