domingo, 9 de abril de 2017

Pela Meia Maratona de Barcelos

Foi há uma semana mas só hoje foi possível registar a minha passagem pela Meia Maratona de Barcelos. Semana de avaliações... explica o atraso!

Após a Maratona do Gerês, ainda não tinha participado em mais nenhuma prova. Falta de aliciamento para o fazer. Contudo, não falto aos treinos que prescrevi no início do ano: 30 kms semanais (no mínimo). Nada de treinos específicos, apenas rolar e somar. 
No início de março surge um convite para participar na Meia de Barcelos. Fiquei reticente pois sabia que não tinha preparação para a fazer. Por outro lado, o grupo queria estar presente dado que uma das pessoas que faz parte da organização dos Amigos da Montanha é a Elisabete Rocha. Além de amiga de longa data é irmã de um dos elementos do grupo, José Rocha. 
Andava na dúvida até que,  duas semanas antes da prova, em conversa com a Elisabete e desabafei a minha relutância. Ela só me respondeu " Tu tens de vir!". Oh frase decisiva! Eu vou!!

Pela primeira vez fui para uma prova com o simpático objetivo de... seja o que Deus quiser! Optei, pela primeira vez, por levar música. Uma tentativa de diminuir a conversa ao longo do percurso. Estava descontraída e tranquila. Sentia-me bem e sem aquela pressão intuitiva do "tens de terminar em tal tempo!".
Preparação
O dia estava maravilhoso. Adivinhava-se algum calor, mas nada que uma garrafa de água na mão não solucionasse. 
Nós antes da partida
Confesso que, quando me vi atrás do pórtico de partida, senti aquele friozinho no estômago. Uma saudade daquela emoção que antecede o arranque. Os comentários aparvalhados e as piadolas nervosas para justificar aqueles sorrisos ansiosos...
PARTIDA! Segui como tinha idealizado: nas calmas. Nada de euforias iniciais. Quem quer correr rápido, força aí! Eu vou comigo.

Passava os kms quase sem dar conta. Tentei manter um ritmo confortável e estável. Não conhecia o percurso por isso mantive-me na defensiva. Pouco falei ao longo da prova (por incrível que possa parecer). Apreciei a música, olhava os atletas que faziam o retorno, admirava a população que nos apoiava, a brisa que soprava e seguia, tranquila. Cantarolava uma ou outra música. Aos 15 kms ingeri um reforço nutritivo. Já estava a precisar! Fiz-me acompanhar sempre com uma garrafa de água que trocava em cada abastecimento. Um auxiliar poderoso!
Foto by Artur Fonseca. Aqui com 16/17 kms


Reta da meta!
Até aos 18/19 kms tudo correu bem. A partir daqui senti uma pequena quebra no ritmo. Os 2 últimos kms tinham uma subidinha que me fez abrandar. Depois, "ouvi" a meta! "Bah, miúda, esquece lá o paralelo e dá-lhe!" Vi a passadeira vermelha, o relógio do pórtico a  fazer a viragem das 2h, o Davide de máquina em punho ao lado do Ricardo Ribas, os outros colegas a gritar o meu nome! Sorri e mal cheguei à meta não resisti a dar um pinote!
Uma forma peculiar de se terminar 21 kms. ;)
Foi a meia maratona que mais gozo me deu fazer. Terminar sem qualquer mazela ou cansaço acentuado e... muito feliz!
Ouvi muitos comentários alegando que o percurso era duro. Honestamente, não o vi assim. Ou então tem a ver com a forma como encarei a prova. Gostei do percurso, gostei da simpatia em todos os abastecimentos, gostei que um voluntário viesse a correr para me entregar uma garrafa de água, aos 20 kms... gostei de toda a organização. Estava tudo impecável! Parabéns Elisabete Rocha. És amarantina... tudo dito!
Nós, Valquíria, Xiquinho e a anfitriã, Elisabete Rocha

A passagem por Barcelos terminou com um divertido piquenique em grupo.
Obrigada, Davide, pelo registo fotográfico! Magnífico.
Próximos desafios... ainda não há nada determinado! ;)

7 comentários:

  1. Muitos parabéns pela Meia em prazer de corrida! :)

    Força para a próxima... seja ela qual for.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo correr por prazer e, acima de tudo, sem sofrer. Obrigada João.
      ;) Beijinhos

      Eliminar
  2. Estas assim na descontra dão um gozo do caraças (para não dizer outra coisa). Parabéns por mais uma :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida alguma. ;) Obrigada Carlos e boa recuperação para ti!
      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Parabéns por mais um resumo perfeito e completo de uma prova feita pelo prazer de participar, acho que o segredo está mesmo aí; prazer de participar. Como não tem nenhuma prova em perspetiva, lanço um desafio: no dia 25 de Junho, vai-se realizar a Meia-Maratona Douro-Run, com partida e chegada perto da marina do Freixo, aqui no Porto, é uma prova dura mas feita sempre junto ao rio Douro com um ambiente fantástico, no fim a medalha que oferecem tem sido sempre muito bonita. Pense e inscreva-se pois vai gostar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando, essa está na mira mas ainda não decidi se vou. Já a fiz há 2 anos e adorei. Talvez mais próximo me decida. Mas obrigada pela sugestão.

      Eliminar
    2. Ótimo, se decidir participar diga pois estaremos ao seu dispor para qualquer coisa.

      Eliminar