domingo, 15 de setembro de 2013

A.D.A na Meia Maratona Sport Zone 2013

Associação Desportiva de Amarante muito bem representada. Em grande... número! :)

Se, há oito dias atrás, éramos, somente, 3 elementos do grupo a participar numa prova, hoje, é o que se vê na foto. Até os jovens atletas da formação de atletismo António Pinto estrearam-se na mini maratona. 
                                                          os jovens atletas 
As estreias não ficaram por aqui. Também a Clara Cerqueira (esposa do Fernando Cerqueira) quis juntar-se ao grupo e participar nos 8 km, na companhia da Paula Cerqueira. 
Como já é habitual nestas andanças, e após  vestirmos o "traje" de corrida, seguimos, descontraídos para o local de partida da prova. Aqui alguém quis tirar-me a garrafa de água. Olhei para trás e encontrei o grande atleta Mário Contreiras. Agradável momento em boa companhia. 
Para o inicio da Meia Maratona Sport Zone, a deslocação foi feita de autocarro. No curto tempo de viagem deu para trocar opiniões sobre a corrida e outros temas com outros atletas que também lá iam. E é deste ambiente que eu gosto. Mesmo não conhecendo já somos conhecidos pela corrida. 
A chegada ao ponto de partida foi muito tranquila. O calor já se fazia sentir e avizinhava-se uma prova pouco fácil. O grupo, entretanto separou-se. Cada elemento posicionou-se nos seus devidos grupos de partida. No meu encontrei  o Paulo Gomes, grande amigo do Davide. 
A hora da partida aproximava-se e, à nossa frente apresentava-se uma imensidão de atletas, prontos para mais um desafio de 21 km. Notava-se algum nervosismo e ansiedade. O calor estava a ser um fator de preocupação para os participantes... até para mim!
Tiro de partida não se ouviu mas o som de Avicii com Wake Me Up soou mais alto, a adrenalina aumentou e a avalanche de atletas deslizou pelo asfalto, tranquilamente, até ao pórtico do inicio da corrida.  Aqui, ligados os relógios ou equipamentos GPS, seguimos rumo à meta.
Nos primeiros quilómetros tive a companhia do Paulo. Entretanto ele ganhou mais fôlego e avançou. Eu não me estava a sentir muito bem. As pernas não queriam andar e uma indisposição apoderou-se de mim. Foi aqui que o José Carvalho colocou-se a meu lado e fez-me companhia durante 6 kms. Foi um excelente parceiro de corrida pois evitou que eu cedesse à tentação de caminhar. A partir dos 14 º km ele disse para eu continuar sem ele, viria mais devagar. Segui assim, sozinha mas confiante.
Ao longo do percurso vi muitos atletas a caminhar e outros a terem de ser assistidos. Isso deixou-me preocupada. Deixei-me estar na minha zona de conforto porque sabia que o meu objetivo já não era possível ser atingido. Terminei bem, sem incidentes.

Quando me encontrei com os meus colegas de grupo verifiquei que, apesar de terem terminado bem, os tempos conseguidos não foram os melhores para nenhum deles, mas para o Jorge foi pior. Teve de ser assistido devido a desidratação. Felizmente não foi nada grave. Em pouco tempo estava junto do grupo.

  • Envio os merecidos parabéns a todos os amarantinos que participaram nesta prova ( e foram muitos) e na estreia de alguns deles.
  • Deixo um agradecimento especial aos meus companheiros parciais de viagem:  Paulo Gomes e José Carvalho.
  •  Obrigado também àqueles que me conseguiram ver nos retornos e as palavras de apoio que deixaram: o Francisco, o Pedro Marinho, Veríssimo, Fernando, Osvaldo, o meu grande amigo Tomé Arteiro, Manuel Pinheiro...
  • Aos elementos do grupo, um bem haja pelo vosso desempenho, independentemente dos resultados. Estes não passam de números. 
  • A todos os que participaram e lerem este artigo... muitos parabéns por fazerem parte desta festa única!
Até à próxima corrida! (No meu caso, dia 22 em Ancede, Baião).





4 comentários:

  1. Parabéns a todos.Já corri 4 das 7 edições desta prova e de facto o calor é sempre um dos maiores obstáculos.Este ano não fui no entanto vi a prova na televisão mas pelos comentários com a excepção dos atletas de elite , todos se queixaram do muito calor.abraço a todos .

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns. A prova foi bem dura por causa do calor.
    Boas corridas.

    ResponderEliminar
  3. Tantos que vocês eram! Pois a mim, como a tantos de nós...a prova também não correu como eu achara que seria possível. IA bem mas rebentei là pelo meio e depois foi sofrer e aguentar atè à meta. No meu caso, acho que foi mais pelas minhas circusntâncias pessoais (ainda cansada das provas do fim sem anterior e também falta de descanso nas últimas noites (e dias) e isto, uma mulher não é de ferro :) porque em relação ao calor eu até me aguento relativamente bem.

    Ter-me-á escapado ou não dizes que tempo fizeste? eu terminei com 2 horas certinhas (ok ok mais 4 segundos). Será que chegaste "perto" de mim? Te vi e claro não te reconheci?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana. Não tenho muito o costume de colocar tempos. Só em casos excecionais. Terminei com 2h 02m 47s no meu gps. Um pouco atrás de ti. Não te vi, pois reconhecia-te na certa. :) Já me habituei a ver-te em fotos. Mas se não foi desta, será na maratona do Porto que te irei encontrar. Não a farei mas estarei a apoiar quem a fizer, como tu. Bons treinos!

      Eliminar