segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Meia Maratona do Porto - O grande treino!

O enorme grupo com António Pinto ao centro.

Meia Maratona do Porto, a primeira grande avaliação do estado físico da generalidade dos atletas, após as férias.
Para realizar essa aferição, eu e alguns elementos do grupo estivemos presentes, não só para correr como para divulgar a 1ª edição da Meia Maratona António Pinto - Cidade de Amarante. Salvaguardo que António Pinto também esteve presente no grupo e na corrida.
Rumo ao autocarro
Equipados com t-shirts que visavam a promoção deste evento, seguimos para a partida com umas nuvens escuras a ameaçarem uma valente chuvada.
Debaixo da Ponte do Freixo o aparato já era enorme. Atletas por todo o lado: uns a aquecer, outros a posar para a foto, uns tantos em amena conversa tipicamente desportiva e nós... a fazer um pequeno vídeo promocional na partida. 
Após o vídeo, a foto na partida (frente e verso) :) !
A chuva caiu forte às 9.50h, a cerca de 30 minutos do inicio da corrida. Abrigados debaixo de uma árvore, deixamos que S. Pedro descarrega-se a sua raiva e posicionamo-nos a cerca de 200 m do pórtico da partida.
Elisabete Ribeiro, Davide Pinheiro e Clara Cerqueira
 A partida deu-se às 10.20h mas quando passei debaixo do pórtico já os quenianos e etíopes estavam a chegar à ponte D.Luis.
Nós a entrar no "balancé" da ponte!!
Eu e o meu colega e amigo Davide, decidimos fazer uma prova em versão treino para a maratona. O ritmo teria de rondar entre os 5`55`` e os 6` por km. Assim decidido assim realizado. Com este ritmo a respiração manteve-se sempre normal e deu para conversar em muitos momentos do percurso, principalmente quando as pessoas me abordavam sobre a nossa Meia Maratona. Eu prontificava-me logo para esclarecer e promover o evento, como é óbvio!
Na ponte D. Luis até posei para o fotógrafo.
Uma pausa para a... foto!


Este fotógrafo a ajudar!
















Ao analisar o meu ritmo e como me sentia aos 15 km, senti-me feliz porque o ritmo mantinha-se tal como era esperado e  o corpo estava em sintonia. Ingeri o gel apenas nesta altura. Foi o suficiente para me manter enérgica até à meta. Sentia-me feliz e com força mas não me atrevi a acelerar mais. Controlei sempre o ritmo para não estragar o "treino" e acabei por passar alguns atletas que estavam a abrandar e a caminhar, nos últimos kms.

Um sorrido de satisfação!
Bem, a sensação de terminar sem qualquer dor, sem cansaço excessivo e com uma energia capaz de aguentar uns mais não sei quantos kms, deixou-me em euforia total. Muito feliz mesmo, pois só veio comprovar que o meu trabalho está a resultar, rumo à maratona.
Quanto aos outros elementos do grupo, todos terminaram em bom plano e bem dispostos. Mais um objetivo cumprido e uma prova realizada em pleno.
Quero felicitar o Miguel Queirós, pela sua estreia numa meia maratona e pelo excelente tempo com que a terminou.
Envio aqui um agradecimento ao sr. António Pereira por se ter prontificado para distribuir os flyers de divulgação da nossa prova.
O Sr. António preparado para a  divulgação. 
Parabéns a todos nós e a todos aqueles que participaram nesta prova.
Ancede - Baião, aguarda-nos! Estaremos aí já no próximo domingo!!!


1 comentário: