domingo, 28 de setembro de 2014

Na mira da Maratona - Meta 13


Embora seja um número que precede alguma atenção, a semana 13 decorreu dentro da normalidade. 
Faltam 4 semanas para as metas terminarem e espero que continuem como até então. Agora vejamos o que se passou nesta semana:

PREVISTO                                            REALIZADO
Segunda - descanso                                Segunda - descanso
Terça - 8 km suave                                  Terça - 10 km 
Quarta - Reforço muscular                      Quarta - Reforço muscular
Quinta - 10 km ( inc. fartlek)                   Quinta - 11 km (inc. fartlek)
Sexta - flexibilidade                                  Sexta - reforço muscular*
Sábado - Reforço muscular                     Sábado - flexibilidade
Domingo - 18 km                                    Domingo - 19 km 

Segunda - feira- Adoro as segundas-feiras. Dia tranquilo sem ter de pensar no treino nem em exercícios específicos. Sabe bem!
Terça - feira- O dia iniciou com um treino de 10 km na ecopista. Mais 2 km do que o previsto. Não fosse o piso escorregadio e os carros camarários a obstruir a passagem e o treino teria sido muito bom. (5`27``)
Quarta - feira- Aquele dia que tenho de fazer treino caseiro. Aquecimento na bicicleta e depois segui um itinerário de exercícios para abdominais, os agachamentos, lombares e braços. 
Quinta - feira- Denominei o treino deste dia como "parvo". Pensei em seguir um percurso com poucos carros. Isso eu consegui, mas esqueci-me do movimento canino. Como estava só, não arrisquei em prosseguir. Inverti a marcha e andei de um lado para o outro no mesmo km. Lembrei-me então de descer até às piscinas e voltar a subir. O ritmo baixou e os quilómetros não passavam. Mesmo assim ainda fiz mais um km do que o previsto.
Sexta - feira- O reforço muscular está assinalado com asterisco e deve-se ao facto de ter sido uma tarde de exercícios um pouco diferentes mas que não deixam de ser um reforço: subir e descer escadas, na vindima! :)
Sábado -  O sábado, apesar de ter sido atarefado, consegui tirar 15 minutos para flexibilizar um pouco os músculos.
Domingo- Dia do treino longo, mas com pouca vontade para correr. Sentia-me cansada física  e mentalmente. Se não fosse o plano e ter marcado com os colegas... não sei não! Mas lá fui eu, com as pernas a parecerem dois pesos pesados durante 19 km. Acabei por fazer uma média de treino positiva (5`37``). Confesso que os colegas de treino ajudaram imenso. Grata a todos!

A semana 13 teve, mais uma vez, um saldo positivo, embora eu já comece a sentir alguma fadiga muscular. Terei de recomeçar as massagens para as pernas aguentarem as metas seguintes e estarem preparadas para o BIG DAY!!

Boa semana a todos os que me acompanham, e cá nos encontramos na meta 14!!
Ah, não esquecer que no próximo domingo é dia de Meia Maratona de Ovar!!


1 comentário:

  1. O truque é nas 2 últimas semanas ires reduzindo significativamente a carga para a fadiga desaparecer e no dia D teres fome de quilómetros :)

    Força! Vai correr tudo bem :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar