terça-feira, 31 de maio de 2016

Corrida Portucale, o regresso!!

De volta às efemérides das corridas e à verdadeira essência deste blog. Embora o que quer que aqui  escreva fundamenta e alimenta a sua natureza. Mas é tipo cheesecake; a corrida está na base!
ME, MYSELF AND I
Após uns 5 meses, mais coisa menos coisa, ausente de provas de estrada, fiz o meu regresso na Corrida Portucale. Porquê esta corrida? Simples. Atualmente o meu lema é participar em provas que nunca tenha participado, ou então repetir as que me ficaram marcadas pela positiva. Esta cabe na primeira opção. Deixei a maluqueira de participar a torto e a direito, em tudo que era prova. Prefiro fazer poucas, mas boas e interessantes. A idade tem destas coisas... moderação!

Optei por viajar sozinha até Gaia uma vez que os meus planos era ficar pelos lados do mar durante o resto do dia.
Cheguei cedo. Tão cedo que fui a primeira a levantar o dorsal. Encontrei imediatamente o Manuel Sá, que estava incansável com toda a organização da prova. A Ana Paula Costa foi quem se seguiu à imensa lista de reencontros e cumprimentos jubilosos.
Me e Ana Paula Costa
Fui tomar o pequeno almoço e, durante esse tempo, verifiquei que a chuva não estava a dar tréguas. Não me sentia mal, dado que uma chuvinha seria bem vinda durante a prova. Terminei e fui encontrar os restantes elementos do meu grupo a levantar os dorsais. Mais um reencontro, pois há algum tempo que não estamos juntos. Conversa aqui foto ali, e a hora de equipar estava a chegar.
ADA na Corrida Portucale
Voltei a juntar-me a eles para a foto de grupo e circular entre os atletas. Encontrei o meu querido António Cabral. Embora não fosse correr estava presente para apoiar e registar o momento! Fiquei feliz por sabê-lo bem. Após uns minutos de conversa e registos hilariantes voltei a circundar o local.
Registo hilariante by António Cabral
Precisava absorver todo aquele ambiente. A satisfação era tremenda. Sentia saudades de vivenciar aquela energia dos sorrisos, dos encontros, das cores, dos aquecimentos, da concentração, da descontração, das fotos, das conversas, dos gestos... de tudo o que antecede e envolve uma partida. Ali estava feliz!
O tiro de partida soou e segui rumo aos 15 kms. Queria averiguar como estava em ambiente de prova. Não pensei em tempos. Aliás, os tempos com que possa terminar uma prova nunca me tiraram o sono. O único tempo que eu pensava mesmo era a ausência de chuva quando até sabia bem umas "pinguitas" para suavizar, pois o calor apertou na ida para o Freixo. :D
Concentrada
 Com o decorrer dos kms fui ajustando o ritmo para não sair muito da zona de conforto. Tinha começado com muita euforia e podia estragar tudo. Aqui e ali escutava o meu nome, quer por quem corria, quer por quem assistia... tão bom estes miminhos!! Se não era o meu nome era AMARANTE. ;)
Cortesia do António Cabral
Os kms iam sendo conquistados sem grande aperto nem sofrimento. Fui para rolar...
Ponto de equilibrio na Ponte D. Luis
Perto do 9º km a Paula Dias alcança-me e, instintivamente, fizemos o resto do percurso juntas. Sempre a um ritmo tranquilo, tão tranquilo que ía dando para conversar. (Ainda surgirá uma prova que farei sem abrir a boca... só não sei quando!! :D :D  )
Sem dúvida, que com companhia tudo fica mais fácil. Chegámos à meta quase sem dar por ela. (Quer dizer, até demos, mas as forças uniram-se!).
Sentir aquelas pessoas na zona da meta a assistir e a motivar acionou a adrenalina e terminámos com um imenso sorriso e uma alegria enorme! (dá para ver nas fotos). Somos mesmo fenomenais! Obrigada Paula!



Fiquei muito contente quando a Paula disse que foi um excelente tempo aos 15 kms, a poucos metros da meta. Sensacional!
Muito bom terminar, independentemente do tempo registado no pórtico. Terminamos à frente de milhões... :) dos que não correram! :D 
Esta frase faz-me recordar um momento da prova. Enquanto corria um senhor com os seus 60 e tal anos corria a meu lado e a apoiar o Rui Muga, dizendo "Força Campeão". De repente, olha para mim e diz: "Nós também somos campeões..."
Somos sim, porque somos nós que fazemos o lençol da corrida, que vamos pintando as ruas de cor e suor, que sorrrimos quando nos aplaudem, que enviamos um beijo a quem nos motiva, que fazemos uma expressão animada e pitoresca quando vimos uma objetiva, que empertigamos o corpo quando escutamos o nosso nome, que auxiliamos o outro mesmo cansados... que muito mais pois só quem corre sabe o que isto é!
Fim de prova e foto com Ana Martins
De volta ao evento, os meus colegas já me esperavam. Ansiosamente perguntaram como estava e como correu. Pela minha expressão deu bem para perceber que estava ótima e que correu muito bem! Eles também estavam fantásticos e nem se notava que tinham corrido os 15 kms. Com um jeitinho faziam mais 15. :D
Grande prestação da ADA Amarante!
Miguel, Veríssimo, Carlos, Elisabete, José e Miguel Barros
A euforia sentia-se entre os que iam finalizando. O balanço da prova estava sendo feito por cada grupo que passava. A medalha ao pescoço era a evidência de que o objetivo tinha sido atingido!
Mais uma!
Muitos parabéns a toda a Organização. Ao Manuel Sá e todos os elementos do grupo "Tugas na Estrada" que se voluntariaram para auxiliar nesta magnifica prova.
Um agradecimento especial a todos os fotógrafos presentes, na incansável tarefa para nos brindar com magníficos registos.
Em suma, um regresso fabuloso numa prova fantástica! 

Próximo objetivo de estrada: Meia Maratona de Gondomar! 
Um mês para treinar e afinar as pernas! Sigaaaa :)







3 comentários:

  1. É sempre uma grande manhã um ambiente desses! Parabéns e força para Gondomar

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Desde primeira prova q nos cruzamos, sempre a mesma ;-)Simpática e com uma alegria contagiante.
    E mais uma vez, um texto lindo !!! Muitos Parabéns
    Obrigada pela tua companhia
    Um grande beijinho <3

    ResponderEliminar