domingo, 7 de setembro de 2014

Na mira da Maratona - Meta 10



Uma dezena de semanas a trabalhar um plano de treino para que, no dia 2 de novembro, consiga cortar a meta da mítica.
Apesar de tentar cumprir o mais fiel possível o previsto, esta semana surgiu algo inesperado que me impediu de  o cumprir a 100%.


PREVISTO                                            REALIZADO
Segunda - descanso                                Segunda -descanso
Terça - 8 km suave                                  Terça - 9 km suave
Quarta - Reforço muscular                      Quarta - Reforço muscular
Quinta - 13 km (3 x 1000 5`00)               Quinta - 7 km
Sexta - flexibilidade                                  Sexta - descanso "forçado"
Sábado - Reforço muscular                     Sábado - 20,6 km
Domingo - 20 km confortável                  Domingo - descanso

Segunda-feira - Cumpri o descanso obrigatório, acompanhado com umas massagens nos quadríceps.
Terça-feira - Fiz  9 kms num ritmo suave, para descomprimir do longão do fim de semana. A massagem, neste dia, foi nas águas da praia de Matosinhos. Muito relaxante.
Quarta-feira - Realizei alguns exercícios de reforço muscular, mas não tantos como desejaria. A preparação para a meia maratona de Amarante começa a tomar conta do meu tempo. Devo acrescentar que é um tempo ocupado por um grandioso motivo, daí algo ficar descurado.
Quinta-feira - O dia N (negativo) da semana. Após passar uma noite em que foram dormidas umas míseras 2 horas, equipei-me para fazer os 13 km previstos. Não tinha certeza se teria forças físicas, mentais e... emocionais para aguentar o treino. Sofrer um dissabor inusitado não é, propriamente, uma grande força motivacional para correr. Mesmo assim fui... fazer 7 km. Não deu para mais. O entristecido estado de espirito não ajudou. 
Sexta-feira - Dia de "ressaca" emocional. Os únicos exercícios que realizei foi preencher o concurso para colocação, retificar um regulamento e mais umas não sei quantas tarefas ligadas à prova e ao meu concurso, porque a vontade mesmo era "far niente". Reforço muscular? Neste dia eu precisava era de um reforço... emocional!
Sábado - Despertei cedo devido ao desassossego. Tinha 20 kms para fazer e, desta vez, não queria falhar. A custo, lá fui, na companhia do meu colega de treino. A chuva veio ajudar na jornada. Como o pensamento estava demasiado ocupado em lembranças, acabei por fazer os 20 km e 600 m um pouco mais moroso do que o esperado. Mesmo assim considerei-o um bom treino. Ajudou-me a libertar das sensações negativas e reforçou a minha energia positiva.
Domingo - Dia de descanso e de descontração. As emoções mais equilibradas e a motivação no retorno ao normal. 

Esta semana não foi uma das melhores no cumprimento do plano. No entanto, o que foi realizado foi satisfatório. Apesar do tempestade de emoções vividas, surge agora a bonança e a força para continuar até à meta 11! 

4 comentários:

  1. Não somos máquinas e estamos sempre pendentes de outras situações. É humano . Mas uma semana não ter corrido como planeado faz parte. As outras têm sido muito boas e isso é que conta.
    Muita força!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, João. Mas agora já está tudo encaminhado para o regresso à normalidade. Afinal já só faltam 8 semanas.
      Obrigada e continuação de bons treinos para ti. Espero cruzar contigo no Porto.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Mau.. Espero que ultrapasses depressa esse teu problema. Como já li no blog "Ultimo Km", a corrida é a mais importante das coisas secundárias. Uma semana menos boa não vai sequer beliscar a boa preparação que estás a fazer, por isso agora o mais importante é recuperar mentalmente. Beijinhos e força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foram 2 , 3 dias menos bons que influenciaram o meu plano. Mas como diz o João Lima, não somos máquinas. Felizmente, aqui a rapariga já está de volta. Sigo um pouco Cury "Os problemas vão sempre existir, mas não para orbitarmos muito tempo sobre eles..." Agora é corda nas sapatilhas porque só faltam 8 semanas. Obrigada pela força e boa sorte ara os teus grandes desafios. Beijinhos.

      Eliminar