domingo, 27 de janeiro de 2013

Treino em Fregim/Louredo

Sempre a crescer
Eduardo Santos, Daniel Silva e Jorge Ventura foram os atletas da A.D. Amarante Trail Running responsáveis, desta vez,  pela escolha e marcação do percurso para mais um treino realizado ontem (26/01/2013), pelas freguesias de Fregim e Louredo, em Amarante. O convite à participação passou além da esfera do grupo e foi partilhado por vários membros. O resultado foi a fantástica presença de cerca de 35 atletas sendo, alguns deles, estreantes nestas andanças como foi o exemplo do meu amigo Fernando Jorge, José Ribeiro, a filha Ana e Pedro Pereira.
A começar...
A hora da concentração estava marcada para as 14.30h nas instalações do Advanced Training, na RTA. Após uma ligeira espera e um pequeno aquecimento, iniciamos mais um desafio e alertados que seria "durinho". O primeiro km foi suave e aproveitado para aquecer. A parte descontraída logo deu lugar às nossas já conhecidas e amigas subidas. A primeira foi mesmo para ganhar coragem, do tipo "ou aceleras ou ficas". Todos aceleraram! As seguintes não foram melhores. Desde lama, pequenos cursos de água, penedos, pedras, buracos, tojos, pequenos ramos de árvores caídos no trajeto, silvas agarradas as pernas, fragas até "cavernas" de giestas, tudo nos fez companhia ao longo dos quase 8 km de subida até à vista panorâmica de Amarante e arredores, junto aos Serviços Municipalizados  de Águas. Dali, ao olhar à volta, dava a sensação de sermos invencíveis. 


"Lá em cima..."
ramos secos
Como companheiro de percurso tive sempre o corajoso Fernando. Acredito que tivesse dito mal da hora em que me conheceu :), mas o certo é que se aguentou lindamente nesta proeza... os gémeos dele é que não!! Quiseram meter folga ao 9º km e tivemos que tratar deles para que  não desistissem a poucos kms do fim. Assim, ao longo da descida até ao final do percurso, mais em caminhada do que em corrida, fomos seguindo, cuidadosamente, para que os "amigos gémeos" chegassem ao final inteiros (embora doridos).  O quadro que nos envolveu e nos acompanhou foram campos, ruelas enlameadas, caminhos musgosos e escorregadios, aldeolas ordenadas, pessoas curiosas e admiradas, trilhos revestidos com mato, arvoredo e pequenas descidas acentuadas. 
ai... o que ainda estava para vir!
Finalizados os 13 km do percurso traçado e devidamente sinalizado pelos nossos organizadores, soube bem olhar para trás e dizer "mais um realizado!".
Tenho de referir aqui também uma situação que aconteceu e acaba por servir de alerta. A filha do José Ribeiro começou a sentir muitas dores e teve de parar a meio do trajeto. Nenhum deles trazia telemóvel. Os restantes elementos do grupo também já estavam demasiado longe. O José teve de procurar alguém, junto a habitações, para poder ligar à esposa. Por sorte, auxiliaram a filha, levando-a às instalações do Advanced Training, onde foi atenciosamente observada. Ele continuou o percurso sozinho... e terminou bem, mas preocupado! 
"mim"
Esta situação pode servir de exemplo para que, todos aqueles que participem neste tipo de treino, levem o telemóvel como companhia. Pode ser uma ajuda preciosa!
Quanto ao rescaldo do treino, só tenho a dizer que o Eduardo, o Daniel  e o Jorge estão de parabéns pelo excelente percurso escolhido, pela devida marcação e pelo pormenor do abastecimento.
Mais uma tarde de sábado muito bem passada, em contacto com a natureza, na prática de exercício físico e em boa companhia! Obrigada Fernando, por me "aturares" ao longo dos 13 km e por conseguires realizar este desafio! 
A todos os outros participantes, muitos parabéns e... venha o próximo!   

   

Sem comentários:

Enviar um comentário