quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A "Suadela" dos veteranos

A "suadela"dos veteranos
 Hoje decidi dedicar este post, especialmente, ao grupo de atletismo que me acolheu à cerca de um ano e meio. É com ele que tenho partilhado imensas aventuras nos treinos e no mundo das provas de estrada. Um grupo heterógeneo composto por atletas que correm há mais de 3 décadas e outros há alguns anos.

Jaime Pereira, o padrinho deste blog
Este grupo nasceu há mais de 35 anos e um dos seus fundadores, Jaime Pereira,  ainda dele faz parte. Apaixonado pela corrida, foi denominado o "dinossauro" do atletismo em Amarante por um outro grande atleta e amigo, Joaquim Costa, num dos posts do seu blog.  Foi também o Jaime quem apadrinhou o meu blog batizando-o de "Corridas e Suadelas". Nome simples vindo de alguém igualmente simples e amigo.
Carlos Macedo, Cândido Monteiro, Álvaro Cerqueira, Osvaldo Teixeira, Manuel Cardoso e Jorge Cerqueira,  são também atletas com muitos quilómetros  nas pernas e também residentes, há muitos anos, no grupo. 
Os restantes atletas  integraram-se pela mais valia de treinar com pessoas experientes e em grupo. A partilha de vivências, a motivação para progredir, a vontade em continuar, a interajuda, a companhia e a amizade foram os ingredientes essenciais para veicular o crescimento do grupo. A união e a camaradagem são vitais para prosseguir. 
No arranque, ainda juntos
 Assim, duas a três vezes por semana, dependendo da disponibilidade de cada um, concentra-mo-nos nas instalações do complexo desportivo da Costa Grande, para realizar treinos conjuntos, com hora definida: 18h30m. 
Ontem foi mais um desses treinos. Enquanto aguardávamos pela chegada de mais colegas fomos realizando exercícios de aquecimento. Após concentração de todos saímos do complexo rumo a 1 km de paralelo e piso irregular que marca aquele percurso. O grupo manteve-se unido até ao 2º km. A partir daí cada um seguiu o seu ritmo. 
Sendo um trajeto dentro da cidade, escolhido para se realizar no Inverno devido à luminosidade da via, é indicado para um treino intenso e curto. Os primeiros 4 km são feitos sempre a subir. Os restantes são para rolar.                                                                     
Fim do treino
No fim da Corrida é bem notável a Suadela de cada um. Mas é este suor que alivia o stress diário, que nos faz esquecer possíveis problemas, que nos dá uma sensação de bem estar, faz-nos sentir mais enérgicos e mais animados.
Quanto a fazer parte deste grupo, sou obrigada a dizer que me sinto em família. São amigos, são compreensivos, são preocupados, são conselheiros, são divertidos, uns são conversadores outros mais ouvintes, uns são descontraídos outros mais contraídos, uns mais expressivos outros mais comedidos, mas, no fim, são todos fantásticos.  (Fotos)





2 comentários:

  1. Muito bem .A Elisabete está conseguir dar visibilidade a esse grupo que muitos deles merecem , até porque Têm mantido de forma regular a prática do atletismo em amarante , com destaque claro está para o dinossauro Jaime , que para quem não sabe foi ele que descobriu e treinou aquele que ainda hoje é recordista da Europa da maratona. A sua simplicidade fazem dele uma pessoa muito agradável e que merece um dia uma homenagem e eu estarei na linha da frente para o apoiar.

    ResponderEliminar
  2. Elisabete estás de parabéns!Com gente como tu não há crise que nos assole, por isso, resta-nos continuar a correr, a correr independentemente do tempo que faz. Vivemos num tempo imprevisível que tudo pode acontecer até superarmos os nossos próprios recordes. Continuemos a treinar!
    Recomendações
    Paulo Vasconcelos

    ResponderEliminar