segunda-feira, 10 de junho de 2013

Corrida da primavera em Esposende

Domingo, 9 de junho, dia de prova. Desta vez em Esposende. A corrida da primavera esperava por nós. Quando falo em nós refiro-me a apenas três elementos: eu, Davide Pinheiro e Miguel Queirós. 
Quando nos reunimos verificámos que o tempo iria estar ótimo para correr: fresco e sem sol. 
Após uma viagem divertida, chegámos a Esposende bastante cedo (9h). Fomos levantar os dorsais e fiquei admiradíssima por não existirem filas nem demoras. 
Os três magníficos
O Francisco também presente
O grupo duplicou :)
Demos um breve passeio pelo local da partida e chegada da prova, tomamos um café para despertar e, em seguida, fomos ao equipamento. Verificámos que, no mesmo estacionamento, estavam 2 colegas do meu grupo e mais alguns amarantinos. Coincidentemente, o meu amigo Francisco encontrou-nos e juntou-se aos bons. 
Feita a sessão fotográfica da praxe, seguimos para o aquecimento oficial, perto da partida.
Estamos a chegar a esse local, encontro a minha, até então, amiga virtual, Luísa Beleza. Sendo ela de Esposende seria imperdoável não a encontrar. Tal como esperava, é uma miúda alegre, bem-disposta, sempre sorridente e simpátiquíssima. 
Perto das 10h 25m dirigimo-nos para a partida. Olhei à volta, mas a moldura humana não se podia comparar com outras corridas organizadas pela Run Porto. Bem menos de 1000 os participantes na corrida. Na caminhada eram alguns, mas o tempo cinzento condenou a presença de mais aderentes.
Tal como combinado, o trio (Elisabete, Davide e Miguel) seguiu junto os primeiros quilómetros, após o tiro da partida. A temperatura tinha aumentado e a chuva cessado. O vento batia pelas costas, o ar estava pesado e o calor a aumentar. No retorno do 2º quilometro já se sentia o vento e o ritmo era mais agradável. O Miguel avançou e eu e o Davide mantive-mo-nos sempre juntos. O percurso era praticamente plano e bastante acessível. 
Ao 5º quilómetro comecei a sentir uma dor incómoda na zona abdominal, que me obrigou a abrandar o ritmo. A motivação caiu a pique. Senti as forças a abandonarem-me. O passo era mais lento e mais pesado. Estava com alguma dificuldade em recuperar. No 6º quilómetro estava a organização da prova a dar motivação e incentivo a todos os participantes. De repente, vejo o Francisco a correr para o micro (no sentido contrário ao meu) e a dizer "Força Elisabete"! Bem... aquele bonito gesto iluminou a minha alma! Senti-me a despertar e a tomar noção que sou mais forte que uma dor.  Senti as forças voltarem, concentrei-me e recuperei o ritmo. Reparei que tinha avançado alguns metros à frente do Davide, mas se abrandasse, naquele momento, perderia a concentração. A um quilómetro da meta ele colocou-se mesmo a meu lado. Senti-me aliviada por ele ter recuperado aqueles metros. Seguimos juntos e cortamos a meta, não no tempo que gostaríamos, mas num tempo denotador de progresso e esforço. 
Os medalhados... suados! :)
O Miguel acabou com um excelente tempo para quem fez uma prova de 10 km pela primeira vez e sem treinos (50 m). A partir do 5º quilómetro começou a sentir dores num joelho, obrigando-o a abrandar. Perante as circunstâncias, aguentou-se bem até à meta.
Foi uma prova muito simpática, muito bem organizada e com um cenário magnífico.
Mais uma manhã muito bem aproveitada, na companhia de amigos, nos encontros e reencontros de conhecidos deste agradável mundo das corridas.
  • Para ti, Luísa Beleza, um enorme beijo e obrigada pela força que me deste sempre que cruzaste comigo. Foi um prazer conhecer-te pessoalmente.
  • Miguel, seguem felicitações especiais pela excelente prova que realizaste e, apesar da dor sentida, acabaste e não desististe! Muitos Parabéns! Venha a próxima!
  • Mais uma vez, obrigada Davide, pela tua companhia e parabéns pela tua magnífica recuperação na parte final!
  • Um agradecimento muito especial para o Francisco, pelo simples gesto que me dedicou e que me ajudou imenso! 
  • Parabéns a todos os amarantinos que também participaram nesta prova, aos que estiveram a assistir (Eugénia Teixeira recupera rápido!) e ao Nuno Costa que ganhou o 3º lugar no pódio.
  • Quero também ressalvar o meu 4º lugar no meu escalão. ;)
Corrida feita, suadela sentida e medalha ao peito!
Após mais uma magnífica corrida e uma suadela, a próxima é no S. João, dia 16!



1 comentário:

  1. :D és o máximo!!!
    Elisabete também cheia de energia e alegria contagiante!!! Gostei muito de te conhecer pessoalmente, temos de combinar um almoço para que possamos conviver um pouco mais!! :) Sei que não foi a tua melhor prova, mas a força e determinação fizeram com que a terminasses em Beleza!!!
    Um beijão enorme para ti em especial e para os teus colegas de equipa!!! Tudo de Bom!!

    ResponderEliminar