segunda-feira, 7 de julho de 2014

Na Mira da Maratona - 2ª Parte - Meta 1

Tal como tinha dito na primeira parte desta temática, vou descrever, de forma sucinta, as minhas 16 semanas do plano de treino que elaborei para tentar cortar a meta na Maratona.

 1ª semana:

Segunda- Descanso
Terça-feira - 8 km 6m/km
Quarta-feira - Reforço muscular/flexibilidade
Quinta-feira - 7 km 5.50m/km
Sexta - feira - Flexibilidade
Sábado- Reforço muscular/flexibilidade
Domingo - 13 km confortável

Neste primeiro rescaldo surgiram alguns fatores que determinaram o incumprimento total do plano determinado. Nada grave... nem preguiça de treinar. Alguma precaução, apenas. Passo a explicar!
Na segunda cumpri o descanso indicado. 
Na terça realizei o primeiro treino oficial do plano. Fazer 8 km com média de 6`/km. O resultado foi 8 km a 5.30/km de média. Muito bom!!
Na quarta feira o reforço muscular foi realizado em casa com um aquecimento na bicicleta (15`) e depois segui um conjunto de exercícios que envolviam agachamentos, lombares, abdominais e braços. Alongamentos no final. Positivo!!
A quinta feira foi apenas para rolar num itinerário de 7 km. Na hora dos alongamentos a minha anca deu alerta. Não gostei e fiquei preocupada.
Na sexta estava previsto apenas exercícios de flexibilidade mas como decidi limpar azulejos, armários e janelas... o plano do dia foi-se mas ficou uma canseira fenomenal acompanhada com mais um sinal da anca. Não pensei duas vezes e decidi marcar consulta num especialista (osteopata) para verificar o que se passava. Marcada para segunda feira, decidi não me massacrar no treino longo do domingo sem antes saber o porquê daquela mazela. Apenas cumpri o determinado no sábado. 
Véspera de domingo. Realizei o reforço muscular com 20` de bicicleta e obedeci à sugestão de exercícios, gentilmente, cedida e publicada pelo Filipe Torres no seu blog (Quarenta e Dois).
No domingo, além da decisão de não correr os 13 km previstos, o estado em que me deixaram os exercícios referidos não permitiram grande margem para outra opção. Muito potentes! 
Optei por desfrutar apenas de uma magnífica caminhada de 6 km na margem do Rio Tâmega. Relaxante!!

OBS.: Esperei para ir à consulta para terminar este texto. Após uma análise detalhada, tinha a zona do Psoas-Ilíaco bloqueada. A dor provinha do esforço adicional que exercia naquela zona devido a esse bloqueio. Termos mais técnicos foram utilizados para justificar este empeno, mas o principal é que não era impeditivo de eu prosseguir com a minha odisseia. Efetuado um tratamento especifico e localizado... desbloqueei!
Satisfeita com o resultado e mais ainda por não ser nada grave, rumo agora à segunda etapa.

Até para a semana!!





2 comentários:

  1. Por acaso tive um problema na anca há muito pouco tempo que também só ficou resolvida no osteopata! Ainda andei uns bons 2 meses com dores até decidir ir. Ele disse-me qual era o problema, mas não me lembro do nome. Sei que me torceu uma perna toda até ouvir um PLOC e sentir alguma coisa a entrar no sitio eheh A partir daí nunca mais tive dores, e corri a maratona duas semanas depois! Ah, e tinha dores até a andar.

    Força nesse treino!

    ResponderEliminar
  2. Gostei do novo visual. O pormenor da pulseira verde ..também gostei.
    Aguardo a segunda semana.. espero que seja cheia de saúde e êxito.

    ResponderEliminar